Mestrado em Políticas Públicas e Bem-Estar Social

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Políticas Públicas e Bem-Estar Social - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O curso de mestrado em Políticas públicas e bem-estar social, pretende, no âmbito do enquadramento do Processo de Bolonha, abrir novas vias para a análise, investigação e estudo quer em contexto teórico quer em contexto prático. Neste sentido, e num quadro interdisciplinar, procura-se avaliar a importância da intervenção no domínio político-social com especial relevância para a esfera de intervenção do Estado quer como regulador quer como interventor no processo. Este mestrado procura assim romper com a linha clássica da intervenção social, para capacitar os alunos enquanto profissionais ou futuros profissionais para avaliação e decisão no espaço das políticas públicas e, por essa via, na investigação e intervenção sócio-política. Poder-se-á dizer que este curso procura ocupar um espaço que se encontrava em aberto na formação do capital humano, na área das ciências sociais, e que se pauta pela qualidade temática das suas unidades curriculares, concentrado no estudo das políticas públicas sectoriais ligadas à esfera da intervenção social. A sua orientação é a de formar especialistas capazes de entender o como e o porquê das decisões públicas e para executar soluções para os complexos e variados problemas sociais que se colocam a Portugal, em particular, e à União Europeia, em geral.
  • Dirigido a
    São admitidos no curso os titulares de licenciatura em serviço social, em ciência política, em direito, em sociologia, em relações internacionais ou em qualquer outro domínio das ciências sociais.
  • Titulação
    Especialista em Políticas Públicas e Bem-Estar Social
  • Conteúdo
    O curso de mestrado visa como objectivos gerais a formação aprofundada na área científica do serviço social e a qualificação para a investigação científica.

     São objectivos específicos do curso:


     1. Qualificar para a docência e pesquisa em serviço social;

    2. Propiciar condições para a formação específica aprofundada nos domínios da teoria e do conhecimento em serviço social, do debate ético-deontológico, das questões sociais emergentes, das políticas sociais, das estratégias e metodologias específicas de intervenção em serviço social;

    3. Estimular a publicação dos resultados da produção científica de serviço social.

    Neste sentido, o mestrado em Políticas públicas e bem-estar social visa atingir dois perfis principais a nível de pós-graduação: a formação de docentes-investigadores e a qualificação profissional de interventores sociais nos principais domínios de intervenção dos assistentes sociais e das políticas sociais, potenciando quer a competência interventiva quer a competência investigativa no quadro da acção profissional.


    Unidade Curricular

    1º Semestre
    Bem-Estar social e pobreza
    Metodologias a intervencao em políticas públicas
    Gestao e administracao de instituicoes públicas
    Políticas redistributivas

    2º Semestre
    Políticas de proteccao Social
    Políticas de educação e empreendedorismo
    Avaliação e gestão de projectos
    Seminário de investigação

    3.º e 4.º Semestres
    Projecto de investigação

Outro curso relacionado com política

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |