Home > Pós-graduação > Química / Farmácia > Lisboa - Cidade > Master em Indústria Química (Gestão Técnica de Empresas Químicas) - Lisboa - Cidade - Lisboa

Master em Indústria Química (Gestão Técnica de Empresas Químicas)

Solicite informação sem compromisso CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Master em Indústria Química (Gestão Técnica de Empresas Químicas) - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Master em Indústria Química (Gestão Técnica de Empresas Químicas).

    O grande desenvolvimento do sector dos últimos anos, marcado por um enquadramento competitivo e uma globalização dos mercados, configurou um perfil aos profissionais da Indústria Química caracterizado pela necessidade de conhecimentos que não se circunscrevam aos aspetos técnicos da sua atividade, maioritariamente consequentes dos planos de estudo universitários.

    É necessário contar com técnicos que conheçam, com um certo grau de profundidade os distintos âmbitos da empresa e que tenham uma visão global da mesma, ainda que, reúnam os conhecimentos específicos e práticos sobre determinadas áreas fundamentais para a perfeita integração da empresa em toda a recente regulamentação internacional, e adaptação às últimas tecnologias.

    A crescente pressão para o cumprimento da referida regulamentação e a forte tendência a descentralizar as responsabilidades e as tomadas de decisão dentro da estrutura de organização das empresas, configuram o perfil do novo profissional da Indústria Química: um bom técnico que conte com a formação adequada para atuar como um gestor de atividade.

    Dado que os planos de estudos universitários não completam de forma exaustiva este tipo de instrução, o Master em Indústria Química tem como finalidade a formação de profissionais que una estes conhecimento aos distintos entornos da empresa, e também com conhecimentos específicos e práticos nas áreas anteriormente mencionadas.


    A Quem se Dirige
    :
    Dirigido a licenciados ou mestres em química e engenheiros químicos, assim como a alunos que frequentem o último ano de formação. Poderão também participar outros licenciados ou mestres em áreas relacionadas com o Master. O caráter multidisciplinar do conjunto de alunos que nele participam, atribui ao Master um evidente valor adicional na abordagem dos distintos conteúdos, e pontos de vista inerentes a cada tipo de área. Supõem-se um notável enrequecimento pessoal para os assistentes.
     
    Objetivos e Orientação:
    A Metodologia utilizada durante o curso, sempre orientada a garantir o contacto direto do aluno com os profissionais e as empresas do setor, resulta autêntico fluxo de experiência e conhecimentos práticos de aplicação direta e imediata no desempenho do posto de trabalho, facilitando de forma substâncial a integração do aluno no mercado de trabalho.

    Programa.

    1 - A INDÚSTRIA QUÍMICA E O SEU ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR.
    Este módulo trata de disponibilizar ao aluno o contacto com a realidade da Indústria Química, esclarecer quais os setores que a compõe, a importância relativa de cada um deles assim como as estratégias seguidas em cada caso que permitem desenvolver o seu papel em mercados cada vez mais globalizados.
    • Visão Geral da Indústria Química.
    • A Indústria Química e os seus setores.
    • Legislação Aplicável à Indústria Química.
    • Colégio de Profissionais.
    • Regulamento REACH.
    2 - GESTÃO AMBIENTAL.
    A deterioração do meio ambiente é um dos problemas com que a Indústria Química mais se identifica, apesar dos esforços notais por parte da maio ria das empresas para minimizar os efeitos dos seus resíduos.

    Este módulo contém duas partes bem diferenciadas. Por um lado, aborda
    o problema de contaminação industrial desde o ponto de vista da Administração, fazendo entre outros, uma recolha dos distintos tratados mundiais assinados pelo governo português. Por outro lado, o modo de gerir por parte das empresas, a obrigatoriedade do cumprimento destes tratados, limitado aos seus recursos.
    • Gestão do Meio Ambiente (Foco na Administração).
    • Gestão do Meio Ambiente (Foco Empresarial).
    • Sistemas de Gestão segundo a norma UNE EN ISO 14001 e EMAS.
    3 - GESTÃO DE SEGURANÇA.
    O trabalhador da Indústria Química está exposto a riscos específicos inerentes à sua actividade, alguns de carácter geral, comuns a outras indústrias. De um lado, os representantes da Administração expõem com detalhe a legislação aplicável (Lei de Prevenção de Riscos Laborais). Por outro lado, os
    responsáveis de prevenção das empresas químicas transmitem aos alunos a
    experiência prática e a sua implementação no dia a dia da sua actividade.
    • Prevenção de Riscos Laborais (Foco na Administração).
    • Prevenção de Riscos Laborais (Foco Empresarial).
    • Segurança Indústrial.
    4 - GESTÃO DA QUALIDADE.
    Este módulo estrutura-se em três partes, cada uma delas com uma orientação
    concreta, que trata de cobrir as distintas facetas do conceito de qualidade dentro da Indústria Química.
    • Sistemas de Qualidade baseados na ISO 9000.
    • Sistemas de Qualidade em Laboratório (G.L.P. / ISO 17025).
    • Normas de Boas práticas de Fabrico na Indústria Química (G.M.P.).
    5 - GESTÃO DE OPERAÇÕES.
    O objectivo desde módulo é o de dotar ao aluno dos conhecimentos práticos
    necessários para gerir qualquer processo ao longo da sua metodologia.
    Compreende distintos módulos, desde as técnicas que permitem uma correta planificação da produção, até aos conceitos mais avançados relacionados com a logística de distribuição do produto final, passando por todos os aspectos de correta gestão do processo.
    • Planificação da Produção.
    • Gestão de Processo Indústriais.
    • Logística de Distribuição.
    • Metodologia Lean.
    • Sistemas de Informação.
    6 - MANAGEMENT E GESTÃO EMPRESARIAL.
    O aluno aprenderá a linguagem utilizada pelos profissionais de outras áreas da empresa, capacitan do à ocupação de posições de maior importância de gestão.
    • Empresa e Análise Estratégica.
    • Conceitos Financeiros.
    • Controlo de Gestão.
    • Marketing da Indústria Química.

    7 - DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E NEGÓCIO.

    O desenvolvimento deste módulo proporciona ao aluno capacidades específicas de dirigir pessoas através de técnicas inerentes à Gestão de Recursos Humanos. Por outro lado, o programa completa-se com uma série de módulos que o ajudarão no processo de procura e promoção de emprego e na melhoria do seu perfil pessoal e profissional.

    Metodologia.

    Duração:
    O mestrado em Indústria Química, terá duração de novembro de 2017 a setembro de 2018.

    As aulas decorrerão de segunda a sexta das 18h30 às 21h30. As tutorias para o seguimento dos trabalhos realizam-se nos dias que previamente se designem (sempre dentro do horário indicado).

    Todas lecionadas em português.

    Trabalhos práticos:
    Cada aluno realizará -em equipa e com o acompanhamento de um tutor-destintos trabalhos práticos sobre as áreas de: Gestão do Meio Ambiente,  Gestão de Qualidade, Prevenção de Riscos Laborais. Gestão de Processos, GMP e Management.

    Visitas a Empresas
    :
    Os alunos do Master em Indústria Química realizarão em datas agendadas no calendário académico, visitas de estudo a empresas do setor Químico. Estas visitas de estudo poderão obrigar em alguns casos a deslocações maiores, que serão efectuadas pelos meios que o CESIF proporcionar. Os custos de deslocação e alimentação que surjam com estas visitas, estão incluidos no valor da matrícula.

    Desenvolvimento Pessoal: Perfil 3.0.
    A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno no que diz respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.

    Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.

    Grau Acadêmico:
    Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das sessões) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos, realização da tese de mestrado e atitude positiva em sala de aula) receberão o correspondente diploma do Master em Indústria Química.

Outro curso relacionado com Química / Farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |