Especialização em Psicologia Escolar - Online

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  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à prática do exercício da psicologia no âmbito escolar e intervenção socioeducativa, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia). Complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da psicologia escolar e intervenção socioeducativa (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, Educadores Sociais, entre outros).

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

    • Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem;

    • Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo;

    • Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos;

    • Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos;

    • Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos;

    • Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar;

    • Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção;

    • Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção sócio-educativa;

    • Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária. 

    5. SAÍDAS PROFISSIONAIS

    Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia:

    • Psicólogo escolar

    • Reinserção Social

    • Elaboração de programas educativos

    • Orientação vocacional

    • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil

    • Integração em equipas dos Centros Qualifica

    Para outras áreas de formação superior:

    • Reinserção Social

    • Elaboração de programas educativos

    • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil

    • Integração em equipas dos Centros Qualifica

    6. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Psicologia da educação escolar (20 horas)

    • A Psicologia da Educação Escolar
    • Abordagem Concetual
    • Perspetiva Histórica e Delimitação Concetual
    • Origem Concetual
    • A problemática da Identidade e o Estatuto Epistemológico
    • Alvos de Intervenção da Psicologia da Educação Escolar
    • Consulta Vocacional em Contexto Escolar
    • Locais, Espaços de Intervenção
    • Domínios de Intervenção
    • Intervenção do Psicólogo da Educação Escolar
    • Tipos de Intervenção
    • Os Objetivos da Intervenção do Psicólogo
    • Avaliação na Psicologia da Educação Escolar
    • Os objetivos da Avaliação Psicológica
    • Competências do psicólogo da Educação Escolar
    • Funções do psicólogo da Educação Escolar
    • Tarefas do Psicólogo Escolar
    • Intervenção no Contexto Escolar

    Módulo 2: Orientação vocacional jovens e adultos (30 horas)

    • Os Modelos Teóricos em Orientação Vocacional
    • História da Orientação Vocacional
    • Alguns Indicadores sobre a Situação da Orientação Vocacional em Portugal
    • Definição e Características do Processo de Orientação Vocacional
    • Definição de Orientação Vocacional
    • O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Básico
    • Intervenção do SPO em OV no Âmbito dos CEF
    • O SPO e a Orientação Vocacional no 3º Ciclo
    • O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Secundário
    • Papel dos diversos Agentes Educativos (Psicólogos e Professores) em contexto Escolar na Orientação Escolar e Profissional
    • Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em Meio Escolar no âmbito da orientação ao longo da vida, considerando os diferentes ciclos, níveis e modalidades de educação e ensino (Pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, e profissional)?
    • Qual o Papel da Psicologia e Orientação em Meio Escolar na Promoção do Sucesso Educativo?
    • Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em meio escolar na aprendizagem ao longo da vida?
    • Como pode a Psicologia e Orientação em meio escolar intervir na resposta à diversidade?
    • A Psicologia e Orientação em Meio Escolar: Um Recurso da Escola
    • Exemplo de um Programa de Orientação Escolar e Profissional para o 9º ano de escolaridade 

    Módulo 3: Bullying (25 horas)

    • A agressividade
    • O bullying
    • O bullying na escola
    • O cyberbullying
    • Dos estudos às linhas para a intervenção
    • Debate e criação de plano de intervenção

    Módulo 4: Classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde (cif) (25 horas)

    • Evolução histórica da CIF
    • Estrutura, organização e funcionamento da CIF
    • Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF

    Módulo 5: Dificuldades de aprendizagem (40 horas)

    • Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
    • Perspetiva Histórica no Estudo das Dificuldades de Aprendizagem
    • Os antecedentes históricos no estudo das DA
    • A psicologia das Dificuldades de Aprendizagem como área científica
    • Definição e Classificação das Dificuldades de Aprendizagem
    • Os problemas à volta da definição de DA
    • A classificação das DA
    • Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem
    • Os principais fatores etiológicos das DA
    • A relevância etiológica para o diagnóstico e a intervenção nas DA
    • Diagnóstico Psicopedagógico e Dificuldades de Aprendizagem
    • As várias perspetivas diagnósticas
    • Um modelo de avaliação psicopedagógica das DA
    • Adaptações Curriculares e Dificuldades de Aprendizagem
    • A importância das adaptações curriculares nas DA
    • Intervenção Educativa nas Dificuldades de Aprendizagem
    • A intervenção nas dificuldades de aprendizagem específicas

    Módulo 6: Treino de competências de estudo (30 horas)

    • Desenvolvimento e aprendizagem na criança
    • Programas de desenvolvimento de competências de estudo
    • Desenvolvimento de competências pessoais e sociais
    • Métodos de estudo
    • Programas de promoção cognitiva

    Módulo 7: Programas de ação educacional e escolar (30 horas)

    • Promoção de competências pessoais e sociais
    • Métodos de estudo
    • Estimulação cognitiva
    • Gestão emocional
    • Educação sexual
    • Prevenção de comportamentos de risco (bullying, consumo de substâncias psicoativas...)
    • Educação parental

    Módulo 8: Delinquência juvenil (20 horas)

    • O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno
    • Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade
    • Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo
    • A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil
    • Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes
    • O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente

    Módulo 9: Prevenção do crime e da delinquência (20 horas)

    • Crime, Sociedade e Segurança Interna
    • Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação
    • Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica
    • Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores
    • Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying
    • Intervenção para Agressores e Delinquentes

    Módulo 10: Projeto final (60 horas)

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Psicologia Escolar, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

    7. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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