Home > Mestrado > Psicologia - Aplicada > Lisboa - Cidade > Mestrado em Psicobiologia - Lisboa - Cidade - Lisboa

Mestrado em Psicobiologia

Solicite informação sem compromisso ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Psicobiologia - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    A Psicobiologia, que tem tido um crescimento extremamente intenso nos últimos anos, envolve a articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais e uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia Evolutiva. Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este 2º ciclo de formação poderá ser frequentado por estudantes com formação sólida de 1º ciclo nas áreas das ciências humanas, ciências sociais, ciências biológicas ou ciências médicas.





    Ao adaptarmos o plano de estudos, previamente existente, ao processo de Bolonha, tivemos em conta os desenvolvimentos científicos realizados neste domínio, que ao serem adaptados à realidade portuguesa/europeia poderão dar um contributo significativo para o desenvolvimento da Psicobiologia no nosso país e na Europa.





    Do que acima foi dito, resulta uma proposta de adequação do actual Mestrado em Etologia a um 2º ciclo em Psicobiologia correspondente a 4 semestres, com 120 ECTS.
  • Titulação
    Mestre em Psicobiologia
  • Conteúdo
    Mestrado em PsicobiologiaApresentação do CursoA Psicobiologia é uma área emergente do conhecimento que tem como objecto de estudo as bases biológicas do comportamento e dos processos psicológicos. Esta disciplina, que tem tido um crescimento extremamente intenso nos últimos anos, envolve a articulação entre um sólido domínio da Psicologia, nomeadamente no âmbito do estudo dos processos cognitivos e emocionais e uma compreensão clara da organização e funcionamento do sistema nervoso, bem como dos princípios e conceitos fundamentais da Biologia Evolutiva. Devido à multiplicidade de conhecimentos envolvidos, este plano de estudos tem um carácter interdisciplinar que integra conceitos, teorias e técnicas da Psicologia com conhecimentos e teorias que emergem da Biologia e das Neurociências.O Mestrado em Psicobiologia privilegia o desenvolvimento de competências para a prática da investigação científica. Assim, os estudantes desenvolvem os seus trabalhos de pesquisa conducentes à dissertação de Mestrado no âmbito do Centro de Investigação e Intervenção do ISPA, o qual conta com Unidades de Investigação credenciadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com grupos activos nas áreas da Psicobiologia, Ciências Biológicas, Ciências Cognitivas e Psicologia do Desenvolvimento, os quais desenvolvem programas de investigação com financiamentos nacionais e Europeus e têm vindo a publicar nos mais prestigiados periódicos científicos de circulação internacional. A sólida formação interdisciplinar e a forte componente de metodologias de investigação coloca os Mestres em Psicobiologia numa situação privilegiada para virem a desenvolver com sucesso uma carreira de investigação científica na área da Psicologia e das Ciências do Comportamento.Objectivos do CursoO Mestrado em Psicobiologia, tem como objectivos:     Aprofundamento de modelos, teorias e técnicas da Psicobiologia;    Aperfeiçoamento de competências que permitam a realização de trabalhos de investigação nas áreas do Comportamento Animal, da Psicofisiologia, da Psicologia Experimental e das Neurociências;    Desenvolvimento de competências que permitam o exercício profissional autónomo da Psicologia (no caso de Licenciados em Psicologia), em particular nas áreas da Neuropsicologia e da Psicossomática.

Outro curso relacionado com Psicologia - Aplicada

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |