Pós-graduação em Educação Especial - Domínio em Intervenção Precoce na Infância

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Pós-graduação em Educação Especial - Domínio em Intervenção Precoce na Infância

  • Objectivos Esta pós-graduação permite proporcionar aos formandos de conhecimentos e competências na prática profissional na área de Educação Especial, no domínio de Intervenção Precoce, tendo por base uma perspetiva inclusiva e centrada na família e vem colmatar uma lacuna importante na formação especializada de técnicos que são colocados nas equipas dos agrupamentos de referência para a IPI, criados ao abrigo do Dec-Lei 3/2008.



    Além disso, visa capacitar os formandos a intervir nas práticas que dizem respeito ao atendimento a crianças com NEE ou em risco com idades compreendidas entre os 0 e 6 anos e suas famílias.
  • Dirigido a Esta pós-graduação destina-se a Educadores de Infância com ou sem especialização, Professores do 1º Ciclo de Ensino Básico, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Técnicos de Serviço Social e outros profissionais envolvidos em Projectos de Intervenção Precoce na Infância.
  • Titulação Certificado de Formação Pós-graduada
  • Conteúdo Módulo I - Evolução Histórica e Enquadramento Legal da Educação Especial
    Breve perspectiva histórica da evolução das práticas segregadoras, integradoras e inclusivas
    Educação Especial em Portugal: Evolução, objetivos e princípios e aspetos legislativos
    Conceito de Necessidades Educativas Especiais (NEE)
    NEE: Classificação, tipologia, categorias e prevalência
    Organização e Funcionamento da Educação Especial de acordo com a aplicação do atual Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro

    Módulo II - Evolução Histórica e Legal de Intervenção Precoce
    Contributos teóricos e empíricos para a evolução dos serviços centrados na família: Modelos explicativos do Desenvolvimento e evolução dos programas de Intervenção Precoce
    Conceitos fundamentais em Intervenção Precoce
    Intervenção Precoce em Portugal: enquadramento legal

    Módulo III - A Criança em Risco
    Conceito de risco numa perspectiva de desenvolvimento
    Perspectivas sociológicas sobre crianças em risco
    Eficácia da Intervenção Precoce para crianças em risco ou com NEE
    Programas de política social e educacional para intervenção em situações de risco
    Padrões de desenvolvimento normal e atípico das crianças dos 0 aos 6 anos de idade

    Módulo IV - Modelos e Práticas em Intervenção Precoce
    O Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI): organização e funcionamento
    Critérios de elegibilidade em Intervenção Precoce: crianças em risco biológico, estabelecido e ambiental (aprovados pela Comissão Nacional do SNIPI)
    Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELIS): estrutura e funções
    Procedimentos das ELIS: sinalização, encaminhamento, avaliação, intervenção e documentos de referência
    O trabalho de equipa em intervenção precoce
    Modelos de equipa em IPI
    Competências de comunicação e relação interpessoal em IP

    Módulo V. Das Práticas de Intervenção Precoce centradas na Crianças às Práticas centradas na Família

    Parte 1. A Importância da Família na Intervenção Precoce na Infância
    Teorias desenvolvimentais sistémicas
    Modelo de intervenção centrado na família e na comunidade
    Conceito da família e o papel dos factores de risco e de protecção
    O conceito de centrado na família
    As relações família-profissionais num modelo centrado na família

    Parte 2. Contributos do Plano Individual de Apoio à Família (PIIP)
    O PIIP na Intervenção Precoce na Infância
    Operacionalização dos modelos centrados na família: necessidades e prioridades da família, forças e recursos da família, estilos de funcionamento da família e práticas de ajuda eficaz
    Construção do PIIP: a importância do trabalho em equipa
    Análise e estudos de caso em Intervenção Precoce na Infância

    Módulo VI - Implicações da CIF e CIF-CJ na Intervenção Precoce
    Utilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: versão para crianças e jovens (CIF-CJ) no contexto da intervenção precoce na infância e educação especial
    O contributo da CIF para a elegibilidade de Intervenção Precoce na Infância
    Exemplos práticos

    Módulo VII - Práticas de Intervenção Precoce baseada nas Rotinas
    Conceitos de envolvimento, independência, interações sociais e satisfação das famílias, segundo o modelo de McWilliam
    Construção do Ecomapa
    Entrevista baseada nas rotinas
    Visitas domiciliárias
    Papel do mediador de caso
    Estudos de caso

    Módulo VIII - Avaliação da Criança em Intervenção Precoce na Infância
    Limitações da avaliação tradicional
    Novas perspetivas da avaliação da Criança em IPI: a Perspectiva Ecológica, centrada na família e baseada num trabalho de equipa transdisciplinar
    Instrumentos de avaliação em IPI
    Princípios da Avaliação em IP
    Práticas recomendadas no processo de avaliação em IP
    A importância da participação da família na avaliação da criança e o conceito de empowerment
    Instrumentos de avaliação utilizados na IPI

    Módulo IX - TIC e Educação Precoce
    O papel das tecnologias de informação e de comunicação na Intervenção Precoce na Infância
    A rede de centros de recursos TIC para a Educação Especial e Intervenção Precoce
    Software e outros materiais de apoio para crianças com NEE

    Módulo X - Educação Parental na IPI
    Educação para a diferença, educação emocional e educação parental na IPI
    Programas de formação parental e emocional no âmbito das Necessidades Especiais
    Competências sociais, emocionais e comportamentais

    Módulo XI - Metodologias de Investigação em Educação
    O itinerário da investigação
    Metodologias quantitativas
    Metodologias qualitativas
    Apresentação e discussão da investigação

    Módulo XII - Trabalho de Projeto

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