Pós-Graduação em Estudos Aprofundados da União Europeia

Solicite informação sem compromisso ISM - Instituto Superior Miguel Torga

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Estudos Aprofundados da União Europeia - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    Em breve, alargada a cerca de trinta estados europeus, a Europa é uma realidade em constante mutação, prosseguindo, na dinâmica das ideias, instituições e normas, o seu objectivo último de promoção do desenvolvimento sustentável, num quadro de paz e segurança mundial.

    Conhecer esta realidade é estar a par das oportunidades que a Europa oferece em cada um dos seus estados, em Portugal e no resto do mundo. Mas também ter noção dos desafios que enfrenta.

    Numa cultura de modernidade, ninguém se pode dar ao luxo da opacidade e desconhecimento sobre as grandes questões do que é a Europa hoje e será no futuro. Coincidindo com a presidência de Portugal da União Europeia o Instituto Superior Miguel Torga não poderia encontrar melhor forma de sublinhar esse momento alto da afirmação de Portugal, em que a Europa faz parte, diariamente, da nossa vida colectiva e da nossa política interna, abrindo as portas a uma nova pós graduação que abrange todos os aspectos da actual União Europeia.

    De resto, Portugal, país membro, há mais de 20 anos, da Europa organizada, tem de cumprir a sua missão de plataforma de conhecimento e ligação entre esta, a África e a América Latina. Coimbra não pode estar alheia a esse desafio da sua história cultural e da sua vocação de ensino;

    De forma aprofundada e sistemática, este curso actualiza a formação dos que não se contentam com uma visão estática, limitada ou estreita, face ao mundo complexo em que vivemos, abrindo novas perspectivas de conhecimento e novas competências profissionais aos quadros de futuro.

    A filosofia do curso assenta nas vertentes económicas, políticas, jurídicas e sociais que integram a disciplina fundamental da ciência política europeia. Por isso está ao alcance de qualquer formação académica superior sem exigência de especificação.
  • Estágios
    Nao Informado.
  • Dirigido a
    A
    Candidatos à integração em ONG’s que tratam de questões de asilo, migrações, integração social e ajuda humanitária;

    Gestores públicos, gestores privados, e autarcas;

    Dirigentes e funcionários da banca, seguros e empresas financeiras nacionais ou internacionais;

    Quadros dos países de expressão portuguesa que pretendam obter formação sobre a União Europeia (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor), ou que se relacionam cultural ou economicamente com Portugal;

    Funcionários ou candidatos de agências portuguesas, públicas ou privadas, que actuam na promoção de bens ou serviços portugueses no estrangeiro;

    Todos os que se confrontam diariamente com normas europeias ou que actuam no quadro do mercado interno, ou mercados associados, importando ou exportando.
  • Titulação
    Especializado em Estudos Aprofundados da UE.
  • Conteúdo

    1º Semestre

    O Processo Histórico da Intregração Européia
    O Direito da União Européia
    As Quatro liberdades de Circulação e o Mercado Único e a Concorrência
    A União Económica e Monetária
    Constituição Europeia e o Tratado Reformador

    2º Semestre

    A Reforma dos Fundos e as Perspectivas Financeiras
    O Processo de Alargamento da União Europeia
    A Política Externa de Segurança e de Defasa Comum
    O Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça
    A Política Agrícola, A Políica Comercial Comum e a Política Social face à Globalização

Outro curso relacionado com estudos europeus

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |