Mestrado em automação Industrial

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusíada de V.N. de Famalicão

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em automação Industrial - Presencial - Vila Nova De Famalicão - Braga

  • Objectivos
    Nos últimos anos os esquemas de produção têm mudado drasticamente. Isto deve-se, por um lado à crescente competição entre as empresas, por outro, ao enorme desenvolvimento das tecnologias que envolvem microprocessadores, robots, redes de comunicação, inteligência artificial, máquinas de controlo numérico, etc. Independentemente das razões a favor da automatização, todas elas, individualmente ou de uma forma global, pretendem atingir um objectivo que é afinal a rentabilidade de investimentos e o lucro. Este curso de Master foi concebido com o objectivo de fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de tarefas directa ou indirectamente relacionadas com a automação industrial. As áreas de formação estão organizadas para que seja possível uma articulação em torno da concepção de sistemas integrados de controlo. Adicionalmente é dada formação em áreas complementares mas emergentes no presente contexto industrial da automação, assumindo, também estas, um carácter direccionado para a integração e controlo centralizado de processos e equipamentos. Para o sucesso desta iniciativa foi concebida formação paralela eminentemente prática de apoio a todos os módulos leccionados durante o curso. O curso visa preparar os profissionais para: •reconhecer o potencial de emprego de recursos modernos no desenvolvimento de sistemas de gestão de projectos e processos industriais; •proporcionar conhecimentos em concepção de sistemas, controle e prevenção de perdas, sistemas de gestão de qualidade (SGQ), logística da cadeia de suprimentos interna e externa, sistemas de gestão de segurança (SGS), sistemas de gestão ambiental (SGA) e integração de sistemas; •permitir flexibilidade e adaptação dos produtos da empresa frente às mudanças do mercado; •utilizar recursos computacionais e suas potencialidades no âmbito do desenvolvimento de projectos e manufactura de produtos; •promover a integração dos diversos sectores da empresa, visando criar um ambiente CIM. •permitir flexibilidade e adaptação dos produtos da empresa frente às mudanças do mercado; •utilizar recursos computacionais e suas potencialidades, no âmbito do desenvolvimento de projectos e manufactura de produtos; •Especializar profissionais de nível superior, no desenvolvimento de técnicas automáticas de manufactura de produtos e optimização de processos industriais. •mostrar as peculiaridades da manutenção em sistemas integrados de manufactura.
  • Dirigido a
    Licenciados em engenharia, responsáveis de centro de informática, ou a engenheiros da área de electrónica, informática, ou ainda licenciados em matemática, com conhecimentos em programação, e que estejam sensibilizados com questões de redes, da sua implementação, integração funcional e manutenção.
  • Titulação
    Mestre em Automacao Industrial
  • Conteúdo

    Arquitecturas e componentes de Sistemas Integrados de Produção (SIP).
    Planeamento e controlo de Produção em SIP. Requisitos técnicos e organizacionais para implementação de SIP. Planeamento e implementação de sistemas de SIP. O uso de simulação no design e operação de sistemas de SIP. Metodologia para planeamento e análise de sistemas de informação. Estudo de casos relacionados com a implementação de aplicações informáticas para sistemas de planeamento e controlo da produção. Planeamento de processo (CAPP) Conceitos de planeamento de processo. Representação de conhecimento da lógica de planeamento. Base de dados/base de conhecimento para planeamento de processos. Alguns sistemas de CAPP desenvolvidos. Planeamento de processo para montagem. Aplicações de "machine learning" para sistemas CAPP. Tópicos de investigação de sistemas CAPP. Técnicas de gestão da produção: MRP, MRPII, JIT, KANBAN. Demonstração de sistemas informatizados de gestão e monitorização da produção. Os sistemas MES (Manufacturing Execution Systems) e SCADA (Supervisor Control and Data Acquisition).


    CONTROLO DIGITAL
    Prof. Doutor Rui Gabriel Araújo de Azevedo Silva
    Controlo Digital: Definição do problema e motivação. Fundamentos de controlo digital. Representação discreta de sistemas contínuos por técnicas de aproximação. Implementação digital de um controlador PID. Controlo por dinâmica não-linear: Teoria qualitativa de sistemas dinâmicos. Teoria da bifurcação. Geração e controlo por computador do comportamento temporal de artefactos. Estabilidade numérica. Exemplo de estudo: controlo por computador da navegação de uma cadeira de rodas. Lógica Fuzzy: O que é a Lógica fuzzy; Conceitos básicos e terminologia; Sistemas de inferência Fuzzy; Tipos de controladores; Exemplos de aplicação. Algoritmos genéticos para controlo: Conceitos e definições. O ciclo dos GA. Vantagens e desvantagens. Uma linguagem de alto nível para implementação dos GAs (GA toolbox). Sintonização de Controladores Fuzzy usando Algoritmos genéticos e Redes Neuronais. Exemplos de aplicação.

    INTERFACES E AQUISIÇÃO DE DADOS
    Prof. Doutor José Manuel dos Santos Cruz
    Estudo de sensores suas características e interfaces para grandezas comuns. Sensores digitais e analógicos, tácteis e sem contacto. Sensores inteligentes e fusão sensorial. Detectores industriais suas características, interfaces e aplicações. Estudo de actuadores suas características, interfaces e aplicações. Actuadores para automação. Actuadores pneumáticos, eléctricos e hidráulicos. Interface de actuadores eléctricos, pneumáticos e hidráulicos e sensores de velocidade, posição, deformação e temperatura.
    Técnicas de controlo digital de aquisição, conversão e comunicação de dados. Input/output, interrupts e handshaking. Interface de sensores com microcomputadores e PLCs. Apresentação e discussão crítica de casos resolvidos de especificação, desenvolvimento e construção de sistemas de controlo digital, comunicação e aquisição de dados, relevantes aos sistemas de fabricação e montagem por computador.

    METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
    Prof. Doutora Maria Elizabeth Faria Real Oliveira
    Investigação: algumas observações. O método cientifico e modos de investigação. As ferramentas do investigador. Aplicações. Análise e relato. Seminários sobre métodos de pesquisa; redacção e estruturação de relatórios; comunicação de resultados.

    PROJECTO I
    Prof. Doutor Rui Gabriel Araújo de Azevedo Silva
    Trabalhos práticos na área de especialização orientados pelos responsáveis dos módulos com acompanhamento laboratorial.

    SIMULAÇÃO E MODELAÇÃO DE SISTEMAS
    Prof. Doutor Vitor Emanuel De Matos Loureiro Da Silva Pereira
    Modelação e Bond–Graphs; Identificação; Generalidades; Mínimos Quadrados; Variáveis instrumentais; Máxima Verosimilhança; Subspace Identification; Integração Numérica de Equações Diferenciais; Modelação de sistemas físicos; Modelação 3D; Simulação em tempo real; Visualização de resultados; Simulação Visual; Realidade Virtual; Interacção. Sistemas, modelos e simulação. Simulação de acontecimentos discretos. Simulação Visual Interactiva. Sistemas flexíveis de produção (FMS). Armazéns automáticos. Noções básicas de estatística em simulação. Introdução à teoria das filas de espera. Software, Linguagens e modelos de simulação. Teste e validação dos modelos de simulação.

    AUTOMAÇÃO E CIM
    Prof. Doutor José Manuel Martins Nobre Chorão
    Processos discretos, processos contínuos e serviços. Automação de processos contínuos. SDCDs-Sistemas digitais de controle distribuído: Arquitetura, hierarquia, redundâncias, IHM-Interface homem máquina, comunicação de dados, Unidades remotas a aplicações. Controladores-"Multi-Loop Control". Microprocessadores: Arquitetura, IHM-Interface homem máquina, CLP-controladores Lógico Programáveis, Redundâncias, Software e Aplicações. Instrumentação inteligente: Conceito, aplicações. Automação na manufatura. CIM "Computer Integrated Manufactoring". Ferramentas da automação na manufatura: CAD-"Computer Aider Design", CAE-"Computer Aider Engineering", "Computer Aider Manufactoring", CAPP-"Computer Aided Process Planning"e Aplicações. Equipamentos de automação da manufatura: Robôs e controlador númerico computadorizado (CNC), aplicações. Células flexíveis de manufatura. Interoperabilidade nos sistemas de automação. Arquitetura MAP- "Manufactoring Automation Protocol", Protocolos de campo. PWA- "Plant Wide Automation": Conceitos, Sistemas de Informação.
    ROBÓTICA INDUSTRIAL
    Prof. Doutor José Alberto Baére Faria Campos Neves
    Conceitos Básicos de Robótica e enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica. Arquitecturas baseadas em Agentes para Robôs. Percepção e interpretação sensorial: Distância, visão e localização. Introdução à Visão por Computador: Imagem Digital, Modelos de Cor, Processamento de Imagem, Análise de Imagem. Controlo de Robôs móveis: Locomoção e Acção. Criação, representação a actualização de Estados do Mundo. Geração Automática de Planos: Análise Meios-Fins, Planeamento Linear, Não-Linear, Hierárquico e Parcialmente Ordenado. Algoritmos de navegação em ambientes conhecidos/Desconhecidos: Diagramas de Voronoi, Algoritmos A* e D*, ecomposição celular. Planeamento e Aprendizagem: Generalização de Planos. Robótica cooperativa: Introdução à cooperação entre robôs para a realização de tarefas em equipa. Simuladores robóticos: Soccerserver 2D e 3D, RoboCup Rescue, Ciber-Rato. Plataformas Robóticas: MindStorms, ERS210A e ERS-7 (AIBOS da Sony): Arquitecturas de Hardware e Software. Programação de robôs utilizando a linguagem RCODE e utilizando o OPEN-R SDK e a linguagem C++.

    REDES E PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO
    Prof. Doutor Vitor Emanuel De Matos Loureiro Da Silva Pereira
    Cablagem: Topologias, meios físicos de transmissão, instalação teste e administração; Gestão de redes: Funções de gestão, SNMP, CMIP, equipamentos de gestão de redes; Segurança: Encriptação, autenticação, firewalls, redes VPNs; Equipamentos: Repetidores, concentradores, pontes, comutadores e encaminhadores. Planeamento, projecto, diagnóstico e teste. Arquitectura de redes: modelo OSI, modelo TCP/IP, arquitecturas proprietárias; Tecnologias de comunicação: Ethernet, token ring, token bus, FDDI, Wireless; Tecnologia ATM: Arquitectura, interfaces, canais virtuais, IP sobre ATM. Processos, redes e standards de comunicação industrial. Recuperação e fiabilidade dos dados perante avarias e perturbações de funcionamento de equipamento de produção.

Outro curso relacionado com automação industrial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |