Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação (Lisboa)

Solicite informação sem compromisso INSPSIC - Instituto Português de Psicologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação (Lisboa) - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Conteúdo

    Pós-Graduação em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação (Lisboa)

    CERTIFICADA PELA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NEUROPSICOLOGIA


    Coordenação Científica:

    Professor Doutor Enrique Vázquez-Justo - Doutorado em Neuropsicologia; Docente da Universidade Lusíada do Porto e da Universidade Lusófona do Porto; Director do Policlínico Ebâm (Espanha); Coordenador da Unidad de Daño Cerebral de la Clinica Gaias – Santiago de Compostela (Espanha); Coordenador de projectos de investigação na área da Neuropsicologia; Orientador de teses de mestrado na área da Neuropsicologia; autor de trabalhos de investigação publicados em revistas de reconhecido prestígio internacional.

    Destinatários*:

    Licenciados em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Ciências da Saúde e/ou afins. Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e Técnicos Superior de Saúde.

    Coordenação Pedagógica:
    Dr. José Pinto Gouveia

    *Fundamentação:
    Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Neuropsicologia, só é aceite a inscrição de alunos Licenciados. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa (Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica) implica o domínio de conhecimentos específicos, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.
    Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior público ou privado poderão creditar até 18 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.

    Objectivos:

    Esta pós-graduação aborda os métodos de exploração funcional do encéfalo, correlacionáveis com os estudos da actividade nervosa complexa, bem como os meios de avaliação clínica e as técnicas de intervenção terapêutica (reestruturação/reabilitação e psicoterapia) e reintegração sócio-familiar dos pacientes com disfunções neuropsicológicas. Pretende dotar os formandos de competências fundamentais para a prática clínica da neuropsicologia.

    Competências a Adquirir:

    Formação científica completa, rigorosa, actualizada e prática em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
    Competências de avaliação clínica e diagnóstico.
    Competências técnicas específicas de reabilitação.
    Capacidade de avaliação dos resultados da intervenção.
    Desenvolvimento de capacidade reflexiva crítica.

    Metodologia de Ensino:

    A Metodologia de ensino assentará no método expositivo (teórico), visualização comentada de DVDs temáticos, estudo de protocolos clínicos inerentes a cada disfunção e análise de casos.

    Metodologia de Avaliação:
    - Assistência e participação mínima de 75% da duração do curso.
    - Avaliação contínua (mini-avaliação no final de cada módulo).
    - Realização e defesa de um trabalho escrito, coordenado pelo Professor Doutor Enrique Vásquez-Justo.

    Plano Curricular:

    1º Módulo (8 horas)
    Fundamentos neuroanatómicos do funcionamento cerebral:
    Organização anatómica e fucional do Sistema Nervoso Central.
    O encefalo: anatomia e areas funcionais.
    Bases biológicas da actividade cognitiva.

    2º Módulo (8 horas)
    Aplicação da Neuroimagem Funcional em Neuropsicologia:
    Magnetoencefalografía.
    Ressonância Magnética Funcional.
    PET.
    SPECT.

    3º Módulo (8 horas)
    Procedimento geral de avaliação Neuropsicológica:
    A entrevista neuropsicológica.
    Avaliação da funcionalidade.


    4º Módulo (32 horas)
    Avaliação Neuropsicológica:
    Avaliação Neuropsicológica da atenção e orientação.
    Avaliação Neuropsicológica da memória.
    Avaliação Neuropsicológica da linguagem.
    Avaliação Neuropsicológica das funções espaciais, perceptivas e constructivas.
    Avaliação Neuropsicológica da função motora.
    Avaliação Neuropsicológica da velocidade de procesamento.
    Avaliação Neuropsicológica da função executiva.

    5º Módulo (24 horas)
    Reabilitação Neuropsicológica:
    Principios gerais de Reabilitação Neuropsicológica.
    Elaboração de um programa de Reabilitação Neuropsicológica.
    Reabilitação Neuropsicológica das diferentes funções cognitivas.
    Tecnologia aplicada à neuro-reabilitação.

