Curso de Desenho de Construção - A Distancia

Solicite informação sem compromisso CEAC - Centro de Estudos

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Desenho de Construção - Online

  • Objectivos
    O curso de Desenho de Construção da CEAC está organizado em 3 níveis de competências, com objectivos claros e específicos: Nível I - Reconhecer e manusear os utensílios mais comuns no Desenho de Construção; - Realizar operações básicas de aritmética e geometria. Aplicação de múltiplos e submúltiplos de unidades; - Efectuar degradação de cores com lápis de cor; - Aplicar os conceitos elementares da Teoria do desenho em esboços e respectiva legendagem; - Traçar diferentes tipos de linhas e a reconhecer a posição de duas rectas entre si. Nível II - Efectuar cálculos de áreas de superfícies e volumes; - Construir Polígonos regulares, poliedros e triângulos. Aplicação do teorema de Pitágoras; - Representar circunferências e aplicar a teoria associada; - Aplicar escalas métricas e gráficas; - Efectuar projecções no plano e representações de vistas, dentro dos sistemas e métodos de representação convencionados; - Identificar os diferentes tipos de memória de computadores e periféricos de entrada e saída. Nível III - Representar objectos em perspectiva dentro dos parâmetros dos sistemas normalizados; - Reconhecer e manusear os instrumentos de medida mais comuns na Construção Civil e efectuar também a medição da superfície de figuras irregulares; - Efectuar os estudos prévios à realização de um projecto; - Projectar todas as plantas necessárias à realização de um projecto, respeitando todas as normas, nomeadamente ao nível da cotagem e legendagem; - Efectuar cálculos de movimentação de terras; - Efectuar o dimensionamento de fundações e os trabalhos de segurança a realizar durante a fase de construção; Manusear instrumentos topográficos e a realizar o perfil topográfico de um terreno; - Identificar e aplicar os diferentes materiais utilizados na Construção.
  • Dirigido a
    O curso CEAC de Desenho de Construção dirige-se a: - Quem deseje aprender uma profissão nesta área; - Profissionais de empresas de construção ou ateliers de arquitectura, que desejem aperfeiçoar os seus conhecimentos.
  • Titulação
    No final do curso terá um diploma CEAC. A CEAC é uma entidade acreditada pela DGERT (Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).
  • Conteúdo
    ESTE CURSO SÓ É DIRIGIDO A ALUNOS RESIDENTES EM PORTUGAL.


    A construção é um sector que pelo seu próprio dinamismo apresenta excelentes oportunidades para aqueles profissionais que dispõem de uma preparação adequada nas actividades ligadas a esta área.

    Uma destas actividades é o desenho, enquanto desenho gráfico do projecto de construção. A ideia construtiva emerge da mente criativa do arquitecto, no entanto, será o desenhador especializado quem representará no papel a informação gráfica definitiva, consciente das regras, dimensões, materiais, etc., interpretando e materializando, seja à mão, através do estilógrafo, ou através do programa informático (CAD), o desenho da planta, de pormenor ou de uma secção.

    Este curso de Desenho de Construção foi concebido incluindo já software CAD (Desenho Assistido por Computador). O CAD é um programa utilizado por um número restrito de profissionais, devido à elevada especialização que exige. Com o curso de Desenho de Construção da CEAC vai poder entrar neste grupo restrito.

    Este curso proporciona ao aluno um completo conhecimento de todo o tipo de planos de obras, tanto no seu aspecto de “croquis” e desenho como na sua interpretação e cálculo. Foi preparado especialmente para o ensino a distância, incluindo uma componente teórica de progressão gradual, mas muito aprofundada e uma extensa parte prática.

    O curso divide-se em 18 unidades didácticas e está estruturado em 4 Áreas temáticas: Teoria do Desenho; Prática do Desenho; Cálculo e Materiais.

     

    O curso todo o material de práticas, que lhe permitirá efectuar a parte prática do curso, bem como o programa de CAD para efectuar os exercícios de aprendizagem.


    Nível I

    Reconhecer e manusear os utensílios mais comuns no Desenho de Construção;
    Realizar operações básicas de aritmética e geometria. Aplicação de múltiplos e submúltiplos de unidades;
    Efectuar degradação de cores com lápis de cor;
    Aplicar os conceitos elementares da Teoria do desenho em esboços e respectiva legendagem;
    Traçar diferentes tipos de linhas e a reconhecer a posição de duas rectas entre si.

    Nível II

    Efectuar cálculos de áreas de superfícies e volumes;
    Construir Polígonos regulares, poliedros e triângulos. Aplicação do teorema de Pitágoras;
    Representar circunferências e aplicar a teoria associada;
    Aplicar escalas métricas e gráficas;
    Efectuar projecções no plano e representações de vistas, dentro dos sistemas e métodos de representação convencionados;
    Identificar os diferentes tipos de memória de computadores e periféricos de entrada e saída.

    Nível III

    Representar objectos em perspectiva dentro dos parâmetros dos sistemas normalizados;
    Reconhecer e manusear os instrumentos de medida mais comuns na Construção Civil e efectuar também a medição da superfície de figuras irregulares;
    Efectuar os estudos prévios à realização de um projecto;
    Projectar todas as plantas necessárias à realização de um projecto, respeitando todas as normas, nomeadamente ao nível da cotagem e legendagem;
    Efectuar cálculos de movimentação de terras;
    Efectuar o dimensionamento de fundações e os trabalhos de segurança a realizar durante a fase de construção; Manusear instrumentos topográficos e a realizar o perfil topográfico de um terreno;
    Identificar e aplicar os diferentes materiais utilizados na Construção.


     

     

Outro curso relacionado com construção

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |