Pós-graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

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Pós-graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

  • Conteúdo Este curso de Pós-Graduação da Universidade Fernando Pessoa permite obter habilitações para adocência nos grupos de recrutamento da educação especial (910 no continente, 101, 111 e 700 nosAçores, 100.EE, 110.EE e 700.EE na Madeira) e tem como principal objetivo responder aos desafioscolocados aos docentes e seus parceiros na aplicação direta do novo paradigma pedagógico nodesenvolvimento de uma prática eficaz para alunos com necessidades educativas especiais.Com esta formação especializada nos termos do artigo 3º, alínea a, do Dec. Lei nº 95/97 de 23 deAbril, pretende-se que os alunos atinjam o seguinte perfil de competências:

    Saber adaptar atividades ao ritmo e às dificuldades dos alunos;
    Dar resposta aos desafios colocados aos docentes face às Necessidades Educativas Especiais nodomínio Cognitivo e Motor;
    Efetuar avaliações educacionais com base em medidas pedagógicas em variados contextos eintegrados em equipas multidisciplinares no âmbito da Educação Especial, tendo por base aclassificação Internacional da funcionalidade (CIF), e a sua aplicabilidade ao Dec. Lei 3/2008;
    Desenvolver projetos com indicadores psicopedagógicos, cognitivos, emocionais e motivacionaisno âmbito da intervenção educativa inclusiva;
    Conceber, selecionar e analisar materiais de aprendizagem inclusiva inovadora, tendo por base osmais recentes estudos científicos;
    Desenvolver e aplicar métodos específicos de observação, diagnóstico e avaliação em alunos comnecessidades educativas especiais;
    Promover um sentido de comunidade, através da facilitação de contactos entre pessoas quepartilham valores e necessidades, de tal forma que criem interdependências mutuamente benéficas;
    Mobilizar recursos e apoios, através da construção de sistemas e redes de apoio formais e,sobretudo, informais que permitam encontrar respostas flexíveis e individualizadas às necessidadesde cada família;
    Partilhar responsabilidades e favorecer a colaboração entre famílias e profissionais com oestabelecimento de relações de efetiva parceria;
    Proteger a integridade familiar respeitando as crenças e valores da família;
    Fortalecer o funcionamento familiar promovendo as capacidades e competências da famílianecessárias para mobilizar recursos e não focalizando os aspetos fracos ou deficitários da família;
    Adotar práticas “proativas”, através de um modelo de promoção de competências e de prestaçãode serviços;
    Assegurar as condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com deficiência ou em riscode atraso grave de desenvolvimento;
    Potenciar as interações familiares;
    Reforçar as competências familiares, capacitando-as face à problemática da deficiência;
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