Curso Avançado em Jogo e Motricidade Infantil no Contexto Pedagógico - Online

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  • Conteúdo
    A Importância de Brincar e Ser Ativo na Infância

    - Mundo de mudança: o cenário da educação no século XXI, para uma rede educativa integral

    - As transições: educativa, verde e digital

    - A escola democrática, cooperativa e amiga da criança

    - O sedentarismo infantil, inatividade física e a importância do desenvolvimento de competências motoras

    - A sociedade e a escola adversa ao risco

    - Cultura motora e cultura digital

    - A falta de autonomia e mobilidade na infância

    - A superproteção e medos dos adultos

    - O “deficit” de contato com a natureza

    - As políticas públicas para a infância

    - O direito ao brincar e ser ativo na infância

    - Os benefícios de brincar e ser ativo

    - O confronto com o risco e o jogo de atividade física

    - As várias tipologias de brincar e ser ativo nos espaços interiores (sala de aula) e exteriores das escolas (recreios escolares)

    - A inclusão e pedagogia terapêutica

    - Os espaços interiores e exteriores

    - Naturalização e humanização

    - O brincar e ser ativo lá fora em contacto com a natureza

    - A reconversão dos espaços exteriores das escolas na perspetiva da exploração

    - Confronto com o risco e aprendizagem através da vivência do corpo em movimento

    - Modelos participativos e formas de tornar os espaços interiores e exteriores das escolas mais atrativos e confortáveis

    - As relações com a comunidade envolvente e a participação dos pais

    - O modelo de supervisão dos espaços exteriores e a “libertação das crianças” no desenvolvimento da capacidade de adaptação motora, lúdica e criativa

    - Reflexão e debate em grupo;

    Jogo e Desenvolvimento Motor da Criança

    - A pirâmide do desenvolvimento motor (movimentos reflexos, rudimentares, fundamentais e especializados)

    - A barreira de eficiência e da eficácia. As aquisições motoras básicas (reportório motor fundamental)

    - As relações entre jogo e motricidade infantil e as outras áreas de expressão (dramática, musical e plástica)

    - Definição de uma metodologia de ação integrada no projeto educativo

    - A complexidade progressiva das tarefas motoras e lúdicas no ensino da motricidade infantil

    - Os movimentos posturais, locomotores e manipulativos

    - Brincadeiras e jogos infantis

    - Os espaços e materiais

    - Formas de organização do trabalho com crianças

    - As questões da reabilitação psicomotora

    - Reflexão e debate em grupo;

    Intervenção Pedagógica em Jogo e Motricidade Infantil

    - As referências das orientações curriculares para o ensino pré-escolar (OCEPS) e referências programáticas para o ensino da educação física para o 1º ciclo

    - A escola a tempo inteiro e educação a tempo Inteiro

    - A organização curricular e caraterísticas do processo de ensino e aprendizagem em motricidade infantil

    - Atividades organizadas e atividades livres

    - O projeto e processo educativo: variáveis culturais, sociais, familiares e comunitárias

    - O corpo em movimento como estruturador do cérebro através de sentimentos e emoções

    - O valor terapêutico do jogo e motricidade na infância

    - A inclusão e intervenção pedagógica

    - Os processos de participação da criança numa escola ativa e alternativa

    - Criação de crianças exploradoras, pesquisadoras, cientistas e artistas

    - Reflexão e debate em grupo;

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