Mestrado em Estudos Lusófonos

Solicite informação sem compromisso UE - Universidade de Évora

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Estudos Lusófonos - Presencial - Évora - Évora - Évora

  • Objectivos
    O Mestrado em Estudos Lusófonos é um curso interdisciplinar e interdepartamental que visa oferecer ao aluno conhecimento extensivo do mundo da Lusofonia. Tendo a Literatura como matéria nuclear cientificamente reconhecida, incidindo em diferentes fases do Modernismo, o objectivo é criar a análise interdisciplinar entre a Literatura e outras áreas científicas. Desse modo, proporciona-se aos alunos a possibilidade de obter uma visão transdisciplinar da Lusofonia. O desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, que se assume como um dos aspectos essenciais deste curso de especialização, habilita os formandos para uma progressiva aquisição dos métodos de investigação, preparando-os para a interpretação de obras de índole diversa, e favorecendo o conhecimento das estruturas culturais e literárias em circulação no mundo lusófono. Na prática da interdisciplinaridade, abrem-se horizontes teóricos novos, pela construção de conceitos e categorias que ajudam a preparar o aluno na integração de equipas multidisciplinares e multiculturais. Procuram-se perspectivas novas na análise das problemáticas inerentes, sobretudo no tocante à compreensão das sociedades actuais e à construção do espaço lusófono. A interdisciplinaridade e a interdepartamentalidade, patentes na estrutura curricular do curso, bem como a consideração de todos os espaços lusófonos em simultâneo, são características que nos aproximam das Universidades de referência e, ao mesmo tempo, permitem imprimir versatilidade e perfil únicos ao Mestrado em Estudos Lusófonos.
  • Dirigido a
    Serão admitidos titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, com a classificação final mínima de 14 valores (escala de 0 a 20), Serão admitidos titulares de grau académico superior estrangeiro e classificação final equivalente, ou possuidores de um currículo científico / profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Área Departamental das Ciências Humanas e Sociais, como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado (1º ciclo), na área das Ciências Humanas e Sociais pelas Universidades portuguesas ou estrangeiras. Podem ainda ser admitidos, mediante avaliação curricular, licenciados de outras áreas científicas, desde que demonstrem possuir conhecimentos propedêuticos relevantes na área das ciências sociais e humanas, ou realizem formação propedêutica considerada indispensável pela Comissão Científica do Departamento de Linguística e Literaturas e pelo Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais. Poderão ainda ser admitidos ao curso os licenciados com classificação inferior desde que possuam adequado perfil curricular, académico e profissional e um projecto de investigação que, pela pertinência, capacidade de organização e conhecimentos revelados, justifique a sua aceitação. São consideradas áreas profissionais preferenciais, para efeitos de candidatura ao Mestrado em Estudos Lusófonos, as áreas de Ensino (incluindo Leitorados); as de Investigação; Desenvolvimento e cooperação; Corpo diplomático; Serviços culturais; Consultoria editorial; Comunicação social.
  • Titulação
    Mestre em Estudos Lusófonos
  • Conteúdo
    Objectivos específicos:

    Capacidade para diagnosticar, analisar e situar investigações e problemáticas actuais do mundo lusófono.
    Competência para o conhecimento estrutural e para a interpretação textual de obras de índole diversa (artística, ensaística, científica, jornalística, jurídica, histórica, etc.).

    Conhecimento e capacidade de compreensão das estruturas culturais e literárias em circulação no mundo lusófono.

    Conhecimento de áreas científicas afins, indispensáveis a uma visão transdisciplinar da lusofonia.

    Consciência crítica para participação esclarecida na construção do mundo lusófono actual.

    Interacção e colaboração, atendendo à mobilidade dos docentes, na internacionalização dos Cursos.
    Por esta via, mantém-se colaboração com Angola pela Universidade Agostinho Neto, nos Mestrados em Língua Portuguesa do ISCED e em Literaturas de Língua Portuguesa, Prof.ª Dr.ª Amélia Mingas, com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian / Serviço de Bolsas e Educação.
    Com o Brasil, pretende-se a colaboração da Universidade de São Paulo - USP -, Prof. Dr. Benjamin Abdala Júnior; com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS - Prof.ª Dr.ª Lélia Parreira Duarte; com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Prof.ª Dr.ª Silvana Pessôa; com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Prof.ª Dr.ª Jane Tutikian e Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Campos; com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRGS - Prof.ª Dr.ª Maria Eunice Moreira; com a Universidade Federal do Paraná - UFPR - Prof.ª Dr.ª Marilene Weinhardt; com os Estados Unidos da América: Rhode Island College - Departamento de Línguas, Prof. Dr. Joseph Levi.
    Como futura cooperação, por parte da Guiné Bissau, a pedido da Direcção da Universidade Colinas de BOE, criar-se-á, nesta Universidade, o Mestrado com a mesma estrutura curricular do Mestrado em Estudos Lusófonos da Universidade de Évora.

    No âmbito de projectos de docência e investigação, já tem havido intercâmbio entre a Universidade de Évora e Universidades do Brasil, como a Universidade de Brasília - UnB - Pós-Graduação em História, Prof.ª Dr.ª Selma Pantoja; a Universidade Federal da Bahia - UFBA - Pós-Graduação em História e Mestrados em Estudos Raciais, Prof. Dr. Vladimir Zamparoni; a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRP - , Prof.ª Dr.ª Suely Almeida.

    Na sequência de uma visita oficial do Decano da área de Ciências Sociais e Humanas, Prof. Dr. João Fernandes, à Universidade de Évora, anota-se a solicitação de docentes, deste Mestrado, para a criação de Pós-Graduações na Universidade Agostinho Neto.

    A flexibilidade e a compatibilidade entre formações e graus no interior do espaço académico europeu e mundial, a mobilidade de docentes e discentes, que sai reforçada no actual processo de integrações regionais e trans-regionais, a empregabilidade dos graus a conferir, sendo princípios fundamentais da Declaração de Bolonha, constituem uma base comum a várias das ofertas da Universidade de Évora, ao nível do 2.º ciclo, juntamente com a preocupação de garantir o nível e a qualidade dos ensinos. O curso de Mestrado em Estudos Lusófonos acrescenta-lhe uma área de incidência temática específica e uma interpretação própria das implicações da flexibilidade, compatibilidade e mobilidade numa era global.

Outro curso relacionado com estudos europeus

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |