Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário - Coimbra - Coimbra - Coimbra - I18986

Home>Mestrado>Educação Física>Coimbra - Coimbra>Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário - Coimbra - Coimbra - Coimbra
 
Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
FCDEF - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - UC

Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário - Coimbra - Coimbra - Coimbra

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável de FCDEF - Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - UC, entrará em contacto contigo para mais informações.
Seleccionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Glossário
  • Actividade física e desportiva 1º ciclo do ensino básico
Compartilhar esta página sobre Mestrado de Educação Física:
Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário - Coimbra - Coimbra - Coimbra Comentários sobre Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário - Coimbra - Coimbra - Coimbra
Objectivos:
O mestrado em Ensino da Educação Física visa o aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de auto-aprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. O mestrado promove uma preparação especializada para a aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares de intervenção profissional nos ensinos básico e secundário, designadamente nas áreas do desenvolvimento curricular, da investigação educacional aplicada e da administração escolar
Dirigido a:
Titulares do grau de licenciado do 1º ciclo ou equivalente legal das áreas correspondentes às exigidas no aviso de abertura; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado, daquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, desde que possuam 120 ECTS nas área de Educação Física e Desporto e atestem proficiência escrita e oral da língua portuguesa. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Diploma:
Mestre em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário
Conteúdo:
[A] Competências fundamentais

A1. Mobilizar dados da investigação e usar métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aprofundada, aplicando-os em contextos profissionais alargados de diagnóstico e avaliação de pessoas, conteúdos e organizações educativas.

A2. Mobilizar modelos de investigação necessários à fundamentação e concepção de projectos multiculturais e à investigação do contexto social e das desigualdades no contexto das organizações escolares.

A3. Participar em projectos de investigação-acção e na organização, administração e gestão escolar, integrando os conhecimentos do 1º ciclo na capacidade de tomar decisões complexas em situações de informação limitada.

A4. Desenvolver e aplicar de forma original modelos de desenvolvimento curricular adequados a contextos sociais e culturais diversificados.

A5. Integrar a reflexão epistemológica e ética na avaliação das implicações e responsabilidades sociais resultantes das decisões individuais e das organizações em que exerce a profissão.

A6. Participar e cooperar criticamente na definição de políticas e projectos educativos e comunitários com relevância educativa.

A7. Organizar o processo de construção de competências profissionais na perspectiva do seu desenvolvimento ao longo da vida e da diversidade das relações do mundo contemporâneo, apoiando-se na experiência, na investigação e nos recursos próprios da supervisão pedagógica.

[B] Competências específicas
B1. Usar dados da investigação relacionados com o ensino e com o desenvolvimento dos educandos que lhe permita compreender as relações entre o contexto social e as desigualdades dos resultados escolares e adoptar estratégias de diferenciação pedagógica adequadas à diversidade social, pessoal e motora dos alunos.

B2. Promover a concepção, construção, desenvolvimento, planificação e avaliação de projectos educativos e curriculares em diferentes dimensões e níveis institucionais.

B3. Organizar o ensino e promover aprendizagens de actividades físicas e desportivas adaptando e desenvolvendo de forma original soluções didácticas e curriculares de instrução, planificação e organização da classe adequados aos contextos sociais e culturais e aos programas nacionais da disciplina.

B4. Diagnosticar situações educativas, usando instrumentos de observação e análise de dados qualitativos e quantitativos, de modo a compreender a complexidade e a especificidade das situações pedagógicas.

B5. Participar em projectos de investigação-acção e na organização, administração e gestão escolar.

B6. Desenvolver competências de auto-formação reflexiva, de supervisão pedagógica e de formação de formadores.

[C] Competências transversais
Sustentando-se nas competências transversais adquiridas no 1º ciclo de estudos, pretende-se o seu desenvolvimento e aprofundamento em contexto de estágio pedagógico supervisionado com a duração de um ano lectivo, com especial ênfase nas seguintes competências:

C1. Instrumentais
a. Capacidade de análise e síntese;
b. Habilidades de manipulação de informação (capacidade para recolher, recuperar e analisar informações de diferentes fontes);
c. Capacidade de resolver problemas.

C2. Interpessoais
a. Capacidade de liderar grupos de trabalho;
b. Capacidade de trabalhar em equipas interdisciplinares;
c . Capacidade de trabalhar num contexto internacional;
d . Capacidade de actuar eticamente em situações dilemáticas.

C3. Sistémicas
a. Habilidades de investigação;
b. Capacidade de auto-aprendizagem;
c. Capacidade de aplicar o conhecimento na prática;
d. Capacidade de adaptação a novas situações;
e. Preocupação com a qualidade.
Outro curso relacionado com Mestrado de Educação Física: