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Licenciatura em Administração Pública

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Licenciatura em Administração Pública - Braga-Braga - Braga

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Objectivos:
A Licenciatura em Administração Pública desenvolve conhecimentos, competências e capacidades necessárias para enfrentar os desafios da gestão pública moderna, pretendendo responder às necessidades de formação de técnicos de nível superior e intermédio especializados nos domínios da Gestão Pública e das Políticas Públicas. Na Administração Pública, a carreira Técnica Superior é aquela para a qual os licenciados estão particularmente vocacionados, encontrando-se habilitados a exercer funções na área administrativa, na gestão de recursos humanos, no planeamento, finanças e orçamento, e auditoria. A título de exemplo salienta-se o exercício de funções nas direcções gerais e regionais, nos serviços desconcentrados dos vários ministérios, nos institutos e fundações públicas, nas organizações regionais e locais como as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, as Áreas Metropolitanas, as Comunidades Urbanas e as Associações de Municípios. Também as empresas públicas, municipais e intermunicipais são um mercado de trabalho em crescimento, pois a formação nas áreas da Gestão Pública interligam conhecimentos que são fundamentais para o exercício de cargos de gestão num contexto em que o interesse público orienta estas organizações. As organizações privadas sem fins lucrativos, as associações de interesse público e as empresas privadas fazem igualmente parte do leque de saídas profissionais dos licenciados em Administração Pública. O facto da licenciatura estar reconhecida pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, permite aos licenciados a inscrição como Técnicos Oficiais de Contas, mais valia que reforça o êxito das saídas profissionais do curso.
Dirigido a:
Requisitos do programa de estudos - A Licenciatura em Administração Pública foi concebida para o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades necessárias para os desafios da gestão pública moderna. Ela prepara quadros superiores com elevados conhecimentos de gestão pública e das políticas públicas, permitindo a sua estrutura flexível que, nos dois últimos anos, os alunos possam direccionar o desenvolvimento de competências escolhendo um vasto leque de disciplinas de opção.
Conteúdo:

 Ano
1 Introdução à Administração Pública I 
1 Teoria Administrativa e Organizacional 
1 Princípios de Microeconomia 
1 Introdução à Ciência Política 
1 Teoria do Processo Político 
1 Técnicas de Apoio à Administração Pública 
1 Introdução à Administração Pública II 
1 Contabilidade Geral I 
1 Princípios de Macroeconomia 
1 Direito Administrativo I 

2º Ano
2 Finanças Públicas 
2 Direito Administrativo II 
2 Métodos Quantitativos na Administração Pública 
2 Contabilidade Analítica 
2 Economia Pública 
2 Contabilidade Pública 
2 Teorias e Modelos de Gestão Pública 
2 Políticas Sociais 
2 Administração e Políticas da União Europeia 
2 Gestão Financeira 

3º Ano
3 Avaliação de Políticas e Programas Públicos 
3 Administração de Recursos Humanos 
3 Gestão da Qualidade nos Serviços Públicos 
3 Governo Local e Administração Autárquica 
3 Deontologia na Administração Pública 
3 Projecto em Administração Pública 
3 Opção I O 
3 Opção II 
3 Opção III 
3 Opção IV

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