Home>Mestrado>Engenharia e Ciências Materiais>Porto - Cidade>Mestrado em Astronomia - Porto - Cidade - Porto
 

Mestrado em Astronomia

Loading...

Solicite informação sem compromisso
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Mestrado em Astronomia - Porto - Cidade - Porto

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Mestrado em Astronomia - Porto - Cidade - Porto Comentários sobre Mestrado em Astronomia - Porto - Cidade - Porto
Objectivos:
O principal objectivo do Mestrado em Astronomia é complementar e aprofundar a formação de estudantes licenciados em Astronomia, Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia, nomeadamente através do ingresso num Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia. A participação de especialistas de renome pertencentes a instituições europeias de investigação em Astronomia, quer na leccionação de tópicos específicos nas unidades curriculares, quer na co-orientação da dissertação em conjunto com docentes e investigadores da Universidade do Porto promove logo numa fase inicial de preparação de futuros investigadores em Astronomia o desenvolvimento do espírito de mobilidade e de colaboração internacional essencial à moderna Astronomia, e que faz parte do espírito do Processo de Bolonha. Um objectivo complementar é o desenvolvimento de competências na resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares que envolvam a análise e processamento de dados. Outros objectivos do Mestrado em Astronomia são desenvolver a capacidade para: integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; aprender ao longo da vida de um modo autónomo.
Dirigido a:
Condições de acesso: Licenciatura por Universidade Portuguesa, ou grau equivalente atribuído por Universidades estrangeiras, em Astronomia ou em outra área do Departamento de Matemática Aplicada; - Licenciatura por Universidade Portuguesa, ou grau equivalente atribuído por Universidades estrangeiras, em outras áreas consideradas adequadas, mediante aprovação da Comissão de Coordenação do Curso de Especialização em Astronomia.
Diploma:
Mestrado em Astronomia
Conteúdo:

Descrição Geral  


2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia  aparece em resultado da implementação do  modelo de Bolonha na FCUP  e na sequência do Mestrado em Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que funcionou entre 2000 e 2006. Este por sua vez surgiu na sequência do Mestrado Interuniversitário em Astronomia, que funcionou entre 1994 e 1999, e envolvia diversas universidades europeias.

Astronomia é a ciência que tem por objecto de estudo tudo aquilo que existe ou tem a sua origem para além da atmosfera da Terra, bem como o Universo como um todo. A Astronomia é habitualmente considerada a mais antiga das ciências. Actualmente, é uma das ciências que mais cresce em termos de artigos científicos publicados, número de investigadores doutorados na área e nível de financiamento. Esta situação muito se deve ao imenso fascínio que a Astronomia exerce sobre o público, que frequentemente acaba por servir de motivação para a escolha pelos mais jovens de percursos de estudo dentro da áreas das ciências naturais e exactas.

A existência de um 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia na  Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  é sustentada pelo facto da  Universidade do Porto  oferecer condições únicas em Portugal para a formação de futuros investigadores em Astronomia, pois dispõe do maior grupo de investigação em Astronomia/Astrofísica no país, com mais de duas dezenas de investigadores doutorados. Estes realizam o seu trabalho de investigação maioritariamente no  Centro de Astrofísica da Universidade do Porto  (CAUP), única unidade de investigação em Astronomia no país que obteve a classificação de Excelente na mais recente avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A Astronomia tem sido considerada uma área de investimento prioritário por sucessivos governos, devido em grande parte à presença de Portugal nas duas grandes instituições europeias que têm como objectivo prioritário o desenvolvimento da Astronomia: o  Observatório Europeu do Sul  (ESO – European Southern Observatory) e a  Agência Espacial Europeia  (ESA – European Space Agency).
[topo]

 
Saídas Profissionais  


O principal objectivo do 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia é complementar e aprofundar a formação de alunos licenciados em  Astronomia (1 o  Ciclo) , Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia após a conclusão do 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia, nomeadamente através do ingresso num  3º Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia

Um objectivo complementar deste é o desenvolvimento de competências na resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares que envolvam a análise e processamento de dados. Tal é consequência do facto do 2º Ciclo de Estudos de Mestrado em Astronomia desenvolver a capacidade para:

  • integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
  • comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • aprender ao longo da vida de um modo autónomo.
Outro curso relacionado com Mestrado de Engenharia e Ciências Materiais: