Mestrado em Políticas Locais e Descentralização - Coimbra - Coimbra - Coimbra - Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia - I19050

Home>Mestrado>Política>Coimbra - Coimbra>Mestrado em Políticas Locais e Descentralização - Coimbra - Coimbra - Coimbra
 
Mestrado em Políticas Locais e Descentralização
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia

Mestrado em Políticas Locais e Descentralização - Coimbra - Coimbra - Coimbra

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável de Universidade de Coimbra - FEUC - Faculdade de Economia, entrará em contacto contigo para mais informações.
Seleccionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre Mestrado de Política:
Mestrado em Políticas Locais e Descentralização - Coimbra - Coimbra - Coimbra Comentários sobre Mestrado em Políticas Locais e Descentralização - Coimbra - Coimbra - Coimbra
Objectivos:
A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra oferece um Programa de Mestrado e Doutoramento em Sociologia, dirigido a titulares de cursos superiores interessados em aprofundar o conhecimento das diferentes conjugações do local com as políticas públicas em Portugal, designadamente as sociais. É sabido que o desenvolvimento da cidadania social em Portugal foi de par com um processo de complexificação das causas do mal-estar e das desigualdades sociais, bem como de um desenvolvimento gradual e limitado das políticas sociais por parte do Estado. A maior pressão das necessidades e da própria consciência dos direitos sociais encontrou um Estado enfraquecido e desejoso de partilhar responsabilidades. A descentralização configura-se, assim, como uma necessidade do próprio Estado e justapõe-se a uma necessidade homóloga por parte das instituições locais, confrontadas com a proximidade e a gravidade dos problemas em novas áreas sociais.
Dirigido a:
São admitidos a candidatura os titulares de licenciatura em Sociologia ou em outras Ciências Sociais e Humanas, com a classificação mínima de 14 valores, podendo ainda ser considerados, a título excepcional e após decisão do Conselho Científico da FEUC, e desde que o seu curriculum revele uma adequada preparação científica de base, titulares de outras licenciaturas pelas Universidades portuguesas, ou candidatos com classificação de licenciatura inferior a 14 valores.
Diploma:
Mestre em Políticas Locais e Descentralização
Conteúdo:
O Programa terá como tema Políticas Locais e Descentralização: as Novas Áreas do Social. Procurará estimular o desenvolvimento de instrumentos teóricos e metodológicos e de conhecimentos substantivos que permitam compreender o entrelaçamento de quatro problemáticas indissociáveis: descentralização, políticas públicas, cidadania e participação. Estudar a descentralização implicará, deste modo, estudar o Estado em acção no decurso do processo de localização das suas políticas públicas. Um processo que globalmente deve visar o reforço da cidadania e, nesse sentido, deverá contar com o incremento da participação, entendida esta tanto individual como colectivamente.

Estrutura curricular
Seminários anuais de frequência obrigatória: 
- Cidadania, Exclusão e Políticas Sociais, pelo Prof. Doutor Pedro Hespanha 
- Poder Local e Descentralização das Políticas Públicas, pelo Prof. Doutor Fernando Ruivo 

Disciplinas trimestrais de frequência obrigatória: 
- Teorias da Cidadania, Inclusão e Participação Social, pelo Prof. Doutor Iver Moller (1º trimestre) 

- Metodologias de Intervenção em Desenvolvimento Social, pelo Prof. Doutor Rogério Roque Amaro (2º trimestre) 

- Sistemas Sociais Locais, pela Dr.ª Sílvia Portugal (3º trimestre) 

Ciclo de Conferências e Seminários de frequência obrigatória (lista a divulgar no início da parte lectiva) 

Outro curso relacionado com Mestrado de Política:
Nova Busca
Procurar