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Curso Academia Project Manager

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  • Conteúdo

    Academia Project Manager.

    Formato do curso: Presencial
    Duração: 140 horas

    A Academia Project Manager aborda todos os conceitos necessários para que um profissional possa desempenhar a função de Gestor de Projetos. Para isso, iremos dotar os formandos de competências técnicas e comportamentais transversais e imprescindíveis para o bom desempenho da função em organizações cada vez mais ágeis.

    Ao longo da Academia, iremos trabalhar com várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada gestão de projetos.

    No final da Academia os formandos terão abordado os tópicos essenciais não só para fazerem o exame da EXIN e alcançarem a certificação Agile Scrum Foundation, como para se candidatarem ao exame de Certified Associate in Project Management (CAPM) junto do PMI® uma vez que a frequência desta academia atribui 35 PDU’s.

    Porque quero frequentar esta Academia?.

    • Os modelos tradicionais de gestão já não permitem uma resposta adequada à mudança, pelo que cada
    • vez mais empresas procuram gestores de projetos capacitados para implementar as mais recentes
    • metodologias ágeis, como forma de ir ao encontro das novas realidades do mercado;
    • Certificação reconhecida internacionalmente: Agile Scrum Foundation;
    • Atribuição de 35 PDU’s do PMI;
    • Formação de qualidade, ministrada por formadores certificados e profissionais da área.
    Que Certificações vou obter?.

    • Agile Scrum Foundation (EXIN)
    Que profissões me esperam?.

    • Gestor de Projetos Junior
    • Agile Project Manager Junior
    Destinatários.

    Esta Academia foi elaborada para profissionais com pouca ou nenhuma experiência em Gestão de Projectos e que pretendam:

    • demonstrar ou adquirir um maior compromisso com esta área;
    • aumentar as suas capacidades de gerir, no futuro, projectos de maiores dimensões;
    • aumentar o seu potencial de evolução para actividades de maior responsabilidade.
    Pré-requisitos.

    Esta academia não requer qualquer tipo de conhecimento a nível de Gestão de Projetos, experiência na área ouhabilitações a nível académico, apenas necessita de ter conhecimentos de Microsoft Excel.

    São necessários conhecimentos técnicos de Inglês (capazes de ler e compreender manuais).

    Objectivos.

    • Oferecer uma formação teórico-prática avançada, sólida, especializada e atualizada, que prepare os formandos para uma carreira de sucesso na área de gestão de projetos, seguindo as boas práticas definidas a nível internacional pelo PMI®;
    • Complementar os conceitos fundamentais em Gestão de Projetos com as competências necessárias a um bom Gestor de Projetos;
    • Dotar os formandos com o know-how técnico de ferramentas utilizadas em gestão de projetos, nomeadamente Microsoft Excel e Microsoft Project;
    • Potenciar a produtividade, o reconhecimento profissional e a empregabilidade dos formandos em Gestão de Projetos, através de certificações reconhecidas internacionalmente;
    • Iniciar o formando na carreira de gestão de projetos.
    Metodologia.

    Composição:

    • 140 Horas de Formação
    • 6 Ações de Formação Técnicas
    • 1 Workshop
    • 1 Projeto
    • 3 Ações de Formação em Softskills
    • 1 Exame de Certificação
    • 1 Sessão de Processo de Candidatura
    Programa.

    A Essência da Gestão de Projetos
    • Princípios essenciais na gestão de projetos;
    • Ciclo de vida dos projetos;
    • Fases e grupos de processos do projeto;
    • As fases de um projeto;
    • Diferentes formas de gerir um projeto.
    Certified Associate Project Management (CAPM)®

    • Project Life Cycle and Organization;
    • Project Management Processes;
    • Integration Management;
    • Scope Management;
    • Time Management;
    • Cost Management;
    • Quality Management;
    • Resources Management;
    • Communications Management;
    • Risk Management:
    • Procurement Management;
    • Practice Exam.
    Fundamentos da Metodologia PRINCE2

    • Introduction to Principles;
    • PMI – Main differences:
      • Themes
        • Business case;
        • Organization;
        • Plans;
        • Risk;
        • Quality;
        • Change;
        • Progress;
      • Processes
        • Starting up a project;
        • Initiating a project;
        • Controlling a stage;
        • Managing product delivery;
        • Managing a stage boundary;
        • Directing a project;
        • Closing a project;
        • Process walkthrough.
    Workshop: Requirement Analysis

    • Gestão do âmbito do Projeto no PMI;
    • O que são e tipo de requisitos;
    • Processo de engenharia de requisitos: levantamento, negociação e prioridades;
    • Documentação e gestão de requisitos.
    Microsoft Project

    • Introdução ao Microsoft Project 2016;
    • Planeamento de projetos;
    • Planeamento de Recursos;
    • Acompanhamento do Projeto;
    • Principais indicadores de controlo do Projeto;
    • Consolidação de projetos.
    Microsoft Excel – Earned Value Management

    • Elaborar e definir o orçamento dos recursos do Projecto
    • Utilizar e definir a baseline de custo
    • Earned Value Project Management
    Agile em Gestão de Projetos

    • Conceitos de Agile, Scrum e Kanban;
    • Manifesto Ágil, Valores e Princípios Ágeis;
    • Práticas Scrum (Roles, Events, Blacklog);
    • Planeamento e estimativa no Scrum;
    • Gestão de Projetos hibrido – Agile e PMI;
    Projeto Prático

    • Projeto prático em Gestão de Projetos de acordo com o estabelecido no PMBOK 6ª Edição
    Liderança Situacional e Comunicação

    • A importância da Liderança;
    • Tipos e estilos de liderança;
    • Liderança Servidora e a gestão de projetos;
    • Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores
    • Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz;
    • Estratégias e Técnicas para uma comunicação eficaz.
    Gestão de Expectativas dos Stakeholders

    • A importância da Gestão de expectativas;
    • Identificar as expectativas dos Stakeholders na empresa e na gestão de projetos;
    • Definição de critérios e avaliação das medidas;
    • Como gerir expetativas de uma forma eficaz.
    Job Intelligence

    • Imagem profissional;
    • “Personal brand statement” nas redes sociais;
    • Abordagem ativa ao mercado de trabalho;
    • Linguagem Corporal nas entrevistas profissionais
    CAPM Application Process

    • Levantamento de informação;
    • Preenchimento do processo de candiatura

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