Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas

Solicite informação sem compromisso UE - Universidade de Évora

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas - Presencial - Évora - Évora - Évora

  • Objectivos
    O curso de Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas visa fornecer um complemento de formação científica a licenciados em Línguas e Literaturas, assim como a todos os interessados em Literatura Contemporânea oriundos de outras áreas de estudo. A par de uma vertente epocal, centrada na contemporaneidade, este curso possui uma vertente temática baseada no conceito de "criação", um dos mais transversais a todas as áreas do saber, e gerador de um cruzamento pluridisciplinar que possibilita a confluência de várias linguagens, a fim de desenvolver intersecções, articulações e sínteses globais entre várias disciplinas. Este será o centro aglutinador, que aproximará a literatura de outras artes e até das ciências, fomentando-se uma contaminação mútua que tem impulsionado decisivamente a estética moderna e contemporânea. Tal justifica a preocupação de oferecer um leque significativo de disciplinas optativas de várias áreas disciplinares, que proporcione ao aluno uma estratégia de abordagem atenta à heterogeneidade, interactividade e ao experimentalismo.
  • Dirigido a
    Vide Regulamento dos Cursos de Mestrado da Universidade de Évora
  • Titulação
    Mestre em Criações Literárias Contemporâneas
  • Conteúdo
    Áreas de Especialização

    Literatura Portuguesa Contemporânea
    Literatura Francesa Contemporânea
    Literatura Inglesa Contemporânea
    Literatura Norte-Americana Contemporânea
    Teoria da Criação Literária Contemporânea

    Mestrado Acreditado pela Direcção Geral dos Recursos Humanos da Educação para os grupos 100 (Educação Pré-Escolar), 110 (1º Ciclo do Ensino Básico), 200, 210 e 220 (2º Ciclo do Ensino Básico) e 300, 310, 320, 330, 340 (3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário).

    O curso de Mestrado em Criações Literárias Contemporâneas visa fornecer um complemento de formação científica a licenciados em Línguas e Literaturas, assim como a todos os interessados em Literatura Contemporânea oriundos de outras áreas de estudo. A par de uma vertente epocal, centrada na contemporaneidade, este curso possui uma vertente temática baseada no conceito de “criação”, um dos mais transversais a todas as áreas do saber, e gerador de um cruzamento pluridisciplinar que possibilita a confluência de várias linguagens, a fim de desenvolver intersecções, articulações e sínteses globais entre várias disciplinas. Este será o centro aglutinador, que aproximará a literatura de outras artes e até das ciências, fomentando-se uma contaminação mútua que tem impulsionado decisivamente a estética moderna e contemporânea. Tal justifica a preocupação de oferecer um leque significativo de disciplinas optativas de várias áreas disciplinares, que proporcione ao aluno uma estratégia de abordagem atenta à heterogeneidade, interactividade e ao experimentalismo, que marcam os processos criativos na contemporaneidade.

    Observações:

    Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para efeitos de progressão de carreira docente  no Ensino Básico e Secundário.

    Para efeitos previstos no artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, as disciplinas deste curso relevam para os Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 300, 310, 32'0, 330 e 340.

    Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, as disciplinas do curso relevam para os Grupos: 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330 e 340.    

    Todas as disciplinas poderão ser frequentadas como Acções de Formação. Cada disciplina  Optativa obterá 1 crédito; cada disciplina Obrigatória obterá 2,5 créditos. O total de créditos obtidos no 1º ano da parte escolar do curso será de 13, 5 créditos.   

Outro curso relacionado com literatura

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |