Home>Licenciatura>Química>Lisboa - Cidade>Licenciatura em Ciências Naturais - Química - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Licenciatura em Ciências Naturais - Química

Método: Presencial
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Universidade Lusófona

Licenciatura em Ciências Naturais - Química - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
Concelho
País
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Universidade Lusófona, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - Universidade Lusófona:
Foto Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade
Foto Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade Foto
Foto Centro Universidade Lusófona Lisboa - Cidade
Universidade Lusófona Lisboa Foto
Licenciatura em Ciências Naturais - Química - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Licenciatura em Ciências Naturais - Química - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
Objectivos Genéricos * Formação geral nas áreas científicas de Química, Matemática, Física e Computação, que permita a actualização dos conhecimentos e a continuação da aprendizagem nas várias áreas das Engenharias e das Ciências Naturais. * Transmissão de conhecimentos e desenvolvimento da capacidade de compreensão do aluno a um nível que: o Sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde; o Corresponda e se apoie em livros de texto avançados; o Em alguns domínios do Major, se situe a nível de conhecimento de ponta na respectiva área científica. * Formação das capacidades de aplicação de conhecimentos e de compreensão que suportem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área vocacional do aluno. * Desenvolvimento da capacidade de avaliação de situações e de decisão por parte do aluno, por forma a fornecer: o capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de Major, construindo e fundamentando argumentação própria; o capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, particularmente na respectiva área de estudo, que habilitem a fundamentação das soluções preconizadas e dos juízos emitidos, incluindo na análise os aspectos científicos, sociais e éticos relevantes. * Desenvolvimento das capacidades de comunicação, as quais permitam transmitir informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas, como por não-especialistas. * Desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, as quais permitam a aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Diploma:
Licenciatura em Ciências Naturais - Química
Conteúdo:
Apresentação do Curso

A importância da Química, no quotidiano das Sociedades e dos Indivíduos, é indiscutível.

O grande desenvolvimento dos equipamentos de análise e de síntese, dos meios e métodos informáticos e do conhecimento têm promovido a importância acrescida da Química, ramo do saber onde se misturam de forma aprofundada os conceitos teóricos e abstractos e a experimentação.

O conjunto das áreas de actividade que recorrem à Química como suporte é cada vez mais alargado. À actividade laboratorial de apoio ao processo industrial junta-se hoje, com importância crescente, um conjunto de actividades no âmbito da preservação do ambiente e da qualidade de vida.

O tratamento dos resíduos industriais - sólidos, líquidos e gasosos, recorre, na generalidade, a processos químicos; o controlo e limitação dos danos causados pela poluição recorre, amiúde, aos processos químicos; o controlo de qualidade dos produtos naturais e manufacturados recorre a processos, fundamentalmente, químicos; a promoção do progresso e a salvaguarda da vida humana recorre a processos químicos.

Estudos Futuros 
A Licenciatura em Ciências Naturais – Química habilita à frequência de um Mestrado (Diploma de 2º Ciclo) na área das Engenharias e Ciências Naturais, que não necessariamente na área principal de formação da Licenciatura.

Docentes
O corpo docente da Licenciatura é constituído na sua larga maioria por Doutores e Mestres, os quais estão também envolvidos em projectos de Investigação e Desenvolvimento nas várias áreas científicas envolvidas, assegurando assim a qualidade e coerência científica de um curso motivante, academicamente exigente, e profissionalmente compensador.

Objectivos Específicos
  • Desenvolvimento da capacidade de análise de situações e de sistemas naturais.
  • Desenvolvimento da capacidade de execução de trabalhos laboratoriais no âmbito da Química, quer no contexto da aplicação de técnicas, quer no âmbito de programas de inovação e desenvolvimento.
  • Desenvolvimento da capacidade de recolha e tratamento de dados e criação de informação.
  • Desenvolvimento da capacidade de realização autónoma de estudos e projectos de investigação e desenvolvimento.
  • Desenvolvimento da capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas.
  • Conhecimento e utilização de linguagens de programação e de ferramentas computacionais na resolução de problemas e no apoio à modelação, simulação e decisão.

Outro curso relacionado com Licenciatura de Química: