Mestrado em Matemática Para Professores

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Mestrado em Matemática Para Professores

  • Objectivos 1 - São objectivos gerais do Mestrado em Matemática para Professores proporcionar as seguintes competências fundamentais: * Possuir conhecimentos aprofundados na área científica de Matemática, com recurso à actividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais; * Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício de uma actividade profissional especializada; * Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; * Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e racioclnIos a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; * Competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida. 2 - São objectivos específicos do Mestrado em Matemática para Professores proporcionar as seguintes competências: * aquisição de novos conhecimentos em diferentes temas de Matemática e das suas aplicações e contacto com novas tecnologias; * desenvolvimento de capacidades de reflexão sobre aspectos fundamentais do ensino/aprendizagem da Matemática e sobre os desafios postos aos professores na sala de aula, com especial atenção à implementação de metodologias inovadoras no ensino da Matemática em contexto de sala de aula; * desenvolvimento/aprofundamento de conhecimentos sobre a evolução dos conceitos fundamentais da Matemática e da capacidade de reflexão sobre o seu significado epistemológico.
  • Dirigido a CONDIÇÕES DE ACESSO * Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Matemática para Professores os licenciados em qualquer licenciatura que confira habilitação própria para o ensino da matemática. * Os estudantes inscritos na Pós-Graduação em Matemática para Professores em anos lectivos anteriores. CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO * Proximidade da formação académica do candidato aos objectivos, plano de estudos e perfis de graduação previstos neste 2º Ciclo. * Média de licenciatura (e de outros graus académicos, se existirem). * Número e classificação de disciplinas concluídas nas áreas de Matemática. * Experiência profissional * Outros dados curriculares relevantes. * Os candidatos poderão ser sujeitos a entrevistas individuais para avaliar as capacidades e motivações.
  • Conteúdo
    • Plano de estudos

    O plano curricular resulta de uma avaliação crítica da experiência com vários mestrados na área da Matemática que funcionaram na Faculdade de Ciências do Porto e de uma análise comparativa de diversos cursos de 2º ciclo em várias universidades europeias e norte-americanas de referência.

    O programa de estudos aposta num leque alargado de opções, algumas das quais incluem resultados de investigação recente, e na aquisição de competências diversificadas, privilegiando a interface com a tecnologia e as várias áreas científicas da FCUP, para melhor se adaptar à interdisciplinaridade dos problemas reais.

    O curso termina com uma dissertação - que deverá corresponder a uma iniciação à investigação -, ou um estágio, que corresponderá a uma primeira experiência no mercado de trabalho. Serão incentivados projectos de tese e estágios ligados a problemas concretos do mundo empresarial e a elaboração de protocolos com empresas no sentido de favorecer a integração no mercado de trabalho dos graduados. 


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