Curso Técnico Superior Profissional em Automação Robótica e Informática Industrial

Solicite informação sem compromisso Universidade de Aveiro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso Técnico Superior Profissional em Automação Robótica e Informática Industrial - Presencial - Aveiro - Aveiro - Aveiro

  • Titulação
    CET - Automação, Robótica e Controlo Industrial
  • Conteúdo

    Plano de Estudos

    Matemática - Esta unidade pretende dotar os formandos dos instrumentos teóricos e de cálculo necessários para as matérias abordadas nas outras unidades curriculares do curso.
    Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico dedutivo e de formalização de problemas, tendo em vista o recurso à teoria matemática para a sua solução.

    Inglês - Desenvolver os conhecimentos de inglês aplicando-os ao contexto sócio profissional dos formandos.

    Técnicas de Expressão Oral e Escrita - Desenvolver os conhecimentos de expressão oral e escrita aplicando-os ao contexto sócio profissional dos formandos.

    Técnicas de programação - Familiarização com principais componentes e periféricos de um computador pessoal. Execução de documentos electrónicos.
    Compreensão e prática de utilização de uma linguagem de programação.


    Electrónica Industrial - Reconhecer os principais componentes eléctricos, electrónicos.
    Utilizar eficientemente instrumentação de medida, tanto em ambiente laboratorial como industrial.
    Ser capaz de analisar circuitos em corrente contínua e corrente alternada.
    Possuir as bases teóricas necessárias à compreensão do funcionamento dos principais dispositivos semicondutores discretos e integrados.
    Reconhecer os blocos funcionais típicos existentes em equipamentos electrónicos para aplicação industrial.
    Ler e interpretar diagramas esquemáticos electrónicos e folhas de catálogos de componentes.
    Compreender e programar microcontroladores.

    Máquinas Eléctricas - Compreensão dos fundamentos das máquinas eléctricas convencionais, nomeadamente princípios de funcionamento de motores eléctricos e controladores de velocidade.
    Desenvolvimento de esquemas eléctricos e prática de execução de quadros eléctricos no âmbito de equipamentos de automação industrial.

    Pneutrónica - Conhecimento da constituição e funcionamento de equipamentos pneumáticos e hidráulicos. Interpretação e desenvolvimento de esquemas pneumáticos e hidráulicos.
    Instalação e manutenção de sistemas pneumáticos e hidráulicos.


    Automacao - Pretende-se dotar os formandos dos conhecimentos necessários ao projecto, instalação e manutenção de sistemas de produção controlados por autómatos programáveis.

    Controlo Industrial - Pretende-se familiarizar os formandos com as principais técnicas de instrumentação industrial usadas em processos contínuos e com os sistemas de controlo associados.

    Introdução ao CIM - Pretende-se dotar os formandos dos conhecimentos necessários à integração e coordenação da produção, recorrendo a aplicações informáticas de supervisão e controlo. Para isso os formandos deverão saber desenvolver aplicações em computadores e recursos fabris que utilizem redes de comunicação de dados e acedam a bases de dados

Outro curso relacionado com automação industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |