Mestrado em Cuidados Farmacêuticos

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Cuidados Farmacêuticos - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    * Melhorar os cuidados de saúde prestados por farmacêuticos no âmbito dos cuidados primários, hospitalares e continuados. * Desenvolver indicadores de avaliação dos cuidados de saúde prestados pelos farmacêuticos. * Promover a identificação de resultados negativos da medicação. * Promover a integração do farmacêutico em equipas pluridisciplinares de farmacoterapia. * Promover a participação de farmacêuticos em programas de investigação de cuidados de saúde que promovam a melhoria da qualidade de vida dos doentes. * Contribuir para a articulação integrada entre as diversas áreas de prestação de cuidados de saúde. * Promover a elaboração de estudos de custos sobre a terapêutica farmacológica.
  • Dirigido a
    * Licenciados em Ciências Farmacêuticas ou licenciatura universitária equivalente, reconhecida no âmbito da profissão farmacêutica. * Farmacêuticos que desenvolvem a sua actividade profissional em qualquer nível dos Cuidados de Saúde (Cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados).
  • Titulação
    Mestrado em Cuidados Farmacêuticos
  • Conteúdo

    Saídas profissionais

    O Mestrado em Cuidados Farmacêuticos (MCF) destina-se a todos os Farmacêuticos que pretendam melhorar a suas aptidões, habilidades e os conhecimentos na área da farmacoterapia clínica, pressupondo o desenvolvimento de actividade no meio profissional, isto é, a prestação de cuidados farmacêuticos em farmácias comunitárias, em farmácias hospitalares de ambulatório e nos diversos serviços clínicos da farmácia hospitalar e ainda em cuidados de saúde continuados. Está ainda contemplada a formação dos farmacêuticos que pretendam integrar as equipas de saúde associadas às Unidades Familiares de Saúde assim como a integração de farmacêuticos em equipas multidisciplinares que prestam cuidados de saúde no âmbito do Plano Nacional de Cuidados Continuados que se encontra em implementação.

    Dissertação
    O Programa de Mestrado em Cuidados Farmacêuticos é estruturado através de um Curso de Formação Avançada (componente curricular), com a duração mínima de dois semestres, ao qual se segue um período para elaboração de uma dissertação original, depois submetida a discussão e aprovação, nos termos do respectivo Regulamento.

    Estudos Futuros
    Está previsto o desenvolvimento de um Programa de Doutoramento na área de especialização dos Cuidados Farmacêuticos.

    Corpo Docente
    Colaboram no Mestrado em Cuidados Farmacêuticos docentes da Universidade Lusófona e de outras instituições nacionais e internacionais com as quais existem protocolos para o desenvolvimento e ensino da área dos Cuidados farmacêuticos no âmbito do Grupo de Investigação em Cuidados Farmacêuticos da Universidade Lusófona (GICUF-ULHT). Sendo um curso com uma vocação eminente clínica contará com a colaboração de profissionais de saúde capacitados para intervir clinicamente.

    Equipamentos e Instalações
    A Universidade Lusófona dispõe das estruturas adequadas ao desenvolvimento dos estudos, contando com uma a biblioteca especializada cujo horário cobre, integralmente e sem interrupções o horário de funcionamento do curso e acesso a base de dados, nomeadamente na área das ciências farmacêuticas e biomédicas. As actividades de âmbito clínico são desenvolvidas em estabelecimentos de prestação de cuidados de saúde, assumidos como centros de excelência de prática clínica.

Outro curso relacionado com farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |