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Mestrado em Marketing Estratégico

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Mestrado em Marketing Estratégico - Lisboa - Cidade - Lisboa

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Objectivos:
O segundo Ciclo de estudos em Marketing Estratégico, conducente ao Grau de Mestre em MARKETING ESTRATÉGICO, deverá ter como principais objectivos:Especialização em Marketing, de modo a formar Gestores de Marketing. A função de marketing ocupa, no contexto organizacional, um lugar de crescente importância. Existem todavia, muitas empresas em que esta função não tem ainda um estatuto autónomo, constituindo antes um conjunto de actividades do foro difuso de uma área comercial ou encontrando-se sob a incumbência dos gestores de topo ou proprietários, no caso das PME. A importância do marketing como instrumento de gestão estratégica é, no entanto, irreversível e substanciada num corpo teórico vasto e ramificado em várias áreas de especialização, elas próprias autónomas. A abordagem de uma estrutura curricular diversificada e exaustiva da compreensão da organização é feita de forma sistémica e integrada, uma vez que a natureza dos problemas organizacionais requerem respostas compostas, pluri-disciplinares e explicativas dos fenómenos por recurso às várias sub-áreas de conhecimento que lhe estão subjacentes.
Diploma:
Mestre em Marketing Estratégico
Conteúdo:

    1º ano
    UNIDADES CURRICULARES

     Marketing Avançado
     Marketing Estratégico
     Responsabilidade Social Corporativa
     Customer Relationship Management e Marketing Intelligence
     Web Marketing
     Metodologias de Investigação I (Análise de Dados)
     Key Account Management
     Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade
     Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica)
     Seminário de Projecto de Tese

    2º ano
    UNIDADES CURRICULARES

     Dissertação


PROGRAMAS DO MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO

        Marketing Avançado
         Enquadramento do tema
         Processo de Planeamento de Marketing
         Processo de desenvolvimento de novos produtos
         Mecanismos de pricing
         Cross Selling e Bundling
         Gestão dos canais de venda
         Plano de comunicação
         Goodwill face ao produto e à empresa
         Utilização de Market References
         Identificação e análise dos diferentes factores que afectam as várias vertentes da operacionalização do marketing, partindo da tradicional divisão em Ps.
         Competitive Intelligence
         Caracterização da evolução das actividades de marketing no sentido de compreender os impactes na actividade tradicional e possibilitar uma melhor abordagem aos novos desafios que se colocam aos marketeers.


        Marketing Estratégico
         A Estratégia: Posicionamento, Poder e Valor
         As Transformações nas Economias e nos Negócios. Novos Padrões de Modernização e Novos Modelos de Desenvolvimento.
         As Novas Fontes de Valor. A Inovação, as Marcas e o Relacionamento com Clientes.
         Os Novos Modelos de Competitividade das Organizações. Os Modelos de Economia em Rede.
         A Análise da Cadeia de Valor e o Posicionamento Estratégico
         As Novas Competências-Chave para o Sucesso das Organizações
         A Avaliação e a Formulação Estratégicas
         A Agenda da Transformação

        Responsabilidade Social Corporativa
         Evolução do conceito de Responsabilidade Social
         Vectores de Responsabilidade Social Corporativa
         Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
         Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
         Valorização dos intangíveis


        Customer Relationship Management e Marketing Intelligence
         Fundamentos de Customer Relationship Management
         Customer Knowledge e Marketing Intelligence
         O CRM em diferentes Sectores de Actividade

        Web Marketing
         Electronic commerce, electronic marketing e digital tools..
         Internet como novo canal de marketing .
         O Estudo dos e-markets. .
         Planear a pesquisa de marketing nos e-markets
         Segmentação dos e-markets e definida dos e-targets
         Estratégia e plano de e-marketing
         Pricing on e-marketing e as estratégias de preço
         Implementação de estratégias de e-marketing.
         Gestão e manutenção do site

        Metodologias de Investigação I - (análise de dados)
         A Natureza da Investigação Empírica
         A Amostragem em Marketing
         A Construção de um Questionário
         Análise Exploratória de Dados
         A Natureza da Análise Estatística
         Medidas Estatísticas
         Problemas Relativos à Análise de Dados
         Inferência e Estimação
         Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas

        Key Account Management
         A visão estratégica da Gestão Comercial dos Clientes Chave
         Analisar e Gerir Contas Chave
         Factores críticos de Sucesso do KAM no contexto actual
         Planos de Negócios Estratégicos para Clientes e Contas Chave

        Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade
         Conceito de Competitividade Organizacional
         Evolução do Pensamento Estratégico
         Importância da Gestão da Reputação como Instrumento Estratégico
         O Paradigma da Reputação: O Conceito de Cadeia de Reputção
         Conceitos de Identidade e Imagem Organizacional
         Instrumentos de Medição da Reputação Organizacional
         Defesa de Reputação Organizacional
         Gestão da Mudança da Reputação Organizacional

        Metodologias investigação II - (técnicas de investigação empírica)
         Análise de Conteúdo
         Análise de Variância
         Análise Factorial
         Métodos de Extração de Factores
         Métodos de Rotação de Factores
         Análise de Clusters
         Modelo de Regressão Linear Simples
         Modelo de Regressão Linear Múltipla

Outro curso relacionado com Mestrado de Marketing Estratégico: