Home>Pós-graduação>Humanas>Lisboa - Cidade>Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto

Loading...

Solicite informação sem compromisso
UCP - Universidade Católica Portuguesa

Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de UCP - Universidade Católica Portuguesa, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
Entre os objectivos específicos, elegem-se como prioritários os seguintes: • Questionar estereótipos relacionados com os conceitos de “erro” e “correcção”. • Adquirir destreza no uso dos sinais convencionados para a tarefa de revisão de provas. • Utilizar métodos de uniformização/normalização de textos/documentos nos suportes papel e digital. • Desenvolver boas competências de leitura e de interpretação. • O ptimizar métodos de trabalho e aprender a tirar o melhor partido das ferramentas que fixam o cânone linguístico ou que legitimam usos e práticas profissionais. • Aprender a identificar as etapas necessárias ao tratamento de cada texto e actuar em conformidade com elas. • Reconhecer padrões gramaticais, comunicacionais e tipográficos e intervir de acordo com eles. • Gerir as intervenções no texto em consonância com o nível de linguagem de quem o produziu, sem deixar de privilegiar soluções que favoreçam a clareza, a fluidez e o rigor da mensagem. • Adquirir autonomia, sentido de medida e capacidade de adaptação a factores variáveis ou de natureza subjectiva (prazos, critérios editoriais, idiossincrasias e sensibilidades pessoais...)
Conteúdo:

Conteúdos Programáticos 
    

UNIDADES: 

1. Introdução à Edição (6 horas)
2. Revisão e Edição de Texto (64 horas)
3. Conferências (10 horas)

1. INTRODUÇÃO À EDIÇÃO (6 horas)
Objectivos:

Este curto módulo propedêutico apresenta as várias fases da criação de um livro  - desde a concepção dos projectos, passando por todas as fases da produção, até à impressão e às estratégias de comunicação  - , contextualizando a actividade da revisão como parte integrante desse processo.


 2. REVISÃO E EDIÇÃO DE TEXTO (64 horas)

Objectivos e Metodologia:

Do ponto de vista pedagógico, aposta-se numa metodologia de matriz tendencialmente oficinal, assente em actividades que reproduzam situações reais de trabalho. Pretende-se confrontar os formandos com as dificuldades com que se depara um profissional no seu dia-a-dia de trabalho, estimulando-os a aperfeiçoarem competências teóricas, práticas e humanas que os tornem aptos a exercer, autonomamente, funções de revisão e/ou da edição de texto. O modus operandi consistirá, assim, em actividades que impliquem a gestão de problemas tipologicamente diversificados e de complexidade crescente.


Os formandos aprenderão a intervir eficazmente nas várias fases de produção do livro - desde o momento da preparação do original, ao da última revisão de provas ? e terão oportunidade de contactar com situações de natureza muito variada: harmonizações de estilos, regularizações linguísticas de acordo com o português-padrão, aplicações de normas tipográficas, uniformizações de critérios, etc. A formação contempla ainda uma unidade concebida para a revisão em suporte digital, veiculando uma série de procedimentos e de rotinas que não só facilitam a tarefa da revisão, mas também a posterior paginação do texto.


Entre os objectivos específicos, elegem-se como prioritários os seguintes:

 - Questionar estereótipos relacionados com os conceitos de "erro" e "correcção".

 - Adquirir destreza no uso dos sinais convencionados para a tarefa de revisão de provas.

 - Utilizar métodos de uniformização/normalização de textos/documentos nos suportes papel e digital.

 - Desenvolver boas competências de leitura e de interpretação.

 - Optimizar métodos de trabalho e aprender a tirar o melhor partido das ferramentas que fixam o cânone linguístico ou que legitimam usos e práticas profissionais.

 - Aprender a identificar as etapas necessárias ao tratamento de cada texto e actuar em conformidade com elas.

 - Reconhecer padrões gramaticais, comunicacionais e tipográficos e intervir de acordo com eles.

 - Gerir as intervenções no texto em consonância com o nível de linguagem de quem o produziu, sem deixar de privilegiar soluções que favoreçam a clareza, a fluidez e o rigor da mensagem.

 - Adquirir autonomia, sentido de medida e capacidade de adaptação a factores variáveis ou de natureza subjectiva (prazos, critérios editoriais, idiossincrasias e sensibilidades pessoais...).

3. CONFERÊNCIAS (10 horas)

Estas sessões permitirão a todos os alunos um contacto com profissionais experientes, de alguma forma ligados à área editorial: editores, tradutores, revisores.

 

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Humanas: