Mestrado em Ciências da Educação

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Mestrado em Ciências da Educação

  • Objectivos Contribuir para o conhecimento aprofundado dos fenómenos educativos e formativos, bem como dos seus contextos. Habilitar os estudantes para o exercício de uma prática especializada nos diferentes campos de intervenção profissional. Promover competências relevantes para a produção de uma visão transdisciplinar em investigação em Ciências da Educação.







    O curso pretende garantir a aquisição de uma formação especializada (via científica) bem como proporcionar a construção de competências para um desempenho profissional no mundo do trabalho (via profissional). Habilita para o exercício de funções no sistema educativo, e fora dele, tais como departamentos de formação contínua de empresas, recursos humanos, empresas de consultoria e formação, centros de reinserção social, centros de reconhecimento e validação de competências, serviços de educação de autarquias, museus, bibliotecas, fundações, serviços de apoio à criança e à juventude, projetos de desenvolvimento local, centros de dia para a terceira idade e universidades seniores.
  • Dirigido a Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, em Ciências da Educação e da Formação, Ciências da Educação, Educação e Intervenção Comunitária, Sociologia, Antropologia, Psicologia ou áreas afins, Enfermagem, Educação de Infância, Educação Básica, Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
  • Titulação Mestre em Ciências da Educação e da Formação
  • Conteúdo

    OBJETIVOS DO CURSO
    Este novo curso de mestrado assume-se como uma formação que pretende aprofundar conhecimentos na área das Ciências da Educação e competências para integração no mundo do trabalho. O curso visa a formação de profissionais qualificados, com base no contacto com a diversidade de contextos educativos formais, não formais e informais e na construção e desenvolvimento de processos de investigação/ação/intervenção, sempre enquadrados num conjunto de procedimentos eticamente corretos.
    Desta forma o curso destina-se a recém-licenciados em Ciências da Educação e da Formação, mas também a profissionais que trabalhem e tenham interesse na intervenção nos diversos domínios da educação, em contextos variados: i) intervenção socioeducativa; ii) educação não formal e informal; iii) educação e aprendizagem dos cidadãos mais velhos; iv) conceção, gestão e avaliação de programas e projetos; v) educação para a cidadania; vi) educação de jovens e adultos; vii) dinâmicas e políticas sociais.
    Para possibilitar a frequência do curso a estudantes não-tradicionais e trabalhadores em instituições da sociedade civil, o mestrado funcionará em regime Pós-Laboral. No 2º ano do curso os estudantes poderão escolher, conforme a sua situação particular, realizar uma dissertação tradicional; realizar um estágio (mais apropriado para estudantes jovens que precisem de experiência profissional); ou a realização de um trabalho de projeto (mais adequado para quem já trabalhe na área e queira promover a melhoria da instituição, numa dinâmica de investigação-ação). 
    - Criação do Mestrado em Ciências da Educação - Despacho nº.3853/2017, 2ª Série, de 08/05/2017

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