Home > Pós-graduação > Psicologia - Todas > Porto - Cidade > Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição - Porto - Cidade - Porto

Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição

Solicite informação sem compromisso Instituto CRIAP

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    A avaliação psicológica em crianças, adolescentes e jovens adultos reveste-se de especificidades que importa salientar. Por isso, o curso contempla, essencialmente, os pontos seguintes: questões fundamentais da avaliação psicológica; instrumentos, técnicas e estratégias de avaliação psicológica; particularidades da avaliação de menores; domínios e contextos da avaliação psicológica (infância, adolescência e adultez); particularidades do relatório de avaliação psicológica.


    O curso tem como objectivo geral dotar os profissionais e estudantes da área da Psicologia de competências de recolha e organização da informação necessária e pertinente para o processo de avaliação psicológica.
  • Dirigido a
    Estudantes Finalistas Universitários e Licenciados em Psicologia; Aconselhamento Psicossocial; Psiquiatras e Internos de Psiquiatria; Pedopsiquiatras e Internos de Pedopsiquiatria e / ou áreas afins ou equivalente legal.
  • Conteúdo
    PORTO | 11 de Abril de 2014
    Coordenação Científica: Professora Doutora Ana Isabel Sani, Professora Doutora Laura Nunes


    Destinatários:
     Psicólogos. Estudantes Finalistas e Licenciados em Psicologia.


    1º MÓDULO: 
    Avaliação psicológica – Conceitos e contexto
    a.  Contextualização: o passado, o presente e o futuro da avaliação psicológica
    b.  Modelos e domínios da avaliação psicológica
    c.   Princípios éticos e deontológicos implicados na avaliação psicológica
    d.   A complementaridade da avaliação clínica e da avaliação estruturada com base em instrumentos 
    e.   A avaliação como um processo e os passos conducentes à emissão de diagnóstico

    2º MÓDULO: 
    A entrevista como técnica de avaliação
    a.   A entrevista global de avaliação/classificações, vantagens e limitações
    b.   A entrevista clínica
    c.   A entrevista estruturada DSM e a sua adequação
    d.   A entrevista motivacional
    e.   A entrevista de anamnese
    f.     A entrevista de exame de estado mental

    3º MÓDULO: 
    CURSO PRÁTICO EM INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - A AVALIAÇÃO MULTIAXIAL
    a.   A avaliação multi-axial segundo Achenbac
    b.   Entrevista semi-estruturada para crianças e adolescentes (SCICA)
    c.   Inventários (YSR, TRF e CBCL) e análise de convergências/divergências
    d.  Grelha de observação (DOF)
    e.  Análise integrada dos resultados da avaliação multi-axial de Achenbach


    4º MÓDULO:
    CURSO PRÁTICO O DESENHO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
    a.    Contextualização histórica e epistemológica
    b.    Interpretação do desenho quanto: forma, conteúdo, simbolismo da cor, simbolismo da distribuição espacial
    c.    O jogo como ferramenta de avaliação
    d.   As histórias como ferramenta de avaliação
    e.   As narrativas e a análise estrutural do discurso
    f.    Análise integrada dos resultados provenientes de diferentes técnicas de avaliação da criança e adolescente 


    5º MÓDULO: 
    CURSO PRÁTICO EM AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA CRIANÇA
    a.   Apresentação d Escala de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Griffiths
    b.  Sessão prática de avaliação da criança 
    c.  Elaboração de relatório de observação e avaliação 





    6º MÓDULO: 
    CURSO PRÁTICO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – Avaliação projetiva
    a.  Roberts Apperception Test for Children (RATC) – aplicação e codificação
    b.  Análise interpretativa (qualitativa e quantitativa) do RATCc.      






    7º MÓDULO: 
    CURSO PRÁTICO EM AVALIAÇÃO COGNITIVA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
    a.    Matrizes de Raven – Apresentação, Aplicação e Interpretação
    b.    Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
    c.    Administração da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
    d.  Cotação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
    e.  Protocolo de uma criança em idade escolar.
    f.  Protocolo de um adolescente.
    g.  Elaboração de relatório de observação e avaliação cognitiva (WISC-III).

    8º MÓDULO: 
    AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO GLOBAL

    a.   Personalidade (NEO-PI-R)
    b.   Ansiedade (STAI)
    c.   Emoções (TAS-20)
    d.   Estilo interpessoal (EVA)
    e.   O relatório de avaliação psicológica


    9º MÓDULO:
    AVALIAÇÃO CLÍNICA PSIQUIÁTRICA – DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS
    a.  Os parâmetros a avaliar
    b.  Construção/Condução da entrevista
    c.   Entrevista com outros significativos
    d.   O auto-registo
    e.   Avaliação quantitativa e provas biológicas
    f.     Análise funcional

    10º MÓDULO: 

    AVALIAÇÃO FORENSE CRIMINAL
    a.   Avaliação de vítimas de crime
    b.   Avaliação de ofensores criminais

    11º MÓDULO: 
    Avaliação neuropsicológica
    a.  Neurofisiologia do sistema nervoso central
    b.   A entrevista estruturada de Luria
    c.    Avaliação neuropsicológica de Luria-Nebraska
    d.    Exames complementares 

    12º MÓDULO: 
    Análise e discussão de casos
    a.   Apresentação, análise e discussão de um trabalho prático realizado pelos formandos

Outro curso relacionado com Psicologia - Todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |