PROGRAMA
MÓDULO 1 - CONCEITOS BÁSICOS• A identidade
• O que é a identidade? A identidade digital?
• Reputação pessoal-profissional
• A reputação e a reputação na rede?
MÓDULO 2 - AGENTES DE IDENTIDADE E REPUTAÇÃO• Reputação por públicos e não por meios
• Diz-me em que rede estás, dir-te-ei quem és
MÓDULO 3 - DETEÇÃO DOS RISCOS DIGITAIS E GESTÃO DA CRISE• Proceso de deteção e avaliação:
• Quando estamos em crise de reputação digital
• Quando apenas é apenas um ponto sem importância
• Estratégia PAS de de gestão de crise digital
• Prevenção
• Aviso
• Socorro
MÓDULO 4 - COMUNICAÇÃO ATIVA VS COMUNICAÇÃO PASSIVA – AMEAÇA POUCO APARENTE• Análise de casos
• Reais
• Domésticos
• Empresariais
• Públicos
MÓDULO 5 - FERRAMENTAS DE DETEÇÃO E ANÁLISE• Ferramentas de monitorização
• Ferramentas de alerta
• Ferramentas de gestão de redes
MÓDULO 6 - TRABALHO FINAL: MANUAL DE AUTO-PROTEÇÃO• Conselhos como seleccionar o nível de invisibilidade e mantê-lo
• Riscos asociados a uma gestão descuidada do material digital
• Do digital para o terreno: manual de autoproteção verificação dos riscos de reputação à crise de segurança específica
• Privacidade e anonimização: como evitar ser identificado na rede (pessoal e da família)
• Uso de email único
• O porta-voz (pseudónimo) / Uso de identidade com nome falso
• Conteúdo colocado na rede (informação pessoal, informação da família)
• Como saber o que existe sobre o perfil pessoal? Pesquisa por keywords e a informação relacionada com o perfil (exercício prático)
• Criação de alertas relativos a publicações
• Verificar as informações veiculadas sobre o perfil pessoa na rede.
• Publicação de informação relacional sobre o perfil pessoal.
• Exercícios de avaliação.