Pós-graduação em Musicoterapia

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Musicoterapia - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Este curso tem como objectivo central habilitar os profissionais de áreas afins à Musicoterapia a poder exercer esta actividade em contexto institucional, e a contribuir para o desenvolvimento da Musicoterapia como disciplina de intervenção e como área de conhecimento académico e científico. Consciente das limitações temporais de um curso de pós-graduação e atentos às mais-valias profissionais de cada um dos candidatos, o corpo docente deste curso procura fornecer aos formandos a fundamentação teórica e metodológica necessária para o exercício desta actividade, bem como proporcionar aos mesmos experiências didácticas que sirvam de ponto de partida para um trabalho a longo prazo de desenvolvimento e integração de competências musicais, psicológicas e académicas no âmbito da musicoterapia, uma área de intersecção de abordagens e conhecimentos.
  • Dirigido a
    O master destina-se a licenciados numa área afim à musicoterapia (psicologia, medicina, enfermagem, educação, música, serviço social, reabilitação, psicomotricidade). É absolutamente fundamental que os candidatos possuam, no mínimo, um ano de formação musical ou experiência musical com prática de um ou mais instrumentos. É também fundamental que os formandos terminem o curso com conhecimentos na área da psicologia, psicopatologia e psicoterapias. Assim, os formandos que não possuírem esses conhecimentos à entrada, deverão complementar a sua especialização com formação acrescentada nestas áreas, estando os docentes do curso preparados para encaminhar os formandos para os vários recursos de formação disponíveis nesta e noutras instituições. A selecção de candidaturas será feita por apreciação global de curriculum vitae, entrevista e uma breve avaliação de conhecimentos musicais.
  • Titulação
    Os alunos inscritos, que completarem os requisitos de trabalho das várias unidades curriculares e obtiverem aprovação, terão direito à passagem de um certificado comprovativo da conclusão do respectivo curso.
  • Conteúdo
    Apresentação:

    A musicoterapia é uma disciplina de especialização no âmbito da saúde que engloba a intervenção terapêutica através da música, com aplicação nas áreas da medicina, saúde mental, educação especial e intervenção comunitária. A musicoterapia tem vindo a desenvolver-se como disciplina na fronteira entre as artes e as ciências humanas, tendo vindo a criar o seu próprio corpo teórico e metodológico e em alguns países, a sua própria identidade como categoria profissional. A formação do musicoterapeuta – o técnico habilitado a exercer este tipo de actividade de intervenção sistemática e fundamentada – engloba as áreas da actividade musical, prática instrumental, musicologia, psicologia, medicina e etnologia. Para além do conhecimento académico e científico, a musicoterapia, tal como qualquer outra modalidade de terapias expressivas, inclui uma componente de criatividade e crescimento pessoal que deve acompanhar a vertente de formação teórica e técnica, para além da atenção que é dada à prática musical do aluno e à sua potencial aplicação no contexto de uma intervenção terapêutica.


    O master em Musicoterapia é um curso de pós-graduação de carácter profissionalizante, onde a componente académica se faz acompanhar de uma forte vertente prática e vivencial. Logo, a formação em musicoterapia deverá englobar as seguintes áreas:

    - Conhecimento teórico e técnico das áreas de saúde mental e educação especial;
    - Fundamentação teórica e metodológica em musicoterapia;
    - Aprendizagem e prática musical;
    - Musicoterapia didáctica – vivência e exploração pessoal.

    A Universidade Lusíada de Lisboa tem vindo a desenvolver todos os esforços no sentido de adquirir o estatuto de mestrado para o curso de Musicoterapia por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo submetido uma proposta formal de criação de um curso de 2.º ciclo em Musicoterapia, concebido de acordo com as directrizes estabelecidas pelo Processo de Bolonha e pelo Decreto-Lei 74/2006, 24 de Março.

    No sentido de facilitar o processo de equivalência e creditação desta formação, no caso de uma eventual aprovação da referida proposta por parte do Ministério competente, a Universidade Lusíada de Lisboa decidiu fazer entrar em vigor já no próximo ano lectivo o novo plano de estudos para o master, com a respectiva atribuição de ECTS, continuando a aguardar a aprovação deste mesmo plano de estudos.


    Unidade curricular / Tipo / Carga horária 

    1.º semestre 
    Fundamentos da musicoterapia I Semestral 40
    Musicoterapia aplicada I Semestral 40
    Musicoterapia didáctica I Semestral 20
    Improvisação em musicoterapia I Semestral 40
    Cultura e repertório em musicoterapia I Semestral 40
    Improvisação clínica e o método Nordoff-Robbins Workshop intensivo com docente convidado 10
     
    2.º semestre
     
    Fundamentos da musicoterapia II Semestral 40
    Musicoterapia aplicada II Semestral 40
    Musicoterapia didáctica II Semestral 20
    Improvisação em musicoterapia II Semestral 40
    Cultura e repertório em musicoterapia II Semestral 40
    Avaliação e planeamento terapêutico em musicoterapia Workshop intensivo com docente convidado 10
     
    3.º semestre 
    Seminário clínico (estágio) I Semestral 40
    Seminário de monografia I Semestral 40
    Metodologias de investigação I Semestral 20
    Musicoterapia didáctica III Semestral 40
    A voz em musicoterapia: abordagem psicoterapêutica Workshop intensivo com docente convidado 10
     
    4.º semestre 

    Seminário clínico (estágio) II Semestral 40
    Seminário de monografia II Semestral 40
    Metodologias de investigação II Semestral 20
    Musicoterapia didáctica IV Semestral 40

Outro curso relacionado com música

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |