Home>Mestrado>Ciências do Laboratório Clínico>Vila Real - Vila Real>Mestrado em Análises Laboratoriais - Vila Real - Vila Real - Vila Real
 

Mestrado em Análises Laboratoriais

Loading...

Solicite informação sem compromisso
UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestrado em Análises Laboratoriais - Vila Real - Vila Real - Vila Real

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
Concelho
País
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Mestrado em Análises Laboratoriais - Vila Real - Vila Real - Vila Real Comentários sobre Mestrado em Análises Laboratoriais - Vila Real - Vila Real - Vila Real
Objectivos:
Este ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Análises Laboratoriais, com duração de dois anos, equivalendo a um esforço de 120 ECTS, integra: 1) um curso de especialização constituído por um conjunto de unidades curriculares, correspondendo cada uma a um módulo ou Curso Avançado; 2) uma dissertação de natureza científica, especialmente realizada com este propósito, a que correspondem cerca de 48% do total de créditos. Tem como principais objectivos: - Consolidar competências genéricas e específicas que permitam uma aprendizagem ao longo da vida e o acesso a um terceiro ciclo de estudos, de uma forma auto-orientada e com um grau suficiente de autonomia. - Aprofundar competências adquiridas ao nível do 1º ciclo, que constituam a base de metodologias e aplicações inovadoras em contexto laboratorial. - Consolidar a ligação ao método científico e sua efectiva aplicação, promovendo a capacidade de avaliação, de análise e resolução de questões ou problemas, de organização e tratamento dos dados experimentais e de elaboração e apresentação de conclusões. - Adquirir competências para a utilização de equipamentos e técnicas avançadas de laboratório, tanto no plano individual como integrando equipas multidisciplinares. - Implementar as competências de consulta autónoma de informação, nos domínios relacionados com os conteúdos e as práticas laboratoriais. - Consolidar e reforçar os conhecimentos fundamentais e mais avançados, em termos de metodologias e técnicas laboratoriais, nos domínios considerados chave, designadamente no campo da Biologia Celular, da Biologia Molecular, das Ciências Químicas, da Bioquímica, das Tecnologias Ambientais e da Toxicologia. - Aumentar a capacidade de aprendizagem e integração de novos assuntos, em particular nas áreas emergentes do domínio das Ciências Biológicas e da Bioquímica. - Interligar as competências nos domínios referidos, de uma forma sustentada e articulada, com outras áreas do saber no campo das Ciências Humanas e Sociais, privilegiando o desenvolvimento e a aplicação de novas estratégias de “Comunicar Ciência”.
Diploma:
Mestre em Análises Laboratoriais
Conteúdo:
Saídas Profissionais:  
Os Mestres em Analises Laboratoriais destinam-se a integrar os quadros de empresas ou organizações que desenvolvem a sua actividade em diferentes áreas, designadamente: indústria veterinária; hospitais e clínicas humanas e veterinárias; instituições públicas e empresas privadas nos sectores da qualidade alimentar, das análises clínicas e do controlo e monitorização ambiental; laboratórios públicos e privados; diversas unidades que se dedicam à investigação científica e à transferência de tecnologia. 

Por outro lado, o perfil multidisciplinar dos Mestres em Analises Laboratoriais confere-lhes competências para desenvolverem actividade nas áreas relacionadas com o controlo da qualidade, a gestão e tratamento dos resíduos perigosos, a avaliação de risco ambiental e a saúde pública. Outro dos aspectos centrais desta oferta educativa assenta na formação em aspectos técnicos e científicos, que permite aos futuros profissionais consolidar os seus conhecimentos em novas áreas do mercado de emprego que têm assumido um incremento significativo, tanto a nível nacional como europeu, bem como integrar equipas de investigação multidisciplinares.

1º Ano – 1º semestre
ECTS
Complementos de Bioquímica
5.0
Técnicas de Análise Avançadas I
5.0
Dinâmica Celular
5.0
Genética Molecular
5.0
Técnicas de Análise Aplicada
5.0
Controlo de Qualidade
5.0
  

1º Ano – 2º semestre
ECTS
Metodologias Moleculares
5.0
Análise Alimentar
5.0
Bioquímica Clínica
5.0
Análises Ambientais
5.0
Técnicas de Análise Avançadas II
5.0
Análises Toxicológicas
5.0
 
2 º Ano – 3º semestre
ECTS
Ciência e Sociedade
3.0
Dissertação
27.0
 
2 º Ano – 4º semestre
ECTS
Dissertação
30.0
Outro curso relacionado com Mestrado de Ciências do Laboratório Clínico: