Home>Pós-graduação>Psicologia - Todas>Porto - Cidade>Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição - Porto - Cidade - Porto
 

Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição

Centro: Instituto CRIAP
Método: Presencial
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Instituto CRIAP

Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição - Porto - Cidade - Porto

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
Concelho
País
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Instituto CRIAP, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Congresso Medicina Legal e Psicologia Forense
I Congresso Internacional Crime, Justiça e Sociedade.
Conferencia no PROFILING GEOGRÁFICO
Imagens - Instituto CRIAP:
Instituto CRIAP Porto Foto
Instituto CRIAP Porto Foto
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro Instituto CRIAP Porto - Cidade Foto
Foto Centro Instituto CRIAP Porto - Cidade
Instituto CRIAP Porto Foto
Foto Instituto CRIAP Porto
Centro Instituto CRIAP Porto Foto
Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição - Porto - Cidade - Porto Comentários sobre Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Infância à Idade Adulta - 2ª edição - Porto - Cidade - Porto
Objectivos:
A avaliação psicológica em crianças, adolescentes e jovens adultos reveste-se de especificidades que importa salientar. Por isso, o curso contempla, essencialmente, os pontos seguintes: questões fundamentais da avaliação psicológica; instrumentos, técnicas e estratégias de avaliação psicológica; particularidades da avaliação de menores; domínios e contextos da avaliação psicológica (infância, adolescência e adultez); particularidades do relatório de avaliação psicológica.


O curso tem como objectivo geral dotar os profissionais e estudantes da área da Psicologia de competências de recolha e organização da informação necessária e pertinente para o processo de avaliação psicológica.
Dirigido a:
Estudantes Finalistas Universitários e Licenciados em Psicologia; Aconselhamento Psicossocial; Psiquiatras e Internos de Psiquiatria; Pedopsiquiatras e Internos de Pedopsiquiatria e / ou áreas afins ou equivalente legal.
Conteúdo:
PORTO | 11 de Abril de 2014
Coordenação Científica: Professora Doutora Ana Isabel Sani, Professora Doutora Laura Nunes


Destinatários:
 Psicólogos. Estudantes Finalistas e Licenciados em Psicologia.


1º MÓDULO: 
Avaliação psicológica – Conceitos e contexto
a.  Contextualização: o passado, o presente e o futuro da avaliação psicológica
b.  Modelos e domínios da avaliação psicológica
c.   Princípios éticos e deontológicos implicados na avaliação psicológica
d.   A complementaridade da avaliação clínica e da avaliação estruturada com base em instrumentos 
e.   A avaliação como um processo e os passos conducentes à emissão de diagnóstico

2º MÓDULO: 
A entrevista como técnica de avaliação
a.   A entrevista global de avaliação/classificações, vantagens e limitações
b.   A entrevista clínica
c.   A entrevista estruturada DSM e a sua adequação
d.   A entrevista motivacional
e.   A entrevista de anamnese
f.     A entrevista de exame de estado mental

3º MÓDULO: 
CURSO PRÁTICO EM INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA - A AVALIAÇÃO MULTIAXIAL
a.   A avaliação multi-axial segundo Achenbac
b.   Entrevista semi-estruturada para crianças e adolescentes (SCICA)
c.   Inventários (YSR, TRF e CBCL) e análise de convergências/divergências
d.  Grelha de observação (DOF)
e.  Análise integrada dos resultados da avaliação multi-axial de Achenbach


4º MÓDULO:
CURSO PRÁTICO O DESENHO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
a.    Contextualização histórica e epistemológica
b.    Interpretação do desenho quanto: forma, conteúdo, simbolismo da cor, simbolismo da distribuição espacial
c.    O jogo como ferramenta de avaliação
d.   As histórias como ferramenta de avaliação
e.   As narrativas e a análise estrutural do discurso
f.    Análise integrada dos resultados provenientes de diferentes técnicas de avaliação da criança e adolescente 


5º MÓDULO: 
CURSO PRÁTICO EM AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NA CRIANÇA
a.   Apresentação d Escala de Avaliação do Desenvolvimento Mental de Griffiths
b.  Sessão prática de avaliação da criança 
c.  Elaboração de relatório de observação e avaliação 





6º MÓDULO: 
CURSO PRÁTICO NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA – Avaliação projetiva
a.  Roberts Apperception Test for Children (RATC) – aplicação e codificação
b.  Análise interpretativa (qualitativa e quantitativa) do RATCc.      






7º MÓDULO: 
CURSO PRÁTICO EM AVALIAÇÃO COGNITIVA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
a.    Matrizes de Raven – Apresentação, Aplicação e Interpretação
b.    Apresentação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
c.    Administração da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
d.  Cotação da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III)
e.  Protocolo de uma criança em idade escolar.
f.  Protocolo de um adolescente.
g.  Elaboração de relatório de observação e avaliação cognitiva (WISC-III).

8º MÓDULO: 
AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO GLOBAL

a.   Personalidade (NEO-PI-R)
b.   Ansiedade (STAI)
c.   Emoções (TAS-20)
d.   Estilo interpessoal (EVA)
e.   O relatório de avaliação psicológica


9º MÓDULO:
AVALIAÇÃO CLÍNICA PSIQUIÁTRICA – DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS
a.  Os parâmetros a avaliar
b.  Construção/Condução da entrevista
c.   Entrevista com outros significativos
d.   O auto-registo
e.   Avaliação quantitativa e provas biológicas
f.     Análise funcional

10º MÓDULO: 

AVALIAÇÃO FORENSE CRIMINAL
a.   Avaliação de vítimas de crime
b.   Avaliação de ofensores criminais

11º MÓDULO: 
Avaliação neuropsicológica
a.  Neurofisiologia do sistema nervoso central
b.   A entrevista estruturada de Luria
c.    Avaliação neuropsicológica de Luria-Nebraska
d.    Exames complementares 

12º MÓDULO: 
Análise e discussão de casos
a.   Apresentação, análise e discussão de um trabalho prático realizado pelos formandos

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Psicologia - Todas: