Formação Avançada em Identidade e Liderança das Organizações do Terceiro Sector

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Formação Avançada em Identidade e Liderança das Organizações do Terceiro Sector

  • Objectivos A Formação Avançada em Identidade e Liderança das Organizações do Terceiro Sector pretende contribuir para a sustentabilidade deste sector, através do estímulo à reflexão sobre a razão de ser e o método de intervenção das organizações de acção social com fins não lucrativos, e da promoção de saberes e competências focalizados na sua liderança e gestão eficiente e sustentável. No fim desta formação os participantes deverão ter desenvolvido as seguintes aptidões: - Saber problematizar e operacionalizar as questões identitárias específicas de cada organização - Compreender os comportamentos individuais e as dinâmicas de equipa, com vista a estimular a respectiva identificação com a organização e a melhoria dos seus desempenhos - Saber aplicar conceitos e técnicas de liderança à gestão das respectivas organizações, percebendo-se a si próprios enquanto líderes - Saber raciocinar comunicação e reputação, no plano conceptual e no plano operacional da organização - Saber construir práticas de fundraising que contribuam para a sustentabilidade da organização
  • Dirigido a Membros das direcções, gestores, directores técnicos e outros profissionais quadros das Organizações do Terceiro Sector de Acção Social, tais como IPSS, Associações, Mutualidades, Misericórdias, etc.
  • Conteúdo

    Módulos Programáticos e ECTS 
    O Curso é composto por 8 módulos:

    Módulo I - Perspectiva crítica do terceiro Sector (6h)
    O Terceiro Sector no contexto actual. Tipos de Organizações do Terceiro Sector. Princípios e Filosofias.

    Módulo II - Identidade Organizacional (6h)
    Questões identitárias fundamentais; interacção estratégia ? identidade; construção do sentido da organização; gestão do processo identitário

    Módulo III - Carismas e Liderança (6h)
    Problemáticas da liderança; o papel da liderança no sucesso da organização; liderança em sistemas complexos.

    Módulo IV - Estilos de Liderança (6h)
    Liderar vs Gerir. ?A liderança de Serviço?.

    Módulo V - Reputação e imagem da organização (6h)
    Conceitos operativos; construção integrada de relacionamentos; multiplicidade de stakeholders; issues management.

    Módulo VI - Comunicação integrada (6h)
    Estratégias de comunicação. Comunicação interna. Comunicação externa. Targets, conteúdos e canais. Comunicação e novas tecnologias.

    Módulo VII - Fundraising no Terceiro Sector (6h)
    Gestão de stakeholders. Marketing Social. Fundraising.

    Visita de estudo (6h)

    Workshop - Elaboração e gestão de projecto organizacional (12h)
    O Projecto e a Organização. Gestão do Âmbito. Modelação e calendarização. Implementação do Projecto. Gestão da mudança. Gestão do risco. Acompanhamento e avaliação. Conclusão do Projecto.

    Regime:
    Os módulos funcionam em regime misto com uma componente presencial (apresentação dos conteúdos programáticos, análise de casos práticos e discussão de temas) e uma componente tutorial de acompanhamento na elaboração do projecto e aplicação de conteúdos. A formação inclui ainda uma visita de estudo enquadrada nas temáticas apresentadas.

    Duração:
    Total de 60 horas.

    Avaliação e Certificação:
    Todos/as os/as participantes terão direito a certificado de participação desde que participem em pelo menos 80% das horas previstas.
    Quem desejar pode sujeitar-se a avaliação tendo que, para este efeito, elaborar trabalho escrito, onde proponha uma reflexão teórica e empírica sobre uma organização, a apresentar após a conclusão da formação. Deste modo e cumprido este requisito serão atribuídos 6 ects (desta forma o aproveitamento na formação permite a transferência de créditos para o Seminário Temático Inovação Social e Organizações Terceiro Sector no Mestrado de Serviço Social).

    A emissão deste Diploma confere a atribuição de 6 (seis) ECTS.

     

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