Pós-Graduação em Programação e Gestão Cultural

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Programação e Gestão Cultural - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Formar competências para uma actuação na cultura nas áreas profissionais da gestão, programação, produção e divulgação culturais, criando pontos de confluência entre a investigação académica e a experiência profissional. Dar a conhecer as técnicas e os instrumentos que habilitem o desenvolvimento de projectos nas áreas das artes performativas e visuais, do património e das indústrias culturais. Fornecer um currículo multidisciplinar e competitivo para fazer face aos desafios estratégicos, organizacionais, financeiros e de inovação com que o desenvolvimento cultural está implicado.
  • Dirigido a
    Profissionais que actuem na área cultural em organizações públicas e privadas- mais especificamente nos campos da gestão, produção, ensino, promoção e divulgação de actividades culturais em organizações tais como: fundações culturais, pelouros culturais das autarquias, teatros, companhias de dança, orquestras, associações, editoras e livrarias culturais, bibliotecas e arquivos, galerias de arte, monumentos, museus, sítios arqueológicos classificados, parques temáticos culturais, centros de interpretação, etc. O curso destina-se igualmente a cidadãos com formações tangentes à cultura que pretendam, nomeadamente, fazer conversões de carreira obtendo uma formação especializada em gestão e programação cultural.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Programação e Gestão Cultural
  • Conteúdo
    Apresentação


    O curso de Pós-Graduação em Programação e Gestão Cultural é promovido pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação [ECATI] da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no sentido de desenvolver a formação e a qualificação do trabalho profissional na cultura. A sua especificidade reside na conciliação das formações em gestão cultural e em programação cultural, apostando-se na rentabilização das sinergias que estas duas áreas partilham no campo da cultura.

    Pontos fortes

    Formação especializada 
    O curso faculta uma formação especializada em programação e em gestão cultural, estando subdividido em dois grupos curriculares dedicados, respectivamente, aos «Campos da Programação Cultural» (artes performativas, arte contemporânea, fotografia, cinema, cultura visual, públicos) e aos «Campos da Gestão Cultural» (abrangendo cadeiras de formação mais técnica nas áreas da estratégia, finanças, recursos humanos, sistemas informáticos, produção, marketing e comunicação).

    Desenvolvimento de um projecto cultural
    O Plano de estudos do curso está sequenciado no sentido de providenciar os saberes e o acompanhamento necessário ao progressivo desenvolvimento durante o curso de projectos culturais com possibilidades de integração no meio contextual e transaccional da cultura, ou seja, aptos a serem propostos a organizações culturais ou pelouros culturais autárquicos. Nesse sentido, uma parte significativa da estrutura curricular e dos seus respectivos docentes acompanha a progressão do projecto e avalia-o no âmbito da sua área de especialidade.

    Avaliações centradas no projecto
    De forma a potenciar a qualidade dos projectos desenvolvidos durante o curso, as avaliações da maior parte das cadeiras (ou «unidades curriculares») incidirão sobre o projecto, conseguindo-se, deste modo, delimitar o mais possível os momentos de avaliação e, assim, optimizar o trabalho final dos alunos.

Outro curso relacionado com conservação histórica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |