Especialização em Gestão Integral da Água - A Distancia

Solicite informação sem compromisso FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Gestão Integral da Água - Online

  • Objectivos
    Objetivo geral:

    * Desenvolver uma boa capacidade de análise para a resolução de problemas específicos relacionados a gestão da água, após haver analisado diferentes alternativas.

    Objetivos específicos:

    * Adquirir os conhecimentos indispensáveis a todo profissional para o gerenciamento de uma ETE municipal ou industrial.
    * Identificar o grau e o tipo de contaminação de uma água residuária, e avaliar as diferentes alternativas de tratamento visando a obtenção de uma redução nos lançamentos com vistas ao cumprimento da legislação vigente.
    * Familiarizar-se com os valores e parâmetros manejados no tratamento de águas residuárias.
    * Conhecer os princípios do tratamento primário e do tratamento biológico, as possíveis causas de inibição do processo e os sistemas implicados.
    * Sentar as bases para o dimensionamento de uma ETE para o atendimento de uma grande população, ou de um sistema de lagunagem visando o atendimento de uma pequena comunidade.
  • Dirigido a
    O Programa de Gestão Integral da Água foi criado especialmente para satisfazer a dois tipos diferentes de grupos:

    * Pessoas sem uma titulação universitária que, por suas próprias características pessoais ou experiência, podem alcançar uma formação de qualidade neste campo.
    * Titulados superiores que, além da formação de base, desejam uma especialização prática no campo ambiental para que tenham possibilidade de ampliar suas aberturas profissionais.
  • Conteúdo
    Gestão Integral da Água

    Apresentação do Programa

    A água é um bem escasso, imprescindível à vida e à manutenção dos ecossistemas. Todavia, as atividades humanas acabam por alterar suas características, impedindo seu retorno aos leitos naturais dos rios. É por isso que se torna indispensável um tratamento que, na medida do possível, devolva à agua suas características originais. 

    Neste contexto, o programa de Gestão Integral da Água aborda não tão-somente soluções de tratamento de final de linha como a mencionada, como também a utilização racional da água sob dois pontos de vista preventivos: por um lado, a moderação no consumo e, por outro, a redução da poluição. Em ambos os casos, proporciona-se um conjunto de boas práticas e medidas baseadas na reutilização, para diminuir o consumo de água, tanto no âmbito doméstico como no industrial, sempre sob a ótica do desenvolvimento sustentável.

    Saídas Profissionais

    Algumas das saídas profissionais do programa de Gestão Integral da Água são:
    • Ocupação em prefeituras como técnico ou assessor em gestão integral da água.
    • Operário em grandes estações de tratamento municipais.
    • Encarregado de manutenção de pequenas estações de tratamento em diferentes empresas.
    • Elaboração de análises da águas em laboratórios.
    • Docência. 

    Estrutura do Programa
    O programa de Gestão Integral da Água é composto por oito disciplinas, incluindo casos práticos de estudo sobre diferentes modalidades de tratamento de águas residuárias.

    As disciplinas permitem conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão da água e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.

    O objetivo é fazer com que os alunos adquiram uma visão global da gestão da água, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.

    DISCIPLINAS

    • Introdução
    • O ciclo da água
    • Gestão da água
    • Análise e caracterização das águas
    • Instalações e tratamento da água
    • Educação ambiental
    • Legislação
    • Casos práticos sobre depuração de águas

    Material

    Todos os alunos matriculados (modos tradicional ou virtual) recebem o material para a aprendizagem em formato impresso, assim como um nome e uma senha de acesso ao Campus Virtual, sem custo adicional algum. Desse modo, os alunos cujo acompanhamento seja tradicional, embora não possam realizar os exames via Campus Virtual, terão a possibilidade de desfrutar dos fóruns ambientais, acessar documentos de interesse, trabalhos e casos práticos, entrar em contatos com outros estudantes, etc.

    Apresentação da documentação

    O material de estudo é distribuído em 8 disciplinas, sendo apresentado em 5 tomos, segundo uma lógica seqüência de aprendizagem.

    No primeiro tomo, além das disciplinas correspondentes, incluem-se uma introdução ao Campus Virtual e a coleção completa dos exames do Programa (só para aqueles na modalidade acompanhamento tradicional).

    Envio da documentação

    O material do programa de Gestão Integral da Água é remetido periodicamente, de maneira progressiva. Assim, o aluno irá recebendo a documentação atualizada com os últimos eventos surgidos no campo da gestão da água.

    Sistema de Avaliação

    Em cada uma das disciplinas que compõem o programa se é avaliadomediante a realização de um teste, seja por via tradicional, sejaon-line pelo Campus Virtual.

    A nota final do programa de Gestão Integral da Água consistirá na média das diferentes avaliações tipo teste realizadas por disciplina (modos virtual ou tradicional) ou ainda na nota do exame de recuperação correspondente, se for o caso.

    É requisito imprescindível à obtenção do título a aprovação em todas e em cada uma dessas partes por separado.

Outro curso relacionado com gestão da água

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |