Mestrado em Marketing Estratégico

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Comentários sobre Mestrado em Marketing Estratégico - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O segundo Ciclo de estudos em Marketing Estratégico, conducente ao Grau de Mestre em MARKETING ESTRATÉGICO, deverá ter como principais objectivos:Especialização em Marketing, de modo a formar Gestores de Marketing. A função de marketing ocupa, no contexto organizacional, um lugar de crescente importância. Existem todavia, muitas empresas em que esta função não tem ainda um estatuto autónomo, constituindo antes um conjunto de actividades do foro difuso de uma área comercial ou encontrando-se sob a incumbência dos gestores de topo ou proprietários, no caso das PME. A importância do marketing como instrumento de gestão estratégica é, no entanto, irreversível e substanciada num corpo teórico vasto e ramificado em várias áreas de especialização, elas próprias autónomas. A abordagem de uma estrutura curricular diversificada e exaustiva da compreensão da organização é feita de forma sistémica e integrada, uma vez que a natureza dos problemas organizacionais requerem respostas compostas, pluri-disciplinares e explicativas dos fenómenos por recurso às várias sub-áreas de conhecimento que lhe estão subjacentes.
  • Titulação
    Mestre em Marketing Estratégico
  • Conteúdo

        1º ano
        UNIDADES CURRICULARES

         Marketing Avançado
         Marketing Estratégico
         Responsabilidade Social Corporativa
         Customer Relationship Management e Marketing Intelligence
         Web Marketing
         Metodologias de Investigação I (Análise de Dados)
         Key Account Management
         Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade
         Metodologias de Investigação II (Técnicas de Investigação Empírica)
         Seminário de Projecto de Tese

        2º ano
        UNIDADES CURRICULARES

         Dissertação


    PROGRAMAS DO MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO

            Marketing Avançado
             Enquadramento do tema
             Processo de Planeamento de Marketing
             Processo de desenvolvimento de novos produtos
             Mecanismos de pricing
             Cross Selling e Bundling
             Gestão dos canais de venda
             Plano de comunicação
             Goodwill face ao produto e à empresa
             Utilização de Market References
             Identificação e análise dos diferentes factores que afectam as várias vertentes da operacionalização do marketing, partindo da tradicional divisão em Ps.
             Competitive Intelligence
             Caracterização da evolução das actividades de marketing no sentido de compreender os impactes na actividade tradicional e possibilitar uma melhor abordagem aos novos desafios que se colocam aos marketeers.


            Marketing Estratégico
             A Estratégia: Posicionamento, Poder e Valor
             As Transformações nas Economias e nos Negócios. Novos Padrões de Modernização e Novos Modelos de Desenvolvimento.
             As Novas Fontes de Valor. A Inovação, as Marcas e o Relacionamento com Clientes.
             Os Novos Modelos de Competitividade das Organizações. Os Modelos de Economia em Rede.
             A Análise da Cadeia de Valor e o Posicionamento Estratégico
             As Novas Competências-Chave para o Sucesso das Organizações
             A Avaliação e a Formulação Estratégicas
             A Agenda da Transformação

            Responsabilidade Social Corporativa
             Evolução do conceito de Responsabilidade Social
             Vectores de Responsabilidade Social Corporativa
             Gestão e Comunicação da Responsabilidade Social Corporativa
             Integração da Responsabilidade Social Corporativa no estrutura económica da empresa
             Valorização dos intangíveis


            Customer Relationship Management e Marketing Intelligence
             Fundamentos de Customer Relationship Management
             Customer Knowledge e Marketing Intelligence
             O CRM em diferentes Sectores de Actividade

            Web Marketing
             Electronic commerce, electronic marketing e digital tools..
             Internet como novo canal de marketing .
             O Estudo dos e-markets. .
             Planear a pesquisa de marketing nos e-markets
             Segmentação dos e-markets e definida dos e-targets
             Estratégia e plano de e-marketing
             Pricing on e-marketing e as estratégias de preço
             Implementação de estratégias de e-marketing.
             Gestão e manutenção do site

            Metodologias de Investigação I - (análise de dados)
             A Natureza da Investigação Empírica
             A Amostragem em Marketing
             A Construção de um Questionário
             Análise Exploratória de Dados
             A Natureza da Análise Estatística
             Medidas Estatísticas
             Problemas Relativos à Análise de Dados
             Inferência e Estimação
             Aplicação e Interpretação das Técnicas Estatísticas

            Key Account Management
             A visão estratégica da Gestão Comercial dos Clientes Chave
             Analisar e Gerir Contas Chave
             Factores críticos de Sucesso do KAM no contexto actual
             Planos de Negócios Estratégicos para Clientes e Contas Chave

            Gestão da Reputação Organizacional e Competitividade
             Conceito de Competitividade Organizacional
             Evolução do Pensamento Estratégico
             Importância da Gestão da Reputação como Instrumento Estratégico
             O Paradigma da Reputação: O Conceito de Cadeia de Reputção
             Conceitos de Identidade e Imagem Organizacional
             Instrumentos de Medição da Reputação Organizacional
             Defesa de Reputação Organizacional
             Gestão da Mudança da Reputação Organizacional

            Metodologias investigação II - (técnicas de investigação empírica)
             Análise de Conteúdo
             Análise de Variância
             Análise Factorial
             Métodos de Extração de Factores
             Métodos de Rotação de Factores
             Análise de Clusters
             Modelo de Regressão Linear Simples
             Modelo de Regressão Linear Múltipla

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