Pós-Graduação em Formação de Formadores em Trauma, Emergência e Catástrofe

Solicite informação sem compromisso CESPU, Formação S.A.

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Formação de Formadores em Trauma, Emergência e Catástrofe - Presencial - Paredes - Porto

  • Objectivos
    Pretende-se que no final do curso de Formação de Formadores em Emergência Trauma e Catástrofe, os formandos que concluam com aproveitamento devam ser capazes de:


    Distinguir os sistemas de formação, bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos, através de:

    Caracterização dos sistemas de formação adequados á formação em Trauma Emergência e Catástrofe;

    Discriminação das competências exigíveis ao formador nos cursos em que intervém;

    Auto-avaliação face ao perfil de competências desejável.

    Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, através da:

    Definição de objectivos pedagógicos, em termos operacionais;

    Escolha e aplicação dos métodos e das técnicas pedagógicas mais adequados aos objectivos, ao público-alvo e ao contexto de formação;

    Selecção, concepção e adequação dos recursos didácticos em suportes diversificados, em função da estratégia pedagógica adoptada;

    Construção e aplicação de instrumentos de avaliação, em função dos objectivos que foram previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a Eficiência e a eficácia da formação;

    Elaboração de um plano de sessão de formação;

    Estabelecimento de uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem.

    Aquisição de competências teórico práticas nas áreas de Emergência Trauma e Catástrofe com o Objectivo de possuir um suporte Teórico Pratico facilitador das necessidades para exercer as funções de formador nas áreas atrás citadas no Instituto de Treino em Emergência.
  • Dirigido a
    Licenciados em Enfermagem.
  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Formação de Formadores em Trauma, Emergência e Catástrofe

    UC I – MÓDULO I – MODELOS DE CONCEPÇÃO DE CURSOS

        Objectivos Pedagógicos, Gerais e Específicos
        Conteúdos Programáticos
        Modalidades, Metodologias e Técnicas de Formação
        Definição de Materiais e Recursos Pedagógicos
        Metodologias de Avaliação
        Carga Horária e Cronogramas
        Documentação de Suporte.
        Definição dos Grupos de trabalho e respectivas tarefas a cumprir.


    UC II – FORMAÇÃO EM EMERGÊNCIA

        Via-Aérea Avançada
        Electocardiografia Avançada
        Emergências Cardio Pulmonares
        AVC
        Síndrome Coronário Agudo
        Princípios de Ventilação Mecânica
        Princípios de Ventilação não Invasiva
        Algoritmos em SBV
        Algoritmos em DAE
        Algoritmos em SAV
        Algoritmos Peri-Paragem
        Farmacologia em Emergência I


    UC III – FORMAÇÃO EM TRAUMA

        Cinemática do Trauma
        Via-Aérea Difícil
        Choque
        Neurotrauma
        Trauma Torácico
        Trauma Abdominal
        Trauma Musculo Esquelético
        Avaliação Primária e Secundária do Politraumatizado
        Radiologia em Trauma
        Centros de Trauma
        Farmacologia em Emergências II
        Meios auxiliares de Diagnóstico


    UC IV – FORMAÇÃO EM MEDICINA DE CATÁSTROFE

        Generalidades em Catástrofe
        O Sistema Americano
        O Sistema Anglo Saxónico
        O Sistema Português
        Sistemas de Triagem Primária
        Sistemas de Triagem Secundária
        Organização no Terreno
        Nuclear Radiológico e Químico
        Matérias perigosas


    UC V – FORMAÇÃO EM GESTÃO DE CRISES

        Metodologias de Formação ITE
        Exercícios Práticos em Trauma
        Exercícios Práticos em Emergência
        Exercícios Práticos em Catástrofe


    UC VI – SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS FINAIS

        Apresentação dos trabalhos finais em Seminário


    UC VII – FORMAÇÃO DE TUTORES ONLINE

        A plataforma de e-Learning
        Regras de comunicação online
        Introdução ao e-Learning
        Tipos de comunicação e interacção online
        Papéis e competências do e-tutor
        Interacções nos Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)
        e-Actividades & e-Conteúdos
        Planeamento de um curso (Plano de Aprendizagem)
        Desenhar o curso na plataforma de e-Learning.
        O Roteiro de Aprendizagem


    UC OPCIONAL

        CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM “The Difficult Airway Course”
        CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES EM “Advanced Pediatric Life Support”

Outro curso relacionado com urgências médicas e sanitárias

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |