Pós-Graduação em Economia Comportamental

Solicite informação sem compromisso ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Economia Comportamental - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Economia Comportamental


    Apresentação do Curso

    Julgar e decidir são duas ações que fazem parte do nosso quotidiano. Muitos dos nossos julgamentos e decisões têm consequências significativas para a nossa vida e daqueles que nos rodeiam. O conhecer os processos subjacentes à construção de julgamentos e de tomada de decisões permite-nos perceber porque nem sempre tomamos as melhores decisões e fazemos os melhores julgamentos.


    Este curso destina-se a todos os que têm uma orientação académica e/ou profissional e sentem a necessidade de conhecer e melhorar os processos de julgamento e de tomada de decisão. Com esse objetivo, esta pós-graduação aborda a questão numa dupla vertente descritiva (como decidimos) e normativa (como deveríamos decidir).


    Assim ao longo do curso, o aluno desenvolverá a sua capacidade de analisar os processos subjacentes a uma tomada de decisão e perceber como estes se afastam do que é referenciado como a estratégia racional a prosseguir.

     
    O curso levanta questões descritivas e normativas nos mais diversos contextos e em dois domínios pilares na tomada de decisão: A escolha arriscada, em que as consequências da decisão são incertas, e a escolha intertemporal, em que as consequências da decisão são diferidas no tempo. Nestas análises, não tomar decisões como devíamos (irracionalidade) consiste em não aderir a certos axiomas de decisão, resultado de processos de julgamento e decisão falaciosos.

     
    Esta ‘psicologia fria’ é complementada por ‘psicologia quente’ em redor de duas temáticas na tomada de decisão: A indecisão, em que a decisão pode não ser tomada ou ser afectada por factores irrelevantes, e decisão visceral, em que a irracionalidade consiste em agir contra os seus interesses próprios.


    Objectivos do Curso


        Analisar questões normativas e descritivas no julgamento e na tomada de decisão;
        Aprofundar modelos do julgamento e da tomada de decisão e aplicá-los a contextos genéricos e contextos aplicados.
        Analisar questões que emergem na intersecção entre as áreas disciplinares da economia e a psicologia.
        Identificar falhas da racionalidade e possibilidades de melhorar julgamentos e tomadas de decisão.

Outro curso relacionado com psicologia - aplicada

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |