Mestrado em Ciências da Educação

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  • Dirigido a
    Podem candidatar-se ao curso:



    a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em qualquer área;



    b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;



    c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade de Aveiro; d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Universidade de Aveiro.
  • Conteúdo
    Objectivos

    O Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Aveiro tem como objectivo fundamental preparar educadores, professores, formadores, animadores e outros técnicos especializados capazes de contribuir activamente para a resolução dos diferentes problemas educativos em ambiente escolar e extra-escolar com que se debate a sociedade portuguesa, através do estudo aprofundado reflexivo, da prática da investigação especializada crítica e da inovação educacional permanente. E, tendo em consideração contextos marcados por grande diversidade e complexidade, as áreas de especialização desenvolvem objectivos específicos e competências adequadas a esses contextos.

    A área de especialização de «Formação Pessoal e Social» tem por objectivo específico preparar educadores, professores, formadores, animadores e outros técnicos especializados capazes de contribuir adequadamente para o desenvolvimento pleno e harmonioso dos indivíduos, nomeadamente pelo desenvolvimento da identidade pessoal e social, da educação para a cidadania, educação cívica, educação e valores, ética e deontologia em educação, educação para a democracia, educação multicultural, educação para a saúde, educação ecológica, educação do consumidor, educação familiar, educação sexual, prevenção de acidentes, educação para a participação profissional e voluntária nas instituições, serviços cívicos e outros, educação permanente ao longo da vida, educação de adultos, e de contribuir para o desenvolvimento de um perfil da docência assente em valores, atitudes e princípios deontológicos.

    A área de especialização de «Educação Social e Intervenção Comunitária» tem por objectivo específico preparar educadores, professores, formadores, animadores e outros técnicos especializados capazes de contribuir adequadamente para a identificação, análise e compreensão de fenómenos de exclusão social de crianças e grupos minoritários nos diferentes espaços estruturais da comunidade (doméstico, comunitário, produção - escola/emprego, mercado, Estado e mundo/média) e para a resolução desses problemas no sentido da socialização, participação, interacção e inclusão através da elaboração, implementação e animação de projectos de intervenção comunitária e construção de parcerias, contextos e processos de cooperação a nível local, nacional e internacional.

    A área de especialização de «Educação Especial» tem por objectivo específico preparar educadores, professores, formadores, animadores e outros técnicos especializados capazes de identificar, analisar e compreender casos de Necessidade Educativas Especiais (NEE), formular conceptualmente os problemas, planear e intervir no sentido da prevenção e reeducação em NEE, assegurar a monitorização da eficiência, da eficácia e da interacção com a família e a comunidade.

    A área de especialização de «Administração e Políticas Educativas» tem por objectivo específico preparar educadores, professores, formadores, animadores e outros técnicos especializados capazes de contribuir para a análise dos problemas dos sistemas educativos, a caracterização das políticas e das instituições educativas, seus actores e modos de funcionamento e das várias concepções e metodologias de governação educacional, de avaliação de projectos educacionais e do funcionamento das escolas.
    Na prática, a formação promoverá a transdisciplinaridade dos problemas educativos e a pluridimensionalidade das soluções a encontrar, orientando o percurso formativo em cada uma das áreas de especialização em função do quadro epistemológico e conceptual do universo das ciências da educação.
    saídas profissionais
    Face aos objectivos enunciados para este curso de mestrado (organizado em áreas de especialização), as saídas profissionais só podem ser perspectivadas tendo em conta o público-alvo. Numa primeira fase, este curso destina-se preferencialmente a profissionais docentes e a outros profissionais da área social, detentores de uma habilitação profissional. Neste contexto as saídas profissionais devem ser perspectivadas como um reforço das suas potencialidades no exercício das actividades já desempenhadas, eventualmente em áreas afins ou específicas.

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