Home > Mestrado > Toxicologia > Aveiro - Aveiro > Mestrado em Eco-toxicologia e Análise de Risco - Aveiro - Aveiro - Aveiro

Mestrado em Eco-toxicologia e Análise de Risco

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Eco-toxicologia e Análise de Risco - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Conteúdo
    O uso crescente de substâncias químicas pode trazer riscos para a saúde humana e para o ambiente nas várias fases do ciclo de vida destas substâncias (produção, armazenamento, utilização e destino final). A adopção de vasta legislação europeia neste domínio, que exige a avaliação destes riscos, e a crescente preocupação sobre os efeitos dos agentes tóxicos e da poluição em geral nos ecossistemas e saúde humana, leva à necessidade de formação de especialistas em Ecotoxicologia, Toxicologia e Análise de Risco. Este ciclo de estudos foca os mecanismos de ação de contaminantes ao nível sub-celular e celular, bem como os seus efeitos nos indivíduos, populações, comunidades e ecossistemas (Ecotoxicologia) e na Saúde Humana (Toxicologia). Assente num corpo docente altamente qualificado, o mestrado em Eco-Toxicologia e Análise de Risco estabelece pontes entre o conhecimento científico e a sua aplicação em processos de decisão, regulamentação e gestão ambiental. Esta é uma área em que o mercado nacional e internacional tem uma necessidade crescente de quadros, seja emprego por conta de outrem (organizações governamentais, intergovernamentais, ONGs, indústria, etc.), seja criando empresas de prestação de serviços ou atividades de consultadoria.
    O mestrado em Eco-Toxicologia e Análise de Risco é o sucessor do antigo mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia. O novo plano de estudos permite dar relevo à área de Análise de Risco Ecológico, uma área em que o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro é também forte internacionalmente. Esta opção, conjugada com os progressos científicos e legislativos nestas áreas, justifica a inclusão de três novas Unidades Curriculares (UC) como obrigatórias no 1º ano: "Análise de Risco Ecológico e Legislação" de modo a incluir conceitos, metodologias e legislação na área de Risco Ecológico; "Biomonitorização", para dar relevo a metodologias biológicas de monitorização de sistemas aquáticos e terrestres e enquadrar procedimentos (eco)toxicológicos; "Ecotoxicologia e Toxicologia", onde serão lecionados os conceitos básicos de investigação nesta área. Consta também deste plano de estudos duas UCs que transitaram do mestrado anterior e que complementam a formação do estudante na área da "Análise de Dados e Planeamento Experimental" e "Biomarcadores Humanos e Ambientais". Aumentou-se, também, o número de UC optativas, que passam a ser cinco, permitindo a cada estudante escolher um perfil formativo mais direcionado para a componente Toxicológica, para a componente Ecotoxicológica ou para aspetos mais regulamentares. Neste contexto são disponibilizadas algumas UC que estão associadas ao programa de certificação CRA-Certification of Environmental Risk Assessors da SETAC-Europe (https://certification.setac.org/). O 1º ano deste mestrado oferece, assim, 5 UC de 6 ECTS por cada semestre: 3 obrigatórias e duas optativas no 1º semestre, e 2 obrigatórias e 3 optativas no 2º semestre. O 2º ano deste mestrado tem uma estrutura semelhante aos restantes cinco mestrados sob responsabilidade do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, que inclui duas UC anuais: (i) Competências Transferíveis em Ciências da Vida (6 ECTS) e (ii) Dissertação/Projeto/Estágio (54 ECTS). A Dissertação consiste na elaboração de um trabalho original de investigação ou de outra natureza que pode ser realizada em qualquer área científica do curso ou na interseção de várias áreas, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A dissertação é realizada na UA, mas o estudante tem a liberdade de circular por outros cenários de formação como, por exemplo, ambiente empresarial, organismos de investigação ou de prestação de serviços estatais ou privados, ou mesmo universidades ou centros de investigação, servindo-se dos diversos contactos e colaborações que a UA mantém com muitas entidades nacionais e estrangeiras.

Outro curso relacionado com Toxicologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso.
Ver mais  |