    6º Módulo (16 horas)
    Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na infância.

    7º Módulo (8 horas)
    Intervenção Psicoterapeutica em Pacientes com Dano Cerebral: O paciente e a família.

    8º Módulo (8 horas)
    Procedimentos para a elaboração do relatório neuropsicológico.

    9º Módulo (24 horas)
    Estudo e análise de casos clínicos.

    10º Módulo (24 horas)
    Elaboração, desenvolvimento e defesa de um projecto de intervenção em Neuropsicologia.

    Duração: A Pós-Graduação decorrerá de 26 de Novembro de 2011 a 13 de Outubro de 2012, num total de 160 horas.

    Corpo Docente:
    Dr. Alfonso Piñón – Neuropsicólogo da Unidade de Dano Cerebral do Policlínico Êbam (Espanha). Autor de provas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

    Professor Doutor Enrique Vázquez-Justo – Doutorado em Neuropsicologia; Docente da Universidade Lusíada do Porto e da Universidade Lusófona do Porto; Director do Policlínico Ebâm (Espanha); Coordenador da Unidad de Daño Cerebral de la Clinica Gaias – Santiago de Compostela (Espanha); Coordenador de projectos de investigação na área da Neuropsicologia; Orientador de teses de mestrado na área da Neuropsicologia; autor de trabalhos de investigação publicados em revistas de reconhecido prestígio internacional.

    Professor Doutor Fernando Maestú Unturbe – Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Complutense de Madrid. Profesor titular do departamento de Psicología Básica II, Facultad de Psicología de la Universidad Complutense de Madrid. Director do Laboratório de Neurociência Cognitiva y Computacional, do Centro de Tecnología Biomédica, da Universidad Politécnica de Madrid. Realizou um estagio Pós-doutoramento na University of Texas (EUA) sob supervisão de uma das autoridades mundiais em magnetoencefalografia (MEG) o Professor Doutor Andrew Papanicolaou.

    Investigador convidado por numerosos Institutos de prestígio internacional como o Instituto Karolinska da Suecia ou o Instituto Max Plank na Alemanha para comunicar os resultados das suas investigações assim como para dar conferências plenárias em diferentes congressos internacionais como o congresso anual do BIOMAG ou da ISACM ou também em diferentes universidades como a Universidade de Utah ou a Universidade de Amsterdam. Participou como autor ou co-autor em mais de 100 trabalhos em revistas de reconhecido prestigio internacional. Foi vice-presidente da Sociedad Española de Psicofisiología e actualmente faz parte de direcção da International Society for Advanced Clinical MEG.

    Professor Doutor Góis Horácio – Neuropsicólogo; Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Docente da Universidade Lusíada de Lisboa e Coordenador da Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa Ocidental (CHPLO).

    Doutor Javier Chirivella Garrido – Neuropsicólogo; Chefe do Serviço de Daño Cerebral
    Hospitales NISA. Fundação Instituto Valenciano de Neurorrehabilitación. Autor de numerosos trabalhos de reconhecido prestígio internacional no âmbito da neuro-reabilitação.

    Prof. Dr. Manuel Domingos - Neuropsicólogo. Docente da Universidade Lusíada de Lisboa. Coordenador da Unidade de Neuropsicologia de Intervenção do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL). Presidente da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.

    Dr. Nuno Dias Pereira - Neuropsicólogo Clínico - Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. - Serviço de Neurologia. Especialização em Neuropsicologia Clínica. Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais em Doentes com Lesão Encefálica - SPNP/HMB. Neuropsicólogo responsável pela supervisão de estágios na área da neuropsicologia. Experiencia profissional no âmbito hospitalar na área da neuropsicologia. Proponente e fundador da Unidade de Neuropsicologia de Intervenção do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Pólo Miguel Bombarda. Presidente da Mesa de Assembleia da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia. Membro integrante do “Grupo de Estudos de Défices Cognitivos e Demência” do Hospital Miguel Bombarda. Membro da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia. Membro da Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia. Membro integrante do grupo de trabalho para a creditação da Neuropsicologia em Portugal – Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia.

    Professora Doutora Nuria Paul – Neuropsicóloga do Grupo Hospital de Madrid (GHM) e da Unidad de Neurorrehabilitación del Hospital de Sanchinarro (GHM). Profesora do Departamento de Psiquiatría y Psicología Médica, Facultad de Medicina de la Universidad Complutense. Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid. Profesora do Máster en Neuropsicología Cognitiva e do Máster de Neuropsicología Infantil da Facultad de Psicología de la Universidad Complutense. Investigadora em diferentes projectos de investigação financiados por Obra Social de Caja Madrid, Ministerio de Ciencia y Tecnología, Fundación Médica Mutua Madrileña, IMSERSO y Mapfre Medicina, tanto no âmbito da neuropsicología como no da terapia com familias de pacientes con dano cerebral ou no da neurorehabilitação.


    Professora Doutora Sara Fernandes - Doutorada pela Universidade de Salamanca (Espanha); Docente da Universidade Lusíada Porto. Realizou um estágio pré-doutoramento no Centro de Magnetoencefalografia da Universidade Complutense de Madrid.

    Dr. Alfonso Piñón – Neuropsicólogo da Unidade de Dano Cerebral do Policlínico Êbam (Espanha). Autor de provas de avaliação e reabilitação neuropsicológica.

    Outros docentes convidados vinculados à neuropsicologia nas vertentes clínica e docente, nacionais e internacionais, de reconhecido prestígio internacional.

    Número de vagas: 30

    Calendarização:

    15 e 29 de Setembro de 2012;
    13 de Outubro de 2012.

    Nota: datas sujeitas a eventuais alterações.

    Horário: Sábados – 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

    Local de Realização: Lisboa


    Investimento:

    - Inscrição e propina: 220 € no acto de inscrição e 12 mensalidades de 115€.

    - Pronto pagamento beneficia de 10%** de desconto (160 €).

    - Estudantes universitários beneficiam de 5%** de desconto, mediante comprovativo.

    Custo total: 1600 €
    **Descontos acumuláveis entre si, podendo perfazer um limiar máximo de 15%.

    Pagamentos (opções):

    - Numerário
    - Vale de Correio
    - Cheque à ordem de INSPSIC
    - Transferência (NIB: 0033 0000 454115328 05 05) - (o comprovativo de transferência deverá ser remetido via e-mail, Fax ou CTT).
    Nota: Só serão consideradas inscrições acompanhadas do respectivo pagamento ou comprovativo do mesmo).

    Documentação necessária para validação da inscrição:

    Ficha de inscrição;
    CV;
    Certificado de habilitações;
    Fotocópia de BI / Cartão do Cidadão ou Passaporte.
    NIF (Número de Identificação Fiscal;
    Se licenciado por Bolonha, comprovativo de frequência de mestrado;
    Envio do comprovativo da Inscrição.

    Critérios de selecção:

    - Análise Curricular, e;
    - Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição);
    - Entrevista


    Observações:

    (1) A data Limite de candidaturas e inscrições poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes;
    (2) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta Pós-Graduação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto Português de Psicologia;
    (3) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a mesma for comunicada até 10 dias antes da data agendada para o início da formação;
    (4) No caso de optar pelo pagamento fraccionado das propinas, o mesmo deverá ser efectuado até ao dia 10 de cada mês, após início da formação;
    (5) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na Cidade de Lisboa;
    (6) Todos os valores incluem IVA à taxa legal em vigor;
    (7) Todos os alunos e ex-alunos do Instituto Português de Psicologia beneficiam de 5% de desconto nas sessões de Orientação Científica e de Supervisão Clínica.

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |