Mestrado em Animação Digital

Solicite informação sem compromisso ESAG | Escola Superior Artística de Guimarães

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Animação Digital - Presencial - Guimarães - Braga

  • Objectivos
    A Animação, que tem vindo a lutar pelo seu reconhecimento como uma forma de arte possuidora de uma história e uma estética própria, se inicialmente surgiu ligada ao meio cinematográfico do qual é percursora, hoje é também uma disciplina ligada aos novos media de comunicação, dos quais a internet é a última fronteira. É neste contexto do advento tecnológico e da multidisciplinaridade que se define como objectivo central do Mestrado em Animação Digital o domínio por parte dos diplomados das novas tecnologias, associado à elevada capacidade criativa e aos conceitos da animação tradicional. Considera-se que no processo criativo estas novas tecnologias devem ser colocadas no plano tradicional dos materiais, não para os substituir mas para aumentar a sua variedade. São também objectivos deste ciclo de estudos:

    • orientar a produção de animação para os diversos formatos, do cinema e televisão aos novos suportes interactivos;

    • preparar o diplomado para todo o processo da produção audiovisual: a gestão do projecto, as várias fases da produção e a distribuição e difusão no mercado nacional e internacional;

    • consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos em Licenciaturas desta área, no desenvolvimento das técnicas de expressão no meio digital.
  • Conteúdo

    Este ciclo de estudos está organizado em:
    • um curso de mestrado, correspondente a 60 créditos, distribuídos por dois semestres;
    • uma segunda parte, correspondente a 60 créditos, destinada a desenvolver um trabalho de projecto ou um estágio.
    Assumindo a Animação como área de confluência artística, este Mestrado foi estruturado de forma a manter proximidade com as áreas de Desenho, Ilustração e Comunicação. As Áreas Científicas Optativas permitem a complementaridade da formação ou a aquisição de competências específicas de aplicabilidade profissional. A unidade curricular de Modelação 3D precede a de Animação 3D. Esta estrutura permite ao estudante a animação de personagens em ambientes por si criados anteriormente. A unidade curricular de Projecto de Animação tem uma duração anual, dado destinar-se à planificação do trabalho individual do estudante a desenvolver no 2º ano do ciclo de estudos.

    A Estrutura Curricular do Curso foi organizada com o objectivo de permitir ao estudante a aquisição das competências fundamentais para a criação, gestão, e execução de projectos, perspectivando a sua inserção num contexto profissional; os mesmos objectivos presidiram à adopção das metodologias, diferenciadas consoante as características das várias UCs. Assim, a metodologia Teórica (T) é exclusiva nas UCs de Métodos e Práticas da Investigação, Cinema de Animação e Empreendedorismo, dado se pretender a construção de um quadro teórico nos domínios da investigação aplicada, dos princípios da Animação e dos contextos de aplicação empresarial das competências adquiridas; a mesma metodologia T aparece nas UCs de Animação 3D e Modelação 3D, no sentido de esclarecer os princípios de funcionamento e as capacidades operativas do software cujo domínio prático se desenvolverá através da metodologia Prática-Laboratorial (PL); a metodologia Teórico-Prática (TP) é adoptada nas restantes UCs, sendo complementada em Portafólio e, especialmente, em Projecto de Animação pela metodologia de Orientação Tutória (OT), pretendendo-se assim promover a autonomia do estudante e a sua auto-disciplina, qualidades particularmente importantes para a realização do 2º ano do curso.

Outro curso relacionado com animação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |