Mestrado em Análises Laboratoriais

Solicite informação sem compromisso UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Análises Laboratoriais - Presencial - Vila Real - Vila Real - Vila Real

  • Objectivos
    Este ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Análises Laboratoriais, com duração de dois anos, equivalendo a um esforço de 120 ECTS, integra: 1) um curso de especialização constituído por um conjunto de unidades curriculares, correspondendo cada uma a um módulo ou Curso Avançado; 2) uma dissertação de natureza científica, especialmente realizada com este propósito, a que correspondem cerca de 48% do total de créditos. Tem como principais objectivos: - Consolidar competências genéricas e específicas que permitam uma aprendizagem ao longo da vida e o acesso a um terceiro ciclo de estudos, de uma forma auto-orientada e com um grau suficiente de autonomia. - Aprofundar competências adquiridas ao nível do 1º ciclo, que constituam a base de metodologias e aplicações inovadoras em contexto laboratorial. - Consolidar a ligação ao método científico e sua efectiva aplicação, promovendo a capacidade de avaliação, de análise e resolução de questões ou problemas, de organização e tratamento dos dados experimentais e de elaboração e apresentação de conclusões. - Adquirir competências para a utilização de equipamentos e técnicas avançadas de laboratório, tanto no plano individual como integrando equipas multidisciplinares. - Implementar as competências de consulta autónoma de informação, nos domínios relacionados com os conteúdos e as práticas laboratoriais. - Consolidar e reforçar os conhecimentos fundamentais e mais avançados, em termos de metodologias e técnicas laboratoriais, nos domínios considerados chave, designadamente no campo da Biologia Celular, da Biologia Molecular, das Ciências Químicas, da Bioquímica, das Tecnologias Ambientais e da Toxicologia. - Aumentar a capacidade de aprendizagem e integração de novos assuntos, em particular nas áreas emergentes do domínio das Ciências Biológicas e da Bioquímica. - Interligar as competências nos domínios referidos, de uma forma sustentada e articulada, com outras áreas do saber no campo das Ciências Humanas e Sociais, privilegiando o desenvolvimento e a aplicação de novas estratégias de “Comunicar Ciência”.
  • Titulação
    Mestre em Análises Laboratoriais
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais:  
    Os Mestres em Analises Laboratoriais destinam-se a integrar os quadros de empresas ou organizações que desenvolvem a sua actividade em diferentes áreas, designadamente: indústria veterinária; hospitais e clínicas humanas e veterinárias; instituições públicas e empresas privadas nos sectores da qualidade alimentar, das análises clínicas e do controlo e monitorização ambiental; laboratórios públicos e privados; diversas unidades que se dedicam à investigação científica e à transferência de tecnologia. 

    Por outro lado, o perfil multidisciplinar dos Mestres em Analises Laboratoriais confere-lhes competências para desenvolverem actividade nas áreas relacionadas com o controlo da qualidade, a gestão e tratamento dos resíduos perigosos, a avaliação de risco ambiental e a saúde pública. Outro dos aspectos centrais desta oferta educativa assenta na formação em aspectos técnicos e científicos, que permite aos futuros profissionais consolidar os seus conhecimentos em novas áreas do mercado de emprego que têm assumido um incremento significativo, tanto a nível nacional como europeu, bem como integrar equipas de investigação multidisciplinares.

    1º Ano – 1º semestre
    ECTS
    Complementos de Bioquímica
    5.0
    Técnicas de Análise Avançadas I
    5.0
    Dinâmica Celular
    5.0
    Genética Molecular
    5.0
    Técnicas de Análise Aplicada
    5.0
    Controlo de Qualidade
    5.0
      

    1º Ano – 2º semestre
    ECTS
    Metodologias Moleculares
    5.0
    Análise Alimentar
    5.0
    Bioquímica Clínica
    5.0
    Análises Ambientais
    5.0
    Técnicas de Análise Avançadas II
    5.0
    Análises Toxicológicas
    5.0
     
    2 º Ano – 3º semestre
    ECTS
    Ciência e Sociedade
    3.0
    Dissertação
    27.0
     
    2 º Ano – 4º semestre
    ECTS
    Dissertação
    30.0

Outro curso relacionado com ciências do laboratório clínico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |