Curso Formação Avançada Pós-Universitária em Educação de Adultos - Online

Solicite informação sem compromisso Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso Formação Avançada Pós-Universitária em Educação de Adultos - Online

  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    Entidade Formadora Certificada Pela DGERT

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

    3. OBJETIVOS GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos que possibilite o exercício de funções na área da Formação e Educação de Adultos.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Realizar o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal;

    - Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;

    - Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos, no âmbito da educação de adultos;

    - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Desenvolvimento histórico da educação de adultos (16 horas)

    • Desenvolvimento histórico da formação de adultos
    • Tendências recentes
    • Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos
    • Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos
    • O Caso Português

    Módulo 2: Políticas e práticas da educação de adultos (10 horas)

    • Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos
    • Métodos e Práticas da Educação de Adultos
    • Aprendizagem ao longo da vida
    • Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito

    Módulo 3: Psicologia da educação e teorias da aprendizagem (24 horas)

    • Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
      • A Andragogia
      • A Reflexão Crítica
      • A Aprendizagem Transformativa
      • A Responsabilidade Social
      • Conceitos transversais às propostas educativas para adultos
      • O auto-direcionamento na aprendizagem
      • A aprendizagem experiencial
      • A aprendizagem contextual
    • O formador de pessoas adultas
      • Diferentes significados para diferentes práticas
      • Função (ou funções) do formador
      • Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança
    • Áreas de conhecimento do formador de adultos
      • O conhecimento sobre os princípios da prática
      • O conhecimento do formador
      • O conhecimento dos formandos
      • O conhecimento do conteúdo
      • O conhecimento dos métodos
    • Perspetivas de ensino e desempenho profissional
      • Perspetiva transmissiva
      • Perspetiva de aprendizagem guiada
      • Perspetiva desenvolvimentista
      • Perspetiva nurturing
      • Perspetiva de reforma social
    • Práticas de reflexão em educação e formação de adultos
      • Do conceito às práticas de reflexão
      • Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos
      • O desafio pós-moderno à reflexão
    • O formando adulto
      • Principais características
      • Diferenças entre alunos e formandos

    Módulo 4: Desenvolvimento pessoal e social do jovem adulto e do adulto (30 horas)

    • Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto
      • Características Cognitivas
      • Características de Personalidade
      • Características Experienciais 
    • A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação
      • Estabelecer a Inclusão
      • Desenvolver atitudes
      • Fomentar o significado
      • Promover a competência
    • Os processos de mudança no formando
      • O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido   
      • Implicações nos processos educativos e formativos

    Módulo 5: Metodologia de Educação e Formação de Adultos: Balanço de competências, construção de portefólios e cursos EFA (30 horas)

    • Breve enquadramento – Educação de Adultos
      • Ensino vs Aprendizagem
      • Breve caracterização histórica
    • Metodologias de Intervenção
      • Balanço de Competências
      • Construção de portefólios
    • Cursos EFA
      • Princípios orientadores dos cursos EFA
      • Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA)
      • Etapas possíveis para construção de um PRA

    Módulo 6: Educação de Adultos: Casos práticos (30 horas)

    • Breve enquadramento – Métodos de ensino para públicos adultos
    • A aprendizagem colaborativa
    • O método do debate
    • O método dos estudos de caso
    • A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos
    • Planificação curricular

    Módulo 7: Projeto final (60 horas)

    Elaboração de um projeto tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

    6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Outro curso relacionado com educação para adultos

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |