Master em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência

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Master em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência

  • Conteúdo Master em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência.

    Informação do Máster:

    Área:

    Qualidade

    Destinatários
    • Licenciados/Estudantes de Administração e Gestão de Empresas, Direito, Engenharia e Ciências Ambientais que desejem especializar-se no âmbito da Qualidade e Excelência para se habilitarem como Consultores, Auditores e Avaliadores
    • Responsáveis de Qualidade nas empresas e nas organizações orientadas para a Excelência e RSC
    • Diretores de áreas que pretendam ter conhecimentos de Qualidade e Excelência para um melhor desempenho do seu trabalho
    Modalidade:

    Online

    Avaliação:

    Online / Distância

    Duração:

    60 ECTS

    Requisitos:

    Licenciatura ou Experiência Profissional Equivalente

    Este Master em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência permite adquirir competências para:
    • Ter uma visão completa dos Sistemas de Qualidade e modelos de Excelência.
    • Conhecer ferramentas úteis para o desenvolvimento de atividades de consultoria e auditoria
    • Entender o conceito de liderança na perspetiva dos Sistemas de Qualidade e Excelência, aprendendo os aspetos fundamentais que devem guiar a relação do líder com os clientes e com os colaboradores da empresa.
    • Elaborar um Plano de Comunicação Estratégica, aliado com a Missão e aplicando técnicas de gestão da qualidade e de desenho de processos.
    • Conhecer as principais funções do Departamento de Recursos Humanos ena organização, assim como o enquadramento legal em que se deve basear.
    • Gerir de forma eficiente e eficaz os recursos da empresa, no plano económico-financeiro, Ambiental, da inovação e de fornecedores.
    • Conhecer e aplicar o Sistema de Indicadores de Qualidade como ferramenta de medição, análise e melhoria da organização.
    • Avaliar corretamente os diferentes Sistemas Integrados de Qualidade
    • Conhecer, aprender e avaliar os princípios, modelos e implementação das normas ISO 9001, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 no seio da organização
    • Avaliar corretamente os diferentes Sistemas Integrados de Qualidade
    Vantagens IMF:
    • Dupla titulação com a Universidade Nebrija
    • Aconselhamento laboral e bolsa de emprego
    • Tutorias ilimitadas com os professores
    • Campus Virtual. Progride ao teu ritmo: Metodologia flexível de estudo
    • Curso de Inglês incluído em todos os Masters
    •  Estágios
    •  Corpo docente de grande prestígio com profissionais reconhecidos e no ativo
    •  Acesso á Biblioteca Virtual
    •  + 80.000 alunos e 5.000 empresas formadas
    •  1 Delegação em Portugal, 7 Delegações em Espanha e presença Internacional em 6 países
    Programa do Máster:

    MÓDULO I

    Liderança na perspetiva da qualidade e excelência
    • Introdução á liderança
    • Avaliação e modelos de liderança
    • Missão e visão
    • Gestão dos valores
    • Envolvimento do líder no sistema da organização
    • Liderança na relação com os clientes
    • Liderança na gestão de pessoas
    • Liderança e inovação
    • Gestão da mudança
    • Sistemas de avaliação da liderança
    • Coaching e liderança
    • Gestão ética empresarial

    MÓDULO II

    Definição, implementação e acompanhamento da Estratégia
    • Introdução á gestão estratégica
    • Análise do Mercado
    • O conceito de estratégia hoje: a revolução da internet
    • Análise e gestão de grupos de interesses externos
    • Análise e gestão de grupos de interesses internos
    • Gestão dos objetivos estratégicos
    • Técnicas de melhoria da qualidade
    • Outras técnicas de melhoria da qualidade
    • Técnicas de melhoria de processos e gestão
    • Introdução ao painel controlo integral
    • Cumprimento e acompanhamento do painel de controlo integral
    • Plano de comunicação estratégica

    MÓDULO III

    Qualidade e Recursos Humanos
    • Introdução aos recursos humanos
    • Aspetos legais nos recursos humanos
    • Estruturas organizacionais. Organigramas
    • Gestão do posto de trabalho
    • Gestão da formação interna
    • Avaliação de desempenho
    • Gestão por objetivos
    • Planos de incentivos e de reconhecimento
    • A motivação dos trabalhadores
    • A comunicação na empresa
    • Segurança e saúde no trabalho
    • Gestão da inovação nos recursos humanos

    MÓDULO IV

    A Qualidade e a Excelência no estabelecimento de Parcerias e a gestão dos recursos
    • Introdução á gestão de recursos
    • Gestão de compras e fornecedores
    • Gestão de alianças
    • Gestão económico financeira
    • Gestão de matérias primas
    • Gestão da informação
    • Manutenção e gestão de software
    • Gestão do meio ambiente
    • Gestão sustentável da tecnologia
    • Gestão do conhecimento
    • A inovação na empresa
    • Segurança informática e proteção de dados

    MÓDULO V

    Qualidade e gestão de clientes: a melhoria contínua
    • Introdução á qualidade dos clientes
    • Desenho de um mapa de processos
    • Desenho e desenvolvimento de um produto
    • Desenho de um serviço
    • Planos de gestão comercial
    • Planos de marketing
    • Gestão da produção
    • Procedimentos no trabalho
    • Sistemas de controlo da produção
    • Medição da produção
    • Calibração e verificação
    • Gestão das relações com os clientes

    MÓDULO VI

    Métodos de medição da melhoria contínua da perceção das partes interessadas
    • Medição, análise e melhoria
    • Sistema de indicadores de qualidade
    • Orientação ao cliente
    • As necessidades dos clientes
    • Medição da satisfação do cliente
    • O inquérito de satisfação
    • Avaliação da gestão de pessoas
    • Gestão do ambiente de trabalho
    • A satisfação no trabalho
    • Medição do ambiente e da satisfação no trabalho
    • Gestão do impacto social
    • Medição do impacto social

    MÓDULO VII

    Métodos de medição na melhoria contínua com os indicadores de produtividade
    • Introdução á análise de produtividade
    • Indicadores de produtividade nos clientes
    • Indicadores de produtividade nas pessoas
    • Indicadores de produtividade na RSC
    • Gestão das relações causa-efeito
    • Bases do benchmarking
    • Metodologia de benchmarking
    • Medição da eficácia dos processos
    • Medição da eficiência dos processos
    • Economia e eficácia
    • Economia e eficiência
    • Fiabilidade e análise estatística

    MÓDULO VIII

    Desenvolvimento da consultoria de qualidade e excelência na RSC
    • Introdução á responsabilidade social corporativa (RSC)
    • Implementação de um sistema de gestão de RSC
    • Benefícios da RSC
    • A RSC em Espanha
    • Modelo de gestão GRI 4.0
    • Modelo de Gestão Pacto Mundial
    • Matriz de materialidade
    • Economia e RSC
    • Pessoas e RSC
    • Sociedade e RSC
    • Liderança socialmente responsável
    • Marketing socialmente responsável

    MÓDULO IX

    Conceitos básicos da Auditoria de Sistemas de Gestão e Avaliação das organizações
    • Introdução ao conceito de auditoria interna
    • Desenvolvimento de uma auditoria interna
    • Planeamento das auditorias internas
    • Competências de uma equipa de auditores
    • Fecho e sucesso da auditoria interna
    • O processo de certificação
    • O processo de evolução da certificação de Excelência EFQM
    • Introduxção ao conceito de autoavaliação e avaliação EFQM.
    • Planeamento e fases de uma autoavaliação
    • Competências da equipa de avaliação interna e externa
    • Formação Básica Avaliador EFQM. Oficial CEG I
    • Formação Básica Avaliador EFQM. Oficial CEG II

    * As duas últimas unidades deste módulo incluem o Curso de “Formação Básica de Avaliador EFQM”

    MÓDULO X

    Gestão Integrada de Sistemas de Qualidade

    Introdução aos Sistemas integrados de gestão
    Estratégias de integração
    ISO 9001
    ISO 14001:2004
    OHSAS 18001:2007
    O modelo de excelência EFQM
    Modelo de Gestão da Marca Madrid Excelente
    Dupla integração de sistemas ISO-ISO/ ISO-OHSAS
    Tripla integração de sistemas
    Relações entre sistemas de qualidade ISO e EFQM
    Integração de sistemas EFQM e Madrid Excelente
    Gestão da qualidade e a marca CE

    MÓDULO XI
    Curso de Inglês

    Metodologia:

    O IMF oferece uma metodologia flexível adaptada ás tuas necessidades, seja qual for a localização geográfica ou disponibilidade de tempo.

    Metodologia online: Todos os conteúdos estarão á disposição no campus virtual as 24 horas por dia, os 7 dias da semana.

    Todos os conteúdos estão permanentemente atualizados com grande rigor técnico, são de fácil compreensão e têm uma clara vocação prática.

    O IMF coloca á disposição dos seus alunos:
    • Tutorias pessoais (via foruns, chat, telefone, email)
    • Webinars
    • Debates e grupos de discussão através de foruns e chats
    • Testes de autoavaliação
    • Leituras, estudo de casos e documentação
    • Aulas em direto
    Tutores:

    Este Master foi desenhado por um comité de peritos, composto por profissionais no ativo de empresas líderes em Consultoria e Auditoria da Qualidade. A sua experiência garante a idoneidade das matérias e as competências adquiridas, com a finalidade da integração no mundo do trabalho ou de evolução na carreira profissional.

    Esta equipa de peritos, para além de participar no comité de desenho de programas formativos, colabora também na tutorização deste curso.

    Avaliação:

    Avaliação contínua á medida que se avança no estudo do Máster. Cada módulo é avaliado através da combinação de um exame online e do desenvolvimento de casos práticos.

    A obtenção dos títulos de Máster de IMF e Máster pela Universidade Nebrija, estará sujeita á aprovação nas provas de cada módulo e á elaboração de um trabalho final.

    Titulo:

    Todos os alunos aprovados neste Master obterão os seguintes títulos:
      • Máster pela Universidade Nebrija
      • Máster pelo IMF Business School
      • Diploma Oficial de Acreditação como Avaliador Básico de EFQM

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