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Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto

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Comentários sobre Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Entre os objectivos específicos, elegem-se como prioritários os seguintes: • Questionar estereótipos relacionados com os conceitos de “erro” e “correcção”. • Adquirir destreza no uso dos sinais convencionados para a tarefa de revisão de provas. • Utilizar métodos de uniformização/normalização de textos/documentos nos suportes papel e digital. • Desenvolver boas competências de leitura e de interpretação. • O ptimizar métodos de trabalho e aprender a tirar o melhor partido das ferramentas que fixam o cânone linguístico ou que legitimam usos e práticas profissionais. • Aprender a identificar as etapas necessárias ao tratamento de cada texto e actuar em conformidade com elas. • Reconhecer padrões gramaticais, comunicacionais e tipográficos e intervir de acordo com eles. • Gerir as intervenções no texto em consonância com o nível de linguagem de quem o produziu, sem deixar de privilegiar soluções que favoreçam a clareza, a fluidez e o rigor da mensagem. • Adquirir autonomia, sentido de medida e capacidade de adaptação a factores variáveis ou de natureza subjectiva (prazos, critérios editoriais, idiossincrasias e sensibilidades pessoais...)
  • Conteúdo

    Conteúdos Programáticos 
        

    UNIDADES: 

    1. Introdução à Edição (6 horas)
    2. Revisão e Edição de Texto (64 horas)
    3. Conferências (10 horas)

    1. INTRODUÇÃO À EDIÇÃO (6 horas)
    Objectivos:

    Este curto módulo propedêutico apresenta as várias fases da criação de um livro  - desde a concepção dos projectos, passando por todas as fases da produção, até à impressão e às estratégias de comunicação  - , contextualizando a actividade da revisão como parte integrante desse processo.


     2. REVISÃO E EDIÇÃO DE TEXTO (64 horas)

    Objectivos e Metodologia:

    Do ponto de vista pedagógico, aposta-se numa metodologia de matriz tendencialmente oficinal, assente em actividades que reproduzam situações reais de trabalho. Pretende-se confrontar os formandos com as dificuldades com que se depara um profissional no seu dia-a-dia de trabalho, estimulando-os a aperfeiçoarem competências teóricas, práticas e humanas que os tornem aptos a exercer, autonomamente, funções de revisão e/ou da edição de texto. O modus operandi consistirá, assim, em actividades que impliquem a gestão de problemas tipologicamente diversificados e de complexidade crescente.


    Os formandos aprenderão a intervir eficazmente nas várias fases de produção do livro - desde o momento da preparação do original, ao da última revisão de provas ? e terão oportunidade de contactar com situações de natureza muito variada: harmonizações de estilos, regularizações linguísticas de acordo com o português-padrão, aplicações de normas tipográficas, uniformizações de critérios, etc. A formação contempla ainda uma unidade concebida para a revisão em suporte digital, veiculando uma série de procedimentos e de rotinas que não só facilitam a tarefa da revisão, mas também a posterior paginação do texto.


    Entre os objectivos específicos, elegem-se como prioritários os seguintes:

     - Questionar estereótipos relacionados com os conceitos de "erro" e "correcção".

     - Adquirir destreza no uso dos sinais convencionados para a tarefa de revisão de provas.

     - Utilizar métodos de uniformização/normalização de textos/documentos nos suportes papel e digital.

     - Desenvolver boas competências de leitura e de interpretação.

     - Optimizar métodos de trabalho e aprender a tirar o melhor partido das ferramentas que fixam o cânone linguístico ou que legitimam usos e práticas profissionais.

     - Aprender a identificar as etapas necessárias ao tratamento de cada texto e actuar em conformidade com elas.

     - Reconhecer padrões gramaticais, comunicacionais e tipográficos e intervir de acordo com eles.

     - Gerir as intervenções no texto em consonância com o nível de linguagem de quem o produziu, sem deixar de privilegiar soluções que favoreçam a clareza, a fluidez e o rigor da mensagem.

     - Adquirir autonomia, sentido de medida e capacidade de adaptação a factores variáveis ou de natureza subjectiva (prazos, critérios editoriais, idiossincrasias e sensibilidades pessoais...).

    3. CONFERÊNCIAS (10 horas)

    Estas sessões permitirão a todos os alunos um contacto com profissionais experientes, de alguma forma ligados à área editorial: editores, tradutores, revisores.

     

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