Mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais

Solicite informação sem compromisso UM - Universidade do Minho

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais - Presencial - Guimarães - Braga

  • Objectivos
    O Mestrado e o Curso de Especialização em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais (MCGAV) têm por objectivo formar profissionais com sólida formação de base e competências nas áreas em questão, por forma a poderem fazer face às actuais e futuras necessidades, existentes em inúmeros sectores da sociedade, de técnicos capazes de realizar, com conhecimento e qualidade, o desenvolvimento de software aplicacional tendo por base técnicas de Computação Gráfica 3D e de realidade Virtual. Neste sentido, pretende-se que adquiram uma preparação sólida, vocacionada para a inovação mas de grande flexibilidade técnica.



    Os cursos integram aspectos como a evolução histórica das áreas, as tecnologias avançadas de programação, cf. a programação orientada aos objectos e suas adaptações à área da CG, a geometria computacional, as técnicas de visão por computador e simulação, a animação, as técnicas de iluminação e síntese de imagem, a construção de mundos virtuais, as interfaces humano-computador, e de áreas aplicacionais concretas tais como informação geográfica, arqueologia virtual, medicina, jogos, etc.



    O suporte tecnológico do curso é garantido por várias ferramentas de topo tecnológico, em especial Maya®, e por um conjunto de laboratórios dedicados e especificamente equipados em hardware e software para as necessidades das várias disciplinas do curso.



    Pretende-se assim, satisfeitos todos os requisitos anteriormente mencionados relativamente à formação de base dos potenciais candidatos, criar uma formação especializada e de sucesso, dada a actual procura, numa área que, genericamente, exige conhecimentos de Informática mas que se concentra na especialidade designada por Computação Gráfica.



    O curso de Mestrado tem o objectivo adicional de, através dos projectos de dissertação, fomentar e aumentar as actividades de I&D nestas áreas.
  • Dirigido a
    A componente escolar do Mestrado e Curso de Especialização em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais está orientada para candidatos com formação prévia em Informática e/ou Ciências da Computação.



    Também serão considerados candidatos com formação prévia em qualquer Engenharia, em Física ou em Matemática, desde que demonstrem possuir capacidade e experiência em informática, ou seja, demonstrem conhecimentos em linguagens de programação e algoritmos.



    A Computação Gráfica, nas suas mais diversas facetas, envolve a utilização de tecnologias de programação sofisticadas, pelo que conhecimento prévio de linguagens de programação e razoável experiência de programação são factores importantes de aceitação de candidatos não oriundos de licenciaturas em Informática ou Ciências da Computação.



    Ao longo de todo o curso serão utilizadas intensamente linguagens como Java, C++, OpenGL, VRML, bibliotecas de programação diversas e o ambiente Maya. Não sendo um curso orientado para ensino da programação, exigem-se assim bons conhecimentos prévios de programação, dado que o objectivo fundamental do curso é ensinar a Computação Gráfica e os Ambientes Virtuais.
  • Titulação
    A aprovação da parte curricular habilita à concessão de um Diploma de pós-graduação em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais. A conclusão do Mestrado habilita à concessão de um Diploma de Mestre em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais e a um recentemente aprovado pela Comissão Europeia Suplemento de Habilitações, normalizado e válido em toda a CEE.
  • Conteúdo
    Unidade Curricular
    1º Semestre
    Introdução aos Polímeros -funciona em regime intensivo nas primeiras 4 semanas do curso
    Materiais e Ambiente
    Unidade Curricular Integrada I (Aplicações Estruturais de Polímeros)
    Opção I (Resistência de Materiais I ou Design I) *
    2º Semestre
    Unidade Curricular Integrada II (Aplicações Funcionais de Polímeros)
    Unidade Curricular Integrada III (Materiais Compósitos)
    Opção II (Resistência de Materiais II ou Design II) *
    3º Semestre
    Tese
    inicia-se com a definição do problema-alvo e a elaboração da proposta de tese para aprovação pela Direcção do Mestrado. A tese poderá ser desenvolvida em parceria com Centros ou Institutos de Investigação.
    * A opção a seguir depende da formação de base do aluno: as opções de Resistência de Materiais destinam-se a alunos com formação de base em Arte ou Arquitectura; as opções de Design destinam-se a alunos com formação de base em Engenharia ou Ciências.
    Tese
    inicia-se com a definição do problema-alvo e a elaboração da proposta de tese para aprovação pela Direcção do Mestrado. A tese poderá ser desenvolvida em parceria com Centros ou Institutos de Investigação.

Outro curso relacionado com informática

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |