Pós-Graduação em Gerontologia Social

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Gerontologia Social - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Esta pós-graduação pretende: * Aprofundar os padrões teórico-metodológicos do envelhecimento, identificando as várias perspectivas de análise subsequentes e compreender o processo de intervenção gerontológica numa abordagem multidisciplinar; * Conceptualizar a intervenção gerontológica no âmbito da política social e compreender as orientações da intervenção do Estado nesta área e as recomendações europeias; * Compreender o papel dos equipamentos sociais e de saúde para a concretização da política gerontológica e analisar as suas fragilidades e potencialidades no prosseguimento de padrões de qualidade; * Reflectir sobre as dimensões ético-deontológicas da intervenção; * Qualificar profissionais que desenvolvam a sua actividade nesta área e construir boas práticas de intervenção em Gerontologia Social.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Gerontologia Social
  • Conteúdo
    Apresentação

    A Gerontologia Social, ciência relativamente recente em Portugal, mas em franco processo de expansão, está associada a fenómenos e a processos de envelhecimento nas sociedades desenvolvidas. Constitui-se enquanto “conhecimento activo” que permite simultaneamente conhecer os fenómenos e agir sobre eles, possibilitando o prolongamento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, de acordo com padrões de qualidade, nos quais estão implícitos não só as necessidades básicas, mas igualmente direitos, liberdades e garantias.

    A Pós-Graduação em Gerontologia Social pretende fomentar esta área do conhecimento, desenvolver as suas teorias, métodos e técnicas de intervenção numa óptica multidisciplinar e holística, integradora das dimensões: biológicas, psicológicas, sociais, culturais, espirituais, económicas e políticas. Interessa compreender a relação entre as pessoas idosas, as famílias, as organizações e a comunidade, constituindo esta formação um imperativo ético-profissional para os que desenvolvem actividade nesta área, quer em equipamentos sociais, de saúde ou outros, a nível preventivo, de reabilitação de curto e de longo termo e paliativo. Pretende-se aprofundar, debater, reflectir e definir estratégias de acção concertadas, integradas e proactivas que possibilitem um “novo conhecimento” e a construção de “boas práticas gerontológicas”.

    Competências

    Capacidade de utilizar conhecimentos:

    implícitos nos conceitos fundamentais das teorias, metodologias e técnicas gerontológicas;
    sobre os principais aspectos do envelhecimento (físicos, psicológicos, sociais, culturais, espirituais e políticos);
    sobre as orientações das políticas que enquadram o apoio social e de saúde a idosos e a pessoas dependentes em Portugal e na Europa;
    sobre a forma de crítica às teorias, metodologias e políticas gerontológicas;
    para elaborar avaliações diagnósticas sociais das dimensões gerontológicas quer dos utilizadores dos suportes, quer das organizações, onde desenvolvem a actividade profissional;
    para criticar e construir instrumentos de intervenção e avaliação gerontológica (escalas e grelhas) mediante padrões de qualidade de vida promotores da autonomia e independência;
    para reflectir e elaborar projectos de intervenção para melhorar as práticas nas organizações sociais mediante padrões de qualidade substantivos.

    Saídas Profissionais

    Formação especializada em Gerontologia Social destinada a profissionais - Técnicos, Consultores e Decisores - das áreas de Intervenção Social e da área da Saúde, entre outras. Abordagem transdisciplinar, das problemáticas inerentes ao envelhecimento, aos níveis: familiar, local, institucional e como fenómeno global.

Outro curso relacionado com gerontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |