Home > Mestrado > Engenharia > Évora - Évora > Mestrado em Engenharia Geológica - Évora - Évora - Évora

Mestrado em Engenharia Geológica

Solicite informação sem compromisso UE - Universidade de Évora

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Geológica - Presencial - Évora - Évora - Évora

  • Objectivos
    O Plano de Estudos que se propõe tem como principal objectivo fornecer aos futuros mestres uma formação sólida e integrada na área da Engenharia Geológica, principalmente, Georrecursos e Geotecnia, que lhes faculte capacidades de actuação em vários domínios, dos quais, se destacam os seguintes: Prospecção geológica, geoquímica e geofísica de recursos minerais; Exploração, tratamento e gestão de recursos minerais metálicos, não metálicos e energéticos (minas, pedreiras, petróleo, carvão, gás, água, geotermia, etc.). Gestão de produção na área da exploração e transformação de rochas ornamentais e industriais. Avaliação de impactes ambientais da actividade extractiva na perspectiva do desenvolvimento sustentável das regiões. Estudos geológicos e geotécnicos de áreas solicitadas ou a solicitar por obras de engenharia. Cartografia geológica e geotécnica, cartografia de mineralizações, cartografia de apoio a planos de ordenamento do território, protecção ambiental e cartografia de riscos geológicos. Previsão de riscos geológicos e ambientais (contaminação de águas, solo e subsolo; impacto e recuperação ambiental; selecção de locais para construção de infra-estruturas de risco como, por exemplo, estações de armazenamento e tratamento de resíduos, centrais nucleares e hidroeléctricas, entre outras). Estudo e projecto de recuperação de áreas mineiras degradadas. Fiscalização e suporte geotécnico na execução de obras de engenharia (edifícios, estradas, pontes, túneis, aeroportos, barragens, obras marítimas, etc.). Apoio a trabalhos de conservação do património cultural construído em pedra (monumentos). Consultoria, assistência técnica e assessoria a empresas de sondagens (geotécnicas, mineiras, petrolíferas, água). Elaboração e coordenação de projectos geotécnicos relacionados com fundações, vias de comunicação, estabilidade de taludes, obras subterrâneas, entre outras; Direcção técnica de pedreiras, obras geotécnicas e termas; Coordenação e projecto de sistemas de monitorização em obras geotécnicas; Elaboração e implementação de sistemas de controlo de qualidade; Ensino, investigação e divulgação técnica em matérias relacionadas com a Engenharia Geológica. O Mestre em Engenharia Geológica estará habilitado a desenvolver trabalhos de investigação científica bem como a exercer a sua actividade nos organismos da administração central e regional, municípios, gabinetes de projecto e consultoria, laboratórios públicos e privados, empresas se construção civil especializadas, empresas ligadas à industria extractiva e transformadora, e também em gabinetes de estudos de impactes ambientais e centros de formação profissional.
  • Titulação
    Mestre em Engenharia Geológica
  • Conteúdo
    Em termos regulamentares o presente 2º ciclo segue as regras em vigor na Universidade de Évora, nomeadamente o Regulamento Escolar Interno e o Regulamento dos Mestrados.

Outro curso relacionado com Engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |