Especialização em Psicomotricidade Clínica - Online

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  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura.
    Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa, Gerontologia, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.

    3. OBJETIVOS GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho, ao nível da prática clínica da psicomotricidade.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida;

    - Identificar as desordens e distúrbios psicomotores com o propósito de estabelecer uma intervenção adequada e qualificada;

    - Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital;

    - Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.

    5. SAÍDAS PROFISSIONAIS 

    Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas Multidisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.

    6. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Bases neuropsicológicas da psicomotricidade (30 horas)

    • Psicomotricidade
    • Neuropsicologia
    • Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
    • Fatores psicomotores
    • Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
    • Relatório de Observação Psicomotora
    • Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores

    Módulo 2: Desenvolvimento psicomotor e perturbações psicomotoras (25 horas)

    • Conceito de desenvolvimento psicomotor
    • Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
    • Conceito de perturbações psicomotoras
    • EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
    • Principais perturbações psicomotoras
    • Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras

    Módulo 3: Psicomotricidade – bases fisiológicas e orgânicas (20 horas)

    • Sistema Psicomotor Humano
    • Fatores Psicomotores
      • Tonicidade
      • Equilíbrio
      • Esquema Corporal e Noção do Corpo
      • Orientação Espacial
      • Orientação Temporal
      • Coordenação Motora Global e Fina
    • Sistema Esquelético
      • Conceitos-Base
      • Funções do Sistema
      • Componentes do Sistema
      • Principais Ossos do Esqueleto
      • Alterações no Sistema Esquelético
    • Sistema Muscular
      • Conceitos-Base
      • Classificação dos Músculos
      • Componentes do Sistema
      • Contração Muscular
      • Alterações no Sistema Muscular

    Módulo 4: Neurofisiologia do movimento (30 horas)

    • Sistema Nervoso
    • Sistema Nervoso Central
    • Sistema Nervoso Periférico
    • Sistema Nervoso Autónomo
    • Resposta Motora Voluntária
    • Unidades Funcionais de Luria

    Módulo 5: Psicomotricidade na neonatologia e infância (30 horas)

    • Desenvolvimento Humano
      • Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
    • Princípios da Aprendizagem
      • Teoria Psicanalítica
      • Teoria Maturacionista
      • Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
      • Behaviorismo ou Teoria Comportamental
      • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
      • Teoria Sociocultural
      • Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
      • A contribuição de Wallon
    • Aspetos do Desenvolvimento
      • O desenvolvimento embrionário mês a mês
      • Desenvolvimento Cognitivo
      • Desenvolvimento Motor
      • A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
      • Fatores de risco após o nascimento
      • O período pré-natal
      • O período pós-natal
      • Fatores de risco e de oportunidade
    • A Intervenção Psicomotora
      • A importância do jogo
      • Conceito de período sensível
      • O papel do Psicomotricista

    Módulo 6: Abordagem da psicomotricidade para as deficiências (25 horas)

    • Deficiência e tipos de deficiência
      • Deficiência Intelectual
      • Deficiência Motora
      • Deficiência Visual
      • Deficiência Auditiva
    • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
    • Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora

    Módulo 7: Abordagem da psicomotricidade para as perturbações globais de desenvolvimento (30 horas)

    • Perturbações de Desenvolvimento
      • Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
      • Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
      • Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
      • Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
      • Tiques o Perturbação da oposição e desafio
    • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
    • Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA

    Módulo 8: Gerontopsicomotricidade e qualidade de vida (20 horas)

    • População Idosa
      • A população idosa em Portugal
      • As Teorias do Envelhecimento
    • Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
      • As alterações psicomotoras no envelhecimento
      • Alterações cognitivas no envelhecimento
      • Alterações sensoriais no envelhecimento
      • Alterações socioemocionais no envelhecimento
    • Envelhecimento Patológico
      • Demência
      • Doença de Alzheimer
      • Doença de Parkinson
    • Qualidade de Vida
      • Qualidade de Vida dos idosos
    • Alguns princípios de atuação terapêutica
      • A avaliação em Gerontopsicomotricidade
      • Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
      • As sessões de Gerontopsicomotricidade

    Módulo 9: Avaliação e diagnóstico psicomotor (30 horas)

    • Enquadramento da avaliação psicomotora
    • Entrevista e observação psicomotora
    • Avaliação psicomotora
    • Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
    • Avaliações complementares à avaliação psicomotora

    Módulo 10: Terapias e reabilitação psicomotora (20 horas)

    • Enquadramento da terapia psicomotora
    • Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
    • Terapia psicomotora na infância
    • Terapia psicomotora na idade adulta
    • Gerontopsicomotricidade

    Módulo 11: Psicomotricidade hospitalar (20 horas)

    • Psicomotricidade
      • Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
      • Psicomotricidade Relacional
    • A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
      • Saúde Mental
      • Saúde Mental Infantil e Juvenil
      • As perturbações do neurodesenvolvimento
      • Como é efetuado o encaminhamento de casos
    • Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
      • Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
      • Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
      • Perturbação Disruptiva do Comportamento
      • Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
      • Atraso Global do Desenvolvimento
      • Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
      • Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
      • Perturbação de Ansiedade
      • Perturbações da Personalidade
      • Perturbações Depressivas
    • Atividades na intervenção terapêutica
      • Relaxação e consciencialização corporal
      • Atividades expressivas através das artes
      • Atividades motoras
      • Outras atividades lúdicas

    Módulo 12: Psicomotricidade e família (20 horas)

    • A Família
      • As práticas centradas na Família
      • A Intervenção Precoce em Portugal
      • A importância dos contextos naturais
      • A família como mediadora da aprendizagem
    • Fatores de risco e de proteção
      • Fatores de risco
      • Fatores de proteção
    • A avaliação
      • Etapas do processo de avaliação
      • Instrumentos a utilizar
    • O contacto com a família na intervenção psicomotora
    • Impacto da notícia de um diagnóstico
      • O processo de luto
      • Fontes de stress para as famílias
    • Quando o doente já é adulto

    Módulo 13: Projeto final (60 horas)

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

    7. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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