Especialização em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/NEE - Online

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  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em Qualquer Parte Em Formato E-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros).

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;

    - Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;

    - Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;

    - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;

    - Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Educação Inclusiva - Enquadramento Legal (5 horas)

    • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
    • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
    • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho

    Módulo 2: Objetivos da Educação Inclusiva (10 horas)

    • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
    • Educação inclusiva vs Educação especial
    • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
    • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
    • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença

    Módulo 3: Público-Alvo da Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (4 horas)

    • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
    • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
    • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
    • Práticas pedagógicas e didáticas

    Módulo 4: Constituição e Competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (2 horas)

    • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
    • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
    • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

    Módulo 5: Avaliação Psicológica no Âmbito das NEE (10 horas)

    • O que é a avaliação psicológica?
      • Preparar o contexto
      • Receber a criança
      • Estratégias de comunicação não-verbal
      • Comunicação direta com a criança
      • Exame físico da criança
      • Recapitulando
      • Entrevista com a criança: particularidades
      • Entrevista com o adolescente: particularidades
    • Administração de testes psicológicos
      • Críticas ao método dos testes
      • Vantagens do uso de testes psicológicos
      • Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
    • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
    • Instrumentos de Avaliação Psicológica

    Módulo 6: Abordagem Neuropsicológica das NEE/Perturbações do Desenvolvimento (30 horas)

    As Funções executivas

    • Funções executivas – enquadramento teórico
      • Funções executivas – modelos
      • Funções executivas – anatomia
      • Principais funções cognitivas
      • Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
      • Funções Executivas – avaliação

    Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação

    • Perturbações Globais do Desenvolvimento
    • Dificuldades de Aprendizagem: conceito
      • Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
      • Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação

    Módulo 7: Instrumentos na Avaliação Psicológica das NEE (25 horas)

    • Instrumentos na avaliação psicológica
      • A entrevista
      • Observação
      • Testes psicológicos
    • Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
      • Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
      • Instrumentos de Avaliação Educacional
      • Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
      • Instrumentos de Avaliação de Aptidões
      • Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
      • Instrumentos de Avaliação da Inteligência
      • Instrumentos de Avaliação da Personalidade

    Módulo 8: Intervenção Precoce (24 horas)

    • Conceito e respetiva evolução
    • Intervenção Precoce: o que é?
    • Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
      • Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
    • Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
    • Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
      • Ciclo de intervenção
    • Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção

    Módulo 9: As NEE e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (30 horas)

    • Evolução Histórica da CIF
    • Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
    • Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF

    Módulo 10: Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, Recursos Específicos e Níveis de Intervenção (30 horas)

    • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
    • Medidas Universais
    • Medidas Seletivas
    • Medidas Adicionais
    • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
    • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
    • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
    • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
    • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
    • Plano de Saúde Individual
    • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
    • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
    • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
    • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
    • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
    • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

    Módulo 11: Projeto Final (60 horas) 

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

    6. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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