Home>Mestrado>Arte>Aveiro - Aveiro>Mestrado em Criação Artística Contemporânea - Aveiro - Aveiro - Aveiro
 

Mestrado em Criação Artística Contemporânea

Método: Presencial
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UA - Universidade de Aveiro

Mestrado em Criação Artística Contemporânea - Aveiro - Aveiro - Aveiro

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de UA - Universidade de Aveiro, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Mestrado em Criação Artística Contemporânea - Aveiro - Aveiro - Aveiro Comentários sobre Mestrado em Criação Artística Contemporânea - Aveiro - Aveiro - Aveiro
Conteúdo:
Objetivos

O mestrado em Criação Artística Contemporânea tem por objectivo equipar os formandos com uma prática, exposta no desenvolvimento de projectos, que reforce uma autonomia na concretização da obra e uma autoconsciência do acto criativo - essencial para uma praxis enquanto artista. A seriação de formandos para o mestrado procura representar uma visão alargada da actividade artística. A selecção assenta numa escolha de indivíduos que, de uma forma geral, já deixam antever um corpo identitário de prática artística continuada. Durante o curso procuram-se aprofundar conhecimentos, assentes na substância que se adivinha nos conceitos, enquadrando essa matéria e ajudando esse factor a atingir um ponto de optimização mais elevado através de uma visão e compreensão mais abrangente no domínio da prática artística, facultando formação teórica sistematizada.

Encontramos na designação Criação Artística Contemporânea uma plataforma de intersecção para as novas tecnologias e a arte contemporânea (Media Arte). Um pressuposto de transdisciplinaridade que se revela na intenção de desenvolver, aplicar e aumentar o conhecimento e reflexão para as artes visuais - espera-se que este esforço se expanda para além das considerações acerca do relacionamento da arte e da tecnologia. Nesse contexto, que se refere ao processo onde se disponibiliza o discurso da convergência, interferência, apropriação, complementaridade e interdependência, vemos desenvolver-se todo um processo que sucessivamente conduz a uma degeneração do referente, deambulando entre classes não hierárquicas de influências.

Assente no paradigma da interacção, visto como uma forma de acção que ocorre entre dois ou mais objectos que repercutem efeito uns nos outros, encontramos uma linha da pensamento que orienta este mestrado. As combinações resultantes de várias interacções, simples ou complexas, oferecem e orientam-nos num surpreendente e emergente fenómeno onde se antevê, e afirma, a ideia de que todos os sistemas estão e são inter-relacionados (interdependentes), onde todas e quaisquer acções expõem uma consequência proporcionando toda uma nova gramática na constituição do discurso da obra de arte - nas suas diversas formas, que vão desde as instalações audiovisuais aos sistemas interactivos, passando pelo hipermédia, realidade virtual, até aos conceitos de rede e ciberespaço.

Vemos todo este discurso no sentido de desenvolver competências avançadas: no âmbito das metodologias e práticas de investigação em arte; na utilização de novas tecnologias aplicadas à arte; na compreensão/ comunicação/ interpretação transdisciplinar das áreas científicas envolvidas; nas capacidades de relacionamento interpessoal e de grupo necessárias ao trabalho de equipa pluridisciplinar.
Outro curso relacionado com Mestrado de Arte: