Home > Mestrado > Engenharia > Almada > Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos) - Almada - Setúbal

Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos)

Solicite informação sem compromisso UNL - Universidade Nova de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos) - Presencial - Almada - Setúbal

  • Objectivos
    O Mestrado em Engenharia Geológica (Georrecursos) tem como objectivos proporcionar competências avançadas e implementar abordagens multidisciplinares que permitam aos futuros mestres a intervenção em áreas como a pesquisa, caracterização, exploração e valorização de recursos naturais (minerais e rochas industriais, rochas ornamentais, a água e recursos energéticos), numa perspectiva sustentável e em ligação com os sistemas ambientais envolventes (contaminação de solos e águas subterrâneas, remediação de locais contaminados, risco geológico e prioritização e selecção de locais). A estrutura curricular do Mestrado abrange campos de actuação e/ou de especialização, que estabelecem ligação não só entre outras especialidades de engenharia (civil, de minas e do ambiente), como entre a engenharia e a geologia. Como segundo ciclo de estudos avançados, desenvolve-se a partir de uma sólida formação de base nas áreas das Geociências e das Ciências da Engenharia, que podem ser adquiridas pela frequência de um primeiro ciclo na mesma área científica (Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e Geologia) ou afim.
  • Dirigido a
    Saídas profissionais Recursos minerais Prospecção de matérias-primas metálicas e não metálicas, de materiais de construção, de rochas ornamentais e agregados; caracterização dos materiais; definição de reservas e condições de exploração; selecção de locais, orientação e acompanhamento da exploração de pedreiras e areeiros; elaboração de planos ambientais de recuperação paisagística. Recursos hídricos Prospecção de águas subterrâneas; ensaios de caudal; caracterização hidroquímica; elaboração de cadernos de encargos para obras de captação e seu acompanhamento; protecção de captações, nascentes, fontes e cursos de água. Geoambiente Participação na elaboração de estudos de impacte ambiental de obras de engenharia, explorações mineiras e de pedreiras; colaboração na elaboração de planos directores municipais; selecção de locais para instalação de infra-estruturas industriais e de deposição de resíduos perigosos e não-perigosos; avaliação da contaminação de terrenos e elaboração de planos de remediação; medidas de defesa do litoral, estudos de estabilidade e definição das áreas de protecção.
  • Conteúdo
    Saídas profissionais
    Recursos minerais
    Prospecção de matérias-primas metálicas e não metálicas, de materiais de construção, de rochas ornamentais e agregados; caracterização dos materiais; definição de reservas e condições de exploração; selecção de locais, orientação e acompanhamento da exploração de pedreiras e areeiros; elaboração de planos ambientais de recuperação paisagística.

    Recursos hídricos
    Prospecção de águas subterrâneas; ensaios de caudal; caracterização hidroquímica; elaboração de cadernos de encargos para obras de captação e seu acompanhamento; protecção de captações, nascentes, fontes e cursos de água.

    Geoambiente
    Participação na elaboração de estudos de impacte ambiental de obras de engenharia, explorações mineiras e de pedreiras; colaboração na elaboração de planos directores municipais; selecção de locais para instalação de infra-estruturas industriais e de deposição de resíduos perigosos e não-perigosos; avaliação da contaminação de terrenos e elaboração de planos de remediação; medidas de defesa do litoral, estudos de estabilidade e definição das áreas de protecção.

Outro curso relacionado com Engenharia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |