Mestrado em Engenharia Informática

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Informática - Presencial - Vila Nova De Famalicão - Braga

  • Objectivos
    O Master em Engenharia Informática visa a formação avançada e de qualidade de profissionais e investigadores em diferentes especialidades da área científica de Ciência de Computadores. Mais concretamente, o Master em Engenharia Informática visa formar quadros habilitados para desempenhar funções na área de Sistemas de Informação com competências acrescidas para a selecção e utilização das melhores técnicas a utilizar no desenho e implementação de sistemas de software. O Master tem ainda como objectivo o desenvolvimento de competências de comunicação, trabalho em grupo e capacidades de análise crítica. Assim, este curso tem como finalidade a prossecução cumulativa dos seguintes objectivos: a)Proporcionar um nível aprofundado de conhecimentos na área de sistemas e tecnologias de informação, nomeadamente na integração dos sistemas de informação na organização, e na área da engenharia de software, com conhecimento para o desenvolvimento de sistemas de software. b)Potenciar capacidades para a prática de investigação, facultando a preparação futura necessária para cursos de doutoramento. c)Proporcionar a preparação para um exercício profissional competente em domínios de actividade social ou económica de natureza multidisciplinar nos planos científico ou técnico e, bem assim, capacidade de resposta a exigências constantes de inovação e modernização.
  • Dirigido a
    Licenciados em engenharia, responsáveis de centro de informática, ou a engenheiros da área de electrónica, informática, ou ainda licenciados em matemática, com conhecimentos em programação, e que estejam sensibilizados com questões de redes, da sua implementação, integração funcional e manutenção.
  • Titulação
    Mestre em Engenharia Informática
  • Conteúdo

    COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA – Prof. Doutor Carlos Rego de Oliveira
    ENGENHARIA DE SOFTWARE I – Prof. Doutor Rui Gabriel Silva

    O processo de desenvolvimento de software. Qualidade no desenvolvimento de software. Verificação e validação de programas. Métricas de software. Testes. Técnicas avançadas para desenvolvimento orientado pelos Objectos: Genericidade, Técnicas de herança, Gestão da memória, Desenho por contrato, Tratamento de excepções, Padrões de desenho.


    SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO - Profa. Doutora Maria Conceição Neves
    Data warehousing: planeamento, arquitectura, desenho lógico, desenho físico e implementação de uma data warehouse. Técnicas e conceitos de data mining. OLAP multidimensional (cubos, hipercubos, e multicubos) versus OLAP relacional. Exploração de uma data warehouse em sistemas de suporte à decisão recorrendo a técnicas data mining e OLAP, e em sistemas CRM (Customer Relationship Management). Modelação dimensional. Acessibilidade aos dados.


    INFORMÁTICA INDUSTRIAL – Prof. Doutor Vitor Pereira
    Introdução À Automatização E Informatização Industrial; Produção Integrada Por Computador; Aspectos Da Interligação E Integração Em Ambiente Cim; Arquitecturas De Comunicação Do Tipo Field Bus; Tecnologias Emergentes No Âmbito Da Informática Industrial; Modelização E Teste De Sistemas (Componente Teórico-Prática).

    REDES E PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO - Prof. Doutor Vitor Pereira
    Cablagem: Topologias, meios físicos de transmissão, instalação teste e administração; Gestão de redes: Funções de gestão, SNMP, CMIP, equipamentos de gestão de redes; Segurança: Encriptação, autenticação, firewalls, redes VPNs; Equipamentos: Repetidores, concentradores, pontes, comutadores e encaminhadores. Planeamento, projecto, diagnóstico e teste. Arquitectura de redes: modelo OSI, modelo TCP/IP, arquitecturas proprietárias; Tecnologias de comunicação: Ethernet, token ring, token bus, FDDI, Wireless; Tecnologia ATM: Arquitectura, interfaces, canais virtuais, IP sobre ATM. Processos, redes e standards de comunicação industrial. Recuperação e fiabilidade dos dados perante avarias e perturbações de funcionamento de equipamento de produção.

    INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL – Prof. Doutor José Noronha

    ENGENHARIA DE SOFTWARE II – Prof. Doutor Rui Gabriel Silva
    Modelação de Aplicações para a Web com UML. Complementos de Engenharia de Requisitos. Abordagens de Engenharia de Requisitos. Combinação de Técnicas Formais e Informais para Especificação de Requisitos. Engenharia de Requisitos com Reutilização. Desenvolvimento Orientado pelos Modelos (Model-Driven Development). Gestão de Software. Evolução de Software
    ADMINISTRAÇÂO E SEGURANÇA DE REDES – Prof. Doutor Fernando Mouta
    Administração de Redes e Protocolos. Aplicações em Rede (Internet). Concorrência e Mobilidade. Criptografia. Processamento Paralelo e Distribuído. Programação orientada a Objectos. Sistemas de Gestão de Bases de Dados. Sistemas P2P. Fundamentos da segurança. Segurança numa organização. Políticas de segurança. Situações práticas. Segurança no correio electrónico. Certificação. Segurança em servidores web. Ferramentas de auditoria.

    PROJECTO E CONCEPÇÃO DE SI – Prof. Doutor Rui Gabriel Silva / Prof. Doutor Vítor Pereira
    Conceitos de informação e de sistema de informação. A importância da informação como recurso. O trabalho organizacional; o papel da tecnologias de informação. A organização e as suas características. Sistemas de informação no contexto das organizações. Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação. Estratégia de Negócio e Sistema de Informação. Modelos de planeamento estratégico de sistemas de informação. Método BSP (Business Systems Planning). Necessidades de Negócio. Análise da Informação: modelo entidades-relações, análise entidade-actividades, diagramas fluxo de dados, matrizes e tabelas de análise. A importância do CASE. Aspectos económicos dos projectos de SI/TI.

    SISTEMAS DISTRIBUÍDOS – Prof. Doutor Fernando Mouta

Outro curso relacionado com informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |