Pós-Graduação em Monitorização de Sistemas Ambientais

Solicite informação sem compromisso IPS - Instituto Politécnico de Setúbal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Monitorização de Sistemas Ambientais - Presencial - Setúbal - Setúbal - Setúbal

  • Dirigido a
    Licenciados com formação e/ou experiência profissional na área de instrumentação e controlo de processos, e na área de engenharia do ambiente, provenientes da industria, instituições académicas, serviços públicos/ governamentais, ou com interesse técnico-científico pelas actividades de monitorização ambiental.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Monitorização de Sistemas Ambientais
  • Conteúdo

    Conteúdos Programáticos

    Química Ambiental
    Noções de cálculos estequiométricos. Química da água: conceitos de ácido base, oxidação redução, solubilidade e de complexação. Química do ar: principais processos fotoquímicos, efeito de estufa e chuvas ácidas. Química dos solos: factores que afectam a composição de um solo, poluentes e principais reacções. Química orgânica ambiental: nomenclatura de compostos orgânicos e principais poluentes orgânicos. Forças intermoleculares.

    Poluição e Legislação Ambiental
    Legislação geral do ambiente; licenciamento industrial. Poluição da água e legislação aplicada. Poluição do ar e legislação aplicada. Poluição gerada por resíduos, legislação aplicada. Poluição dos solos. Poluição sonora, legislação aplicada. Energia, combustíveis, gases refrigerantes. Risco industrial, substâncias e preparações perigosas; legislação aplicada.

    Metrologia
    Noções básicas de metrologia e de padrões de trabalho: referências utilizados nos laboratórios metrológicos. Fundamentos das técnicas da medição: sistemas e instrumentos da medida. Noções de incerteza, dispersão, exactidão, classe de exactidão. Métodos estatísticos em medida. Calibração e verificação dos instrumentos de medida.

    Instrumentação Industrial e Ambiental
    Introdução à instrumentação: os processos industriais, regulação manual e automática, terminologia aplicada. Sensores, transdutores e transmissores. Sinais normalizados. Técnicas utilizadas na medida de grandezas físicas e químicas: pressão, caudal, temperatura, nível, densidade, pH, condutividade, gases e turvação. Elementos finais de controlo e outros actuadores.

    Controlo Industrial
    Introdução ao controlo. Modelos de processos dinâmicos. Controlo em anel fechado. Estabilidade de sistemas de controlo. Métodos de sintonia de controladores PID. Aspectos práticos dos PID. Sistemas com atraso. Noções de sinais e sistemas discretos. Métodos de controlo avançado: controlo com modelo interno e controlo preditivo.

    Sistemas Automáticos de Medida
    Instrumentação distribuída. Sensores: analógicos, digitais e inteligentes. Redes de sensores. Interfaces de comunicação: RS232, RS422, RS485 e GPIB. Protocolo de comunicação TCP/IP (telemetria). Comunicações wireless. Linguagens de programação orientadas para nstrumentação virtual (LabVIEW, VEE, TestPoint. Placas de aquisição de dados (DAQ – Data AcQuisition).

    Biosensores
    Introdução aos biosensores, definição. Componentes do biossensor. Componentes biológicas usadas na construção do biosensor, elementos sensores. Tipos de trandutores: ópticos, electroquímicos (amperométricos, potenciométricos e condutimétricos), piezométricos, calorimétricos e capacitivos. Processos de imobilização que permitem a criação de biossensores. Tipos de equipamento, Miniaturização de biossensores.

    Métodos de Análise em Ambiente

    Modelos de Dispersão e Controlo de Poluição
    Implementar sistemas de instrumentação e controlo em processos ambientais.
    Optimizar os processos. Modelação, monitorizar e simulação de fenómenos de dispersão e transporte de poluentes em meios aquáticos e na atmosfera. Controle e modelação da poluição sonora.

Outro curso relacionado com gerenciamento ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |