Home>CET>Tradução / Interpretação>Lisboa - Cidade>Curso de Especialização para Técnicos Editoriais - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Curso de Especialização para Técnicos Editoriais

Método: Presencial
Tipo: CET
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade de Lisboa

Curso de Especialização para Técnicos Editoriais - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Universidade de Lisboa, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Curso de Especialização para Técnicos Editoriais - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Curso de Especialização para Técnicos Editoriais - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
O curso é vocacionado para preparar, técnica e culturalmente, os profissionais do livro. A selecção dos candidatos faz-se em função do respectivo curriculum e do resultado de uma entrevista.
Diploma:
Especialista
Conteúdo:


Programas

Língua Portuguesa I (Docente: Ivo Castro)
1. Princípios de revisão literária, linguística e científica do original
2. Conceitos operatórios e terminologia básica
   2.1. Edição
   2.2. Autor
   2.3. Editor
3. Copy-editing (ou editoração)
   3.1. Apresentação, redacção, convenções de escrita
   3.2. Estilo, norma linguística, correcção
   3.3. Transcrição, citação
   3.4. Iconografia, tabelas, quadros
   3.5. Referências, notas, bibliografias
   3.6. Índices


Tratamento Gráfico do Original (Docente: César Charrua)
1. Identificação e organização do original
2. Leitura prévia e marcação técnica
3. Definição do tipo de obra a produzir: formatos, manchas, tipologias, arquitectura interna e externa do livro
4. Técnicas de composição, paginação, normalização e revisão
5. Técnicas de impressão
6. Identificação e aplicação de papéis, cartolinas e outros suportes
7. Técnicas de encadernação e acabamentos

Técnicas Gráficas e Utilizações Informáticas (Docente: João Costa)
1. A produção electrónica do livro
   1.1. O circuito digital
   1.2. Programas de “desktop publishing”
   1.3. Programas de desenho vectorial e de tratamento de imagem
2. Introdução ao programa de paginação “QuarkXPress” 

 

Segundo Semestre de 2007-2008

Língua Portuguesa II (Docente: Rita Marquilhas)
1. Modo escrito e modo oral da língua: especificidades da língua escrita
   1.1. Conceitos básicos de Pragmática linguística
   1.2. Contingências que individualizam os enunciados escritos
   1.3. Significado institucional da escrita
   1.4. A escrita enquanto metalinguagem
2. Aspectos técnicos da escrita em português contemporâneo
   2.1. Tipos de enunciado
   2.2. Coerência e coesão textuais
   2.3. Formatação lexical e sintáctica

Sociologia do Livro e da Leitura (Docente: Eduardo de Freitas)1. Reflexão sobre o conceito de livro: objecto e função
2. Enquadramento histórico do livro e da leitura
   2.1. As duas revoluções do livro: do volumen ao codex; do manuscrito ao impresso
3. A sociologia geral e as sociologias especializadas; a sociologia da cultura e a sociologia do livro e da leitura
   3.1. Breve incursão na história da sociologia do livro e da leitura
4. A leitura. Duas perspectivas: a leitura como prática e a leitura como actividade de recepção
   4.1. A evolução da relação entre o ‘mundo do texto’ e o ‘mundo do leitor’
5. A situação da leitura em Portugal
   5.1. Quadros de explicação para um défice
   5.2. Evolução e comparação
6. O sector do livro em Portugal
7. Uma mutação possível
   7.1. As novas tecnologias e a sociedade de informação
   7.2. Do livro impresso ao livro digital
8. As Políticas do livro e da leitura
   8.1. Objectivos e Instrumentos

Gestão e Marketing do Livro (Docente: Jorge Martins)
1. Paisagens e paradoxos da indústria cultural do livro impresso, numa economia de oferta.
2. Metodologias de aproximação às profissões da produção e da difusão do livro impresso (editores e gráficos, críticos e livreiros)
3. Trabalho em rede das instâncias mediadoras do livro na era digital e face à crescente concorrência.
4. Marketing como filosofia de gestão centrada não no produto mas no cliente.

Outro curso relacionado com CET de Tradução / Interpretação: