Curso de Jornalismo e Gestão de Meios Digitais

Solicite informação sem compromisso ESJ - Escola de Jornalismo de Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Jornalismo e Gestão de Meios Digitais - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Conteúdo

    1. - Introdução e condições do jornalismo digital
    • A influencia dos media.
    • Evolução da informação e o esquema de comunicação. Novos meios e formatos.
    • A sociedade da informação e as características da internet.
    • Produtores e agregadores de conteúdos, como se democratiza a informação. As pessoas transformam-se em meios.
    • Características de um jornalista digital.
    • Jornalista 2.0.
    • Jornalismo de segmentos.
    • Meios pagos vs. meios gratuitos. Formas de pagamento de conteúdos, varios modelos.
    • Redes sociais: a socialização da informação.
    • Consumo de informação multiplataforma. Necessidade de uniformizar a apresentação de conteúdo.
    • Tipos de conteúdos: vídeo, blogue, fotografía, texto.

    2. - Modelos de negócio dos media. Empreendedorismo e novos agentes
    • Tipos de negócio do jornalismo digital da imprensa online, vídeo e podcasting.
    • Microsegmentação do mercado com ferramentas SAAS.
    • O poder das massas e a capacidade de reação.
    • Integração das redações.
    • Referências internacionais.
    • Como criar um meio online: conceito, estratégia, financiamento, estrutura e desenvolvimento operacional.
    • Funcionamentos verticais e complementares para ampliar as audiências de cada media.

    3. - A gestão jornalística através dos novos meios digitais
    • A redação digital.
    • Criadores, designers digitais e jornalistas.
    • Definição e estrutura dos portais informativos.
    • Redações integradas: papel/internet.
    • Novos paradigmas da comunicação.
    • A gestão da redação na comunicação.
    • Valor e hierarquia das notícias.
    • Credibilidade e comparação da informação na internet.
    • Novos dispositivos para novas formas de trabalhar e de consumir conteúdos.
    • A necessidade de articular a redação com o departamento de tecnologias da informação na gestão dos media. A dependência perante a tecnologia.
    • Criação de blogues e plataformas de vídeo.
    • A elaboração de um blogue.
    • Como criar um meio online através do Wordpress.
    • Caso prático de Wordpress. Comprar um domínio, hosting, estabelecer um organograma. Gestão de widgets e desenvolvimento de conteúdo.
    • Como tornar viral o blogue para se transformar uma referência de conteúdo, estratégias de publicação.
    • Como fazer SEO e gerir a base de dados.
    • Exemplos de meios feitos com o Wordpress.

    4. - Documentação e investigação no jornalismo digital 
    • Spam. A regra das três confirmações.
    • A estrutura da informação.
    • Como obter fontes e como tratá-las. Início das tarefas de documentação e de investigação.
    • Tecnologias e ferramentas para utilizar na investigaçõ. Wikipédia?
    • Como interpretar a comunicação institucional ou comercial e integrá-la com as próprias fontes.
    • Critérios e tomada de decisões. Discriminar a informação inútil ou de pouco interesse para o público.
    • Táticas: semruch, Facebook, Google Trends para perceber tendências, pesquisas, notas de imprensa de organismos oficiais, INE, notícias de outros meios para documentar uma informação.
    • Organização da documentação e da investigação.
    • Escalas e critérios jornalísticos para detetar os pontos-chave.

    5. - Elaboração de conteúdo para meios digitais
    • Como escrever para o mundo online. Como decidir por um artigo, uma foto ou um vídeo?
    • Vencer o efémero e o tempo, a adesão da comunicação social e a empatía com o utilizador. Valorização do tempo.
    • Como atuam os motores de pesquisa com o tempo de permanência na página e o conteúdo de alta qualidade.
    • Novo jornalismo: formas de escrita e especialização. O perigo da endogamia. Criatividade digital.
    • Escrever de forma audiovisual e com imagens. A tirania das páginas já visitadas.
    • Comunicar com o leitor digital. Construir com dois tipos de leitura, a rápida e a reflexiva.
    • Otimização de conteúdos para os motores de pesquisa.
    • Jornalismo de dados vs. jornalismo analítico.
    • Redesenhar a informação em função do canal.
    • Infografia multimédia.

    6. - Jornalismo de dados
    • Gestão das bases de dados e jornalismo de dados.
    • Nova tipología jornalística. Enriquecer os dados para atrair os utilizadores.
    • A impaciência dos leitores e a leitura em diagonal.
    • Pílulas informativas para evitar a fuga do leitor.
    • Jornalismo do imediato. Utilização das keywords para mostrar os factos da atualidade.
    • Evitar ser agência de informação e ser conciso nos conteúdos produzidos. A atenção tem os seus limites.
    • Técnicas infográficas e de vídeo.

    7. - Televisão online e Podcasting
    • O novo consumo da informação. O ouvinte e o espectador decidem o que ver e como partilhar.
    • Ecossistema e novos players. A queda do sistema tradicional. A multiplicação de criadores de conteúdo visual. Através do vídeo e do som, os meios cativam as audiências. Youtubers.
    • Tecnologia e ferramentas que se aplicam na televisão e na rádio online.
    • Estratégias para retransmitir conteúdos, hierarquização e tempos.
    • Técnicas de comunicação específicas para os novos formatos e canais.
    • Criadores de programas e de sons.
    • Como produzir um podcast ou criar um canal do Youtube/Vimeo para gerar comunidade e audiência. Ferramentas gratuitas e pagas. Estratégias de captação de audiências.
    • Rádio online. Produção de conteúdos intemporais para ouvir em direto ou através de podcasting.
    • Conversão de plataformas. Rádio visual, retransmissão em direto de emissões de rádio.
    • Fórmulas de financiamento, publicidade de branded content e posicionamento de produto nos programas a emitir.

    8. - SEO (Search Engine Optimization) e Analytics aplicados ao jornalismo digital
    • O que é o Search Engine Optimization? Análise dos principais motores de pesquisa.
    • O departamento de SEO. Dimensão. Conhecimento de técnicas de relacionamento.
    • O SEO aplicado ao jornalismo. Tags. Adaptação da escrita. Técnicas para que te encontrem mais facilmente.
    • Utilização de keywords e valor dos cliques nos websites.
    • O poder do text linking.
    • Como conhecer o nosso público, saber como chegaram até nós, quanto tempo permanecem no website, qual o percurso que seguiram no website e o que mais lhes interessa.
    • Ferramentas: Omniture e Google Analytics.
    • Funcionamento do Comscore. Medição das audiências.
    • Entender as informações do tráfego diário. Recorrência de leitores, dispositivos, etc.
    • Principais métricas a ter em conta. Como elaborar um relatório e saber interpretá-lo para tomar decisões.
    • Casos práticos. Utilização do Analytics.

    9. - Redes sociais- A principal janela do jornalismo digital
    • As redes sociais. Muito mais do que a figura do Community Manager.
    • Como dimensionar um departamento de media social?
    • Que tipo de canais há que abrir para comunicar com as audiências? Perfil da empresa ou perfil pessoal em representação da empresa?
    • Segmentar os conteúdos e a redação das publicações para cada público
    • Estratégias de Social Media. Quando, o quê e como publicar conteúdos em função das interações e dos momentos de contacto. Como segmentar o público?
    • Perfil geral da organização e perfis de cada um dos jornalistas.
    • Perfis profissionais para manter a coerência.
    • Atrair fãs e enriquecê-los. Convertê-los em evangelizadores.
    • Modelos de publicação e recursos disponíveis. Técnicas como Canvas, Facebook Video, Periscope e Instagram. Modelos no Twitter.
    • Gestão de comentários e feedback.
    • Como resolver crises nas redes sociais.
    • Métricas para elaborar uma estratégia correta. Ferramentas disponíveis (I Love ROI, Pirendo, etc).
    • Nem tudo é para partilhar. Confirmar a informação e escolher o momento certo. Manuais de estilo.
    • Como establecer sinergias com outros canais de comunicação.

    10. - Ferramentas de divulgação dos conteúdos digitais
    • Visão geral das ferramentas disponíveis.
    • Segmentação e personalização do conteúdo.
    • Transmissão de dados. Apps para partilhar informação e permitir a combinação de aplicações.
    • A influência da tecnología da forma de comunicar.
    • Snapchat e Whatsapp. Novos canais de transmissão de conteúdos.
    • Ferramentas de inteligência artificial.
    • A utilização do Big Data para conhecer o leitor e fornecer-lhe informação mais especializada e atrativa.
    • O Buzz, audiências vs. qualidade. O Buzz. Sustentabilidade temporal desses modelos.

    11. - Ambiente mobile e apps 
    • Modelos de negócio mobile.
    • O jornalismo através das aplicações. Competências com os agregadores de notícias.
    • Formatos responsivos, ferramentas de desenho, priorizar módulos e recursos publicados.
    • Modelos de negócio mobile.
    • Web responsive, webapp ou app.
    • Desenho da web responsiva. Estilos CSS
    • Como causar impacto desde o primeiro canal.
    • Adaptar a escrita ao ambiente mobile.
    • Personalização dos conteúdos gerados.
    • Atrair dados.
    • Criação de uma app. Personalização do conteúdo, fórmulas de adaptabilidade da aplicação.
    • Plataformas para o desenvolvimento de app.
    • Posicionamento em stores. O ASO.
    • Estratégias para gerar downloads.
    • Difusão: SMS push, geolocalização.

    12. - Desenho, criação, edição e publicação
    • Introdução ao desenho gráfico.
    • Tipos de desenho de meios. Estruturação da informação.
    • Módulos de produto e módulos de conteúdo, fórmulas de redirecionar para outros conteúdos.
    • Linguagem HTML/CSS/PHP
    • Photoshop.
    • Indesign.
    • Sistemas de publicação de blogues (WordPress, TypePad, Blogger)
    • Projeto/desenho de uma webpage: Hosting, design, publicação
    • Editor NVU.
    • Modelos de revistas/publicações online.
    • Análise de caso.
      Professor: Unica Aguilera, Jose Manuel
      (BitBan Technologies / Director de Diseño y HTML)

    13. - Publicidade digital
    • Formatos publicitários clássicos: banners, preroll, Interstitial, billboard
    • Entender o negócio da publicidade e criação de sinergias com a redação para a criação de produtos que podem gerar publicidade e incrementar as receitas nos meios.
    • Publicidade online. As agências digitais.
    • Tipos de campanhas digitais, opções criativas de interação com o utilizador.
    • Google Adwords, Youtube, SEO, SEM, e-commerce, Content Marketing.
    • Inbound Marketing: o conteúdo como ferramenta de persuasão
    • Profissionalização na produção de conteúdo para a comercialização de produtos.
    • Emailing. O poder da divulgação viral.
    • Marketing offline em articulação com o marketing online.
    • Como planificar uma campanha digital.

    14. - RTB e programação. Usos e necessidades de gerir o BIG DATA
    • Conceito e fundamentos. Os algoritmos que decidem o que o utilizador vê em cada momento.
    • Novas fórmulas publicitárias: branded content, publicidade programática, RTB, publicidade natural.
    • As dinámicas em tempo real.
    • Conceitos técnicos: SSP, DSP, DMP.
    • Os servidores Exchanges.
    • Plataformas que gerem a transmissão de conteúdos e publicidade. Casos da Adform e AdExplora.
    • A importância de conhecer o cliente e a gestão da publicidade e dos conteúdos em função das suas necessidades e perfis.
    • Ferramentas de gestão do Big Data e a sua aplicação prática
    • A comercialização dos leads e a sua utilização para conhecer o cliente e ampliar o consumo de conteúdos e produtos. Criar um maior LTV do leitor.
    • A visão do Big Data aplicada ao negócio dos meios de comunicação online. Conhecimento do cliente. CRM sociais.

    15. - Estratégias de desenvolvimento do negócio digital
    • Ações de marketing. Estratégias e táticas dentro do ecossistema digital.
    • Negócios digitais que produzem audiências. Casos dos meios online.
    • Produção de ingressos alternativos, conceptualizar necessidades e criar marca e imagem com marketing e projetos táticos.
    • Sinergias e joint venture com outras empresas.
    • O modelo de fidelização. Como utilizar o espaço e a sinergia dos conteúdos para obter receitas da venda de productos e serviços.
    • Modelos de ecommerce.
    • Concursos, eventos e atividades especiais.
    • Venda de conteúdos, comercialização para outras plataformas.
    • Recomendadores de conteúdos: outbrain, ligatus e outros modelos.

    16. - Aspetos legais aplicados à comunicação
    • Normas aplicáveis em matéria de comunicação no âmbito estatal.
    • Autoregulação: códigos de conduta, códigos éticos e códigos setoriais.
    • Propriedade intelectual e industrial no jornalismo digital.
    • Direito à honra, intimidade e à própria imagem.
    • Uso de imagens, vídeos ou declarações de outros meios. Bancos de imagens e agências.
    • Responsabilidades legais no jornalismo/comunicação nos meios digitais.

    17. - Identidade e reputação digital
    • Perfis jornalísticos e comunicação digital.
    • O utilizador como principal criador de conteúdo. As empresas utilizam pessoas e não a marca em si mesma.
    • O poder dos blogues e influencers. Qualquer pessoa pode transmitir informação e comunicar.
    • Análise de empresas que têm uma imagem nas redes sociais diferente daquela que têm noutros canais. A utilização dos canais de comunicação e empresas que cuidam da sua imagem de marca e a apresentam corretamente.
    • Como construir uma imagem digital.
    • Deontologia profissional.
    • Uma aproximação à comunicação de crise (ideias básicas sobre o que se pode e não deve fazer).
    • Como resolver crises e como não as resolver. Exemplos de empresas dos media e de produtos.
    • Medição e presença na rede: sistemas de relatório.
    • Monitorização e ferramentas de escuta (diferentes ferramentas que existem atualmente e seus pontos fortes e debilidades).

    18. - Comunicação corporativa em contextos digitais
    • Os gabinetes de imprensa.
    • Como atribuir credibilidade a informações de uma fonte fiável.
    • Departamentos de comunicação governamentais.
    • A nota de imprensa e convocatoria dos meios de comunicação.
    • Fronteiras entre jornalista e gabinete de imprensa.
    • Fórmulas de comunicação. Vídeos, infografias e comunicados.
    • A comunicação social corporativa.
    • Ferramentas da empresa ou gabinete de comunicação.
    • Internet corporativa/blogues/eventos.
    • Bloguers e influencers com reconhecimento social.
    • Exemplos de comunicação. Polícia, Telepizza, Iberdrola.
    • Redes sociais e o papel do Community Manager.

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